Cadastre-se

Miga Proibido

Daniel Calicchio
Updated 11 de Junho de 2013

Informações

Álcool (%)
7.7% ABV
Ativa
Sazonal
Temperatura
Copo ideal
Ontem finalmente brassei minha primeira interpretação da Verboden Vrucht da Hoegaarden !  Já no ano passado quando chegou na minha mão o fermento  original dessa beldade da Hoegaarden, comecei a refletir numa receita inspirada nela,  sem conhecer sua formula original. A partir de algumas degustações montei uma receita a base de pilsen com uma pequena porcentagem de trigo malteado, caramelizado e em flocos, além é claro de alguns maltes especiais em pequenas quantidades.

A idéia era trabalhar em cima do estilo 16E Belgian Specialty Ale (estilo bem polivalente) mas deixá-la também  se enquadrar (não fugir muito) do estilo 18b Belgian Dubbel  sem limitar o volume alcóolico. Minha preocupação focalizou-se na composição dos maltes na busca de um sabor inspirado e não clonado do sabor criado pela Hoegaarden, prestando atenção para que a cor da cerveja também se aproximasse da original.

O resultado do mosto foi bem positivo, foi alcançado 1084 de gravidade original permitida por uma eficiência generosa de 88 %. O mosto resultante  apresentou a cor desejada, um amber escuro translúcido levemente avermelhado !

Avaliações dos usuários

2 avaliações
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
8/10(2)
Aparência
 
3/5(2)
Sabor
 
17/20(2)
Sensação
 
4/5(2)
Conjunto
 
8/10(2)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
8/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Avermelhada, turva. Creme espesso e duradouro, delicado. Frutas vermelhas (ameixa e cereja) e pretas (jabuticaba), tanto no aroma quanto no sabor longo. Final doce e picante, lembrando a madeira de vinho do Porto. Álcool presente, mas equilibrado no conjunto. A Miga mais complexa. Ótima artesanal.

Detalhes

Envasamento
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Avaliação Geral
 
3.9
Aroma
 
8/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Que bela breja, hein Miga? Coloração marrom, turva, com espuma bege, enorme, de média duração e bolhas grandes. Aroma: frutas pretas e vermelhas (ameixa e jabuticaba), doce, malte tostado, complexo. Sabor: segue o aroma, acrescentando-se um interessante salgado e um certo spice. Excelente cerveja: encorpada, potente e equilibrada.

Detalhes

Degustada em
12/Fevereiro/2011
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Cadastre-se