Cervejas Brasil Vilã Stout (Perpétua)
 

Vilã Stout (Perpétua) Vilã Stout (Perpétua)

Vilã Stout (Perpétua)

Informações

Álcool (%)
5% ABV
Ativa:
Temperatura
Copo ideal

Essa Vilã tem o apelido carinhoso de Vilã Perpétua, personagem do romance Tieta do Agreste, de escritor bahiano Jorge Amado, magistralmente interpretada pela atriz mineira Joana Fomm no início dos anos 90. Cerveja de alta fermantacao, com receita tradicionalmente britânica de maltes torrados e sotaque brasileiro por conta do uso de melaço. Compõe a personalidade dessa Vilã de cor negra, o paladar seco de coração amargurado, com toques de chocolate e café.

Galeria de Imagens

Vilã Stout (Perpétua)

Outras cervejas do mesmo estilo

Maestra Ouro Negro
Avaliação do Brejas
 
0.0
Avaliação dos usuários
 
4.2 (1)
Karavelle Stout Barba Negra
Avaliação do Brejas
 
3.4
Avaliação dos usuários
 
3.3 (16)
Lion Stout
Avaliação do Brejas
 
3.9
Avaliação dos usuários
 
4.2 (1)
Orléans Monseigneur d’Esgly (Extra Stout)
Avaliação do Brejas
 
0.0
Avaliação dos usuários
 
3.9 (2)
Valbier Black Ale
Avaliação do Brejas
 
0.0
Avaliação dos usuários
 
3.3 (1)
Mistura Clássica Cheers Black Ale
Avaliação do Brejas
 
3.4 (3)
Avaliação dos usuários
 
3.2 (15)
Guinness Special Export
Avaliação do Brejas
 
3.7 (4)
Avaliação dos usuários
 
4.0 (32)
Coopers Best Extra Stout
Avaliação do Brejas
 
4.0 (2)
Avaliação dos usuários
 
3.6 (75)
Dragon Stout
Avaliação do Brejas
 
2.2 (3)
Avaliação dos usuários
 
2.2 (1)
Ceres Stout
Avaliação do Brejas
 
3.8 (2)
Avaliação dos usuários
 
3.2 (3)

Avaliações dos usuários

Média das avaliações de: 8 usuário(s)

Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou login.
Avaliação Geral 
 
3.9
Aroma 
 
7/10  (8)
Aparência 
 
4/5  (8)
Sabor 
 
16/20  (8)
Sensação 
 
4/5  (8)
Conjunto 
 
8/10  (8)
 
Vilã Stout (Perpétua) 2011-10-18 14:43:09 Henrique Cerqueira Persequini Cunha
Avaliação Geral 
 
2.9
Aroma 
 
7/10
Aparência 
 
3/5
Sabor 
 
10/20
Sensação 
 
3/5
Conjunto 
 
6/10

Cor marrom muito escura, avermelhada contra a luz. Aromas de café, chocolate amargo com um fundo lupulado levemente cítrico. O sabor não me agradou tanto, achei o lúpulo um pouco desequilibrado em relação ao malte e o final foi metálico a prejudicando ainda mais. Breja interessante, de bom corpo, mas esperava muito mais...

Detalhes

Degustada em
08/Outubro/2011
Envasamento
Garrafa
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Mamãe Bebidas
Vilã Stout (Perpétua) 2011-09-25 20:34:54 Renato .
Avaliação Geral 
 
3.7
Aroma 
 
7/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
15/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
7/10
Renato . Analisado por Renato .    25 de Setembro de 2011
Analista Top 10  -   Ver todas as minhas avaliações

Mais umas das que Trouxe de Minas para Campinas. Ótima breja que encarou bem a viagem e não perdeu sua característica. Apresentou uma coloração bem escura preta com bordas avermelhadas, espuma marrom bem formada de media duração. No roma notas de café, chocolate amargo, madeira e torrefação. Na boca ela eh seca e amarga, a torrefação eh no ponto certo e prolongada na gargante pedindo um novo gole. Apresenta um textura cremosa e oleosa, com baixa carbonatação. Excelente representante do estilo. Orgulhosamente nacional

Detalhes

Degustada em
10/Setembro/2011
Envasamento
Garrafa
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Butiquim do Limão - Poços de Caldas-Mg
Vilã Stout (Perpétua) 2011-09-25 02:59:12 alexandre ribeiro da silva
Avaliação Geral 
 
3.9
Aroma 
 
7/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
16/20
Sensação 
 
3/5
Conjunto 
 
9/10
alexandre ribeiro da silva Analisado por alexandre ribeiro da silva    24 de Setembro de 2011
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas avaliações

terceira imperial stout com a qual tive contato, sendo a primeira a excepcional colorado ithaca e a segunda a fortíssima 3 lobos umburana, tenho que dizer que essa vilã tem tudo para competir com a ithaca, que tem lugar garantido no meu coração.

a primeira coisa que notei foi o cheiro da cerveja, acentuado, lembrou um pouco vinho, claro.
assim como a ithaca, o sabor da cerveja "abre" à medida que se vai degustando. um pouco amadeirada, talvez impressão minha, "drinkability" razoável, muito em função dos dez graus de teor alcoolico, mas ainda assim uma cerveja muito equilibrada, pra ser degustada devagar.

Detalhes

Degustada em
23/Setembro/2011
Envasamento
Garrafa
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
rima dos sabores
Preço
19,95
Vilã Stout (Perpétua) 2011-07-12 12:21:53 Pedro Bianchi
Avaliação Geral 
 
3.7
Aroma 
 
7/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
15/20
Sensação 
 
3/5
Conjunto 
 
7/10
Pedro Bianchi Analisado por Pedro Bianchi    12 de Julho de 2011
Analista Top 10  -   Ver todas as minhas avaliações

Stout caseira, lá de Minas Gerais, que traz um perfil invejável de maciez dos maltes e intensidade de notas torradas.
Tem uma coloração negra, com leves nuances avermelhadas e completa falta de translucidez. Possui uma formação abundante de creme, de coloração marrom claro e de vida longa.
O aroma traz potente riqueza dos maltes lembrando principalmente chocolate, com toques de caramelo e café. Ao longo do percurso, fui sentindo um pouco de acetaldeído (maçã verde) dando uma sensação de cerveja "verde". Ainda é possível identificar aromas de cinzas, graças a potente torrefação, fermento de pão, uma breve esterificação que remete a banana e um toque cítrico de limão (?).
Na boca é surpreendentemente adocicada. Eu esperava uma porrada de amargor de tosta, mas há um início adocicado e macio, que remete a xarope e caramelo, preparando para um final, sim, mais amargo de lúpulos herbáceos, e maltes torrados, lembrando chocolate amargo e café. Há uma acidez levemente pronunciada no conjunto. O final traz notas condimentadas que lembram pimenta do reino. Possui um corpo médio e aveludado, com carbonatação também mediana e um amargor bem persistente.
No geral é uma belíssima Stout, com uma escorregada na parte de maturação, na minha opinião, mas que se reergue rapidamente com a riqueza advinda de aromas dos maltes torrados.

Detalhes

Degustada em
03/Julho/2011
Envasamento
Garrafa
Vilã Stout (Perpétua) 2011-07-06 00:02:38 Gil Lebre Abbade Franco
Avaliação Geral 
 
4.2
Aroma 
 
6/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
18/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
8/10
Gil Lebre Abbade Franco Analisado por Gil Lebre Abbade Franco    05 de Julho de 2011
Analista Top 100  -   Ver todas as minhas avaliações

Cor: preta, opaca, oleosa, densa.

Espuma: marrom escuro, cremosa, altíssima formação, alta sustentação.

Aroma: café, torrado, frutado.

Paladar: café, torrado, frutado, chocolate amargo, defumado, ligeiro baunilha e nozes, frutado, alto amargor, corpo médio/alto, robustez, complexidade.

Esta vilã tem uma impecável apresentação. Com simples e criativo design ao cuidado no fornecimento de informações complementares, o rótulo, somado as próprias qualidades da cerveja em si, tornam a degustação mais prazerosa, fazendo desta uma cerveja artesanal especial. Com formação esplendorosa (e exagerada!!!) de espuma, esta é absurdamente cremosa, sendo possível prová-la com colheradas como se fosse um doce de pavê, além da alta sustentação mantendo-a eternamente no copo. Conforme ela vai esquentando certos sabores são mais evidenciados como café, torrado e chocolate amargo, e outros vão se desprendendo, como baunilha, nozes e defumado. Gostosa, sua robustez nos preenche até o último gole. Enfim, uma cerveja para ser tomada também com os olhos!

Detalhes

Degustada em
05/Julho/2011
Envasamento
Garrafa
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Mamãe Bebidas
Preço
10,00
Vilã Stout (Perpétua) 2011-06-28 14:34:01 Jean Chris
Avaliação Geral 
 
4.3
Aroma 
 
6/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
18/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
9/10
Jean Chris Analisado por Jean Chris    28 de Junho de 2011
Analista Top 10  -   Ver todas as minhas avaliações

Adicionei esta cerveja ao ranking há 2 meses e só agora vendo meus arquivos me lembrei dela.

Cerveja negra e opaca com creme bege, curto, duradouro e cremoso.
Aroma de café e tostado com lúpulo cítrico leve, apresenta ainda um amadeirado e defumado.
O sabor é mais intenso que o aroma com tostado, café e amargo, o adocicado e o cítrico são leves.
A sensação tátil é de licorosidade, cremosidade e final amargo duradouro sem aparecer o álcool.
Muito equilibrada, ótima cerveja dentro de um dos estilos que mais aprecio.

Detalhes

Degustada em
27/Abril/2011
Envasamento
Garrafa
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Butiquim do Limão - Poços de Caldas MG
Preço
Cortesia
Vilã Stout (Perpétua) 2011-06-05 22:42:40 Anderson Cesari
Avaliação Geral 
 
4.4
Aroma 
 
8/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
18/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
9/10
Anderson Cesari Analisado por Anderson Cesari    05 de Junho de 2011
Analista Top 50  -   Ver todas as minhas avaliações

A palavra surpresa pode ser empregada facilmente para descrever a sensação que tive ao degustá-la. Trata-se de uma maravilhosa representante brasileira no estilo, faz frente a várias graúdas já consagradas. A cor é preta intensa, o creme marrom se formou facilmente, mostrando uma rara elegância, mantendo um dedo de espessura até o final e sujando totalmente as laterais da taça. O aroma é delicioso, se desprende fácil, trazendo notas de chocolate, café, tostado e alguma fruta ao fundo (me pareceu morango), um dos cheiros mais deliciosos que pude sentir. O sabor acompanha o aroma com perfeição, enchendo a boca e fazendo com que os goles aconteçam um atrás do outro. Na boca, a mistura entre as notas tostadas, café e chocolate são perceptíveis sem muito esforço, e o que é melhor, o equilíbrio entre estes elementos é digno de menção, está tudo minuciosamente inserido, somando no conjunto final. O amargor é soberbo, rigorosamente longo (assim como o final do gole) e instigante. Um daqueles casos em que é preciso rezar para que o líquido não acabe!

Detalhes

Degustada em
02/Junho/2011
Envasamento
Garrafa
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Mamãe Bebidas
Preço
10,70
Vilã Stout (Perpétua) 2011-05-12 22:00:07 fernando pereira frassetto
Avaliação Geral 
 
3.9
Aroma 
 
8/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
15/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
8/10
fernando pereira frassetto Analisado por fernando pereira frassetto    12 de Maio de 2011
Analista Top 50  -   Ver todas as minhas avaliações

Coloração preta, sem nenhum sinal de luz do outro lado do copo. Espuma bege de grande formação, densa, cremosa e persistente. Aroma de malte torrado predominando chocolate, sabor de café e chocolate, presença de algumas partículas de sedimento no paladar. Amargor apresenta-se no final, que é bem seco. Grande cerveja, saborosa e nutritiva, com boa "drinkability".

Detalhes

Degustada em
12/Maio/2011
Envasamento
Garrafa
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Mamãe Bebidas
Preço
10.00
 
 
Outras pessoas interessadas em
Vilã Stout (Perpétua)

Recomende?