Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.1 4
Estados Unidos
Brejas
Brejas
15 de Dezembro de 2012 2689
Avaliação Geral
 
4.1
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
8/10
A Alaskan Smoked Porter é uma cerveja de baixa fermentação do estilo Rauchbier (cerveja de fumaça, defumada) que teria surgido na cidade alemã de Bamberg por volta do século XV. Reza uma lenda que o estilo surgiu quando uma cervejaria pegou fogo e, apesar dos estragos decorrentes de o malte ter sido contaminado pela fumaça, o proprietário vendeu o produto mesmo assim. Trata-se de cervejas de coloração escura em razão do malte utilizado, o qual pode ser secado por processo moderno ou, respeitando-se a tradição, ser secado à base de calor e fumaça decorrente da queima de madeira em forno aberto. Tal processo acaba por "contaminar" o aroma e o sabor na medida em que a fumaça (ar aquecido) passa pelos grãos retirando a umidade e impregnando-os. Para tanto é comum a utilização da dita 'madeira de faia'; 'Faia' é uma espécie de árvore comum na Europa e que pertence à mesma família do carvalho e do castanheiro. Mas madeiras diversas (carvalho, bordo, mesquite, noz-pecã, macieira, cerejeira ou outras arvores frutíferas)conferem aromas e sabores diferenciados ao produto acabado. Quanto ao estilo as representantes apresentam coloração variável, aroma e sabor de perfil maltado com sutis caramelo e chocolate; também há tostado e notas defumadas mais ou menos intensas que lembram madeira, fumaça e/ou bacon; o lúpulo é moderado, assim com o álcool; de final seco apresentam corpo e a carbonatação médios. Modernamente outros sub-estilos podem levar maltes defumados, como no caso da Alaskan Smoked Porter, afastando-se um pouco do clássico de Bamberg (uma Marzen defumada com madeira de Faia).

A Alaskan Smoked Porter é uma edição limitada anual (vintage) e foi lançada nos EUA em 1988, praticamente inaugurando a presença do estilo Rauchbier na terra do Tio Sam. Com gravidade original 1.068 os ingredientes são água, cinco tipos de malte, duas variedades de lúpulo e levedura. Não há adjuntos e nem conservantes e a breja não passa por pasteurização. A defumação dos maltes é feita com madeira de amieiro (árvore encontrada na Europa e em partes América).

É fabricada pela Alaskan Brewing Company, sediada na cidade de Juneau, Alaska/EUA. Foi fundada em dezembro de 1986 por Marcy e Geoff Larson que reinterpretaram antigas receitas produzidas localmente na época da Corrida do Ouro. Com perseverança os proprietários tem presenciado o crescimento do estabelecimento que vem se destacando no mercado americano e já vê seus produtos em lojas na Europa. Do portfólio da cervejaria este é o primeiro rótulo que degusto.

Vintage 2011 – validade: (?). A garrafa é de 651ml, cor marrom, com tampa dourada que contém a figura de uma mamãe urso e de seu filhote. De elegante apresentação o rótulo simula o anoitecer no Alaska, por certo, e traz a figura de três alces em fila; um pouco acima da figura dos bichos se lê ‘Smoked Porter’ e o ano ‘2011’. Completam o rótulo o nome da cervejaria, orientação de armazenagem (local escuro e fresco), menção a um prêmio recebido – Gold Medal Winner (World Beer Cup – 2000, 2007 e 2010) – e os dizeres: - ‘We've applied the Alaskan tradition of alder-smoking to the malts of this rich, intensely flavored porter, a recognized leader among the world's smoked beers. Enjoy it now or age if for several years. Visit our website at alaskabeer.com’.

Vertida na taça revelou um líquido opaco de coloração negra e de turbidez mediana, com sedimentos no fundo da garrafa; a espuma se mostrou de matiz bege de razoável formação e bela consistência, mas de persistência reduzida, apesar de ter desenhado algumas fugazes rendas pelas laterais da taça e de ter restado um anel de creme sobre o líquido. Perlage (bolhas) não perceptível.

O aroma se revelou medianamente saliente e com boa complexidade tendo apresentado bom equilíbrio entre as sensações de caramelo, saliente torrefação (café e chocolate), toffee, baunilha, madeira queimada, fumo, defumado acanhado de bacon, fumaça e lúpulo com percepção herbal. Os quatro anos de guarda suavizaram um pouco a impressão de fumaça e acrescentaram lembranças de vinho xerez, com álcool discreto.

No paladar de perfil maltado e defumado o líquido se mostra aveludado e reitera as percepções olfativas com notas de caramelo, torrefação que denota café e chocolate, além de sutis toffee e baunilha, mediana madeira queimada, fumo, defumado acanhado de bacon, fumaça e lúpulo com percepção herbal (IBU 45). O final é seco e torrado e o retrogosto é defumado. O álcool de ABV 6,5% é mediano e vem bem inserido. O corpo é médio e a carbonatação é média-baixa. Ótima palatabilidade (drinkability), pois, o defumado é suave e não enjoativo.

Degustação prazerosa, proporcionada por conjunto encorpado com boa complexidade e equilíbrio.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
27/Janeiro/2015
Envasamento
Volume em ml
651 ml
Onde comprou
http://www.speciaalbierpakket.nl/
Preço
€ 10,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se