Cadastre-se

Falando de cerveja - Brejas

A comunidade do Brejas falando abertamente sobre cerveja

Cervejarias gaúchas lançam cerveja com sorgo inspirada no continente africano

Cervejarias gaúchas lançam cerveja com sorgo inspirada no continente africano

As cervejarias Selva Brasil e Continente lançaram, nesta semana, a sua primeira cerveja colaborativa. Trata-se de uma edição limitada, onde foram produzidas 350 garrafas, em homenagem à África. Como nenhuma das cervejarias possuía cervejas escuras no portfólio, o desafio se apresentou e foi imediatamente abraçado por ambas.

A cerveja África foi inspirada no estilo Foreign Extra Stout, e por isso leva maltes torrados na sua formulação. Tem coloração negra, é totalmente opaca e de espuma bege escura. Seu teor alcoólico é de 7% vol. e o amargor é de 40 IBUs. O aroma remete a cacau e café, com notas de suaves vinho tinto.  <p">O destaque da criação é a adição de sorgo, um grão tradicionalmente utilizado na fabricação de cervejas africanas, além da alimentação humana e animal. O sorgo, não tão popular no Brasil, é um grão de grande relevância no mundo, em especial no continente africano, de onde é originário. Isso porque o sorgo é extremamente resistente a condições extremas, crescendo inclusive em climas secos e quentes. Na produção de cervejas, ele é utilizado tanto fresco quanto seco e também maltado. Enquanto as cervejas do oeste africano feitas com sorgo são geralmente claras, as sul africanas mais comumente encontradas são opacas.[1]

O rótulo da África foi desenhado pelo tatuador Edward Khan, proprietário do VIP Tattoo, de São Leopoldo (RS).

[1] http://www.feedipedia.org/node/752

 

SOBRE A CERVEJA E AS CERVEJARIAS

Sobre a Cervejaria Selva Brasil

A Selva foi fundada em 2012, pelos administradores Manoela Braghini e Eduardo de Franceschi. Como boa parte das microcervejarias, começou como um hobby e se tornou uma paixão tão grande que logo se transformou em negócio. Hoje, a Selva tem a sua fábrica instalada na cidade de Cachoeira do Sul (RS), a 200km de Porto Alegre. São quatro cervejas no portfólio atual: a Selva Belgian Ale, a Selva Weiss Tropical, a Selva Pale Ale e a Selva Red Ale, além de cervejas de edição limitadas. Para saber mais sobre a Selva, acesse:

www.cervejariaselva.com.br

www.facebook.com/CervejariaSelva

ou contate: [email protected]

 

Sobre a Cervejaria Continente:

A Cervejaria Continente foi concebida no ano de 2011, pelos sócios Leonardo Manoel Paredes e Leonardo Mattioni Schardong. Como não poderia deixar de ser, a paixão pela cerveja foi o que deu origem ao projeto. O que os sócios buscam com a Continente é celebrar o protagonismo da cerveja nas suas vidas, infundindo na bebida um caráter local, íntimo, simples. As cervejas da Continente falam português. A meta da cervejaria é sempre propor um tempero regional, brasileiro. A Continente enxerga a cerveja como um alimento, e como tal, um elemento gastronômico poderoso. Sua referência é a escola belga, por isso os primeiros lançamentos serão a Especial, inspirada no estilo Belgian Pale Ale, e a Teiniaguá, inspirada no estilo Strong Golden Ale. Cervejaria em fase final de instalação, em Porto Alegre (RS).

 

Para saber mais sobre a Continente, acesse:

www.facebook.com/CervejariaContinente

ou contate:  [email protected]

 

 

Sobre a África

 A África é uma cerveja colaborativa de edição limitada, produzida pelas cervejarias Selva e Continente, ambas gaúchas. É inspirada no estilo Foreign Extra Stout, e leva cinco tipos de malte, cevada não maltada torrada, açúcar demerara e sorgo.

Totalmente opaca e de coloração negra, é uma cerveja de carbonatação moderada e persistente espuma bege escura. No aroma, quem dá as cartas é o malte, trazendo impressões de chocolate amargo, cacau e café, além da leve presença do álcool, que se traduz em notas que remetem a vinho tinto. O amargor dos lúpulos e da tosta encerram o gole com notável persistência, trazendo o equilíbrio necessário ao dulçor de tanto malte. 

 

Informações África:

Graduação alcoólica: 7% vol.

IBU: 40

EBC: 77

Harmonização: Harmoniza com carnes assadas, sobremesas e charutos.

Temperatura Ideal de Consumo: de 8 a 12ºC

Localização (Map)

Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brazil
Recepção de amostras no Brasil para a Copa Cerveja...
Concurso Cervejeiro Caseiro da Bierland se aproxim...

Related Posts

Cadastre-se