Cadastre-se

Validade das cervejas

Respondido por Rodrigo CR no tópico Validade das cervejas

Paul K escreveu: Ahh sim, parece algo tão simples colocar a data de envase e o tempo de validade que é impressionante pensar que não é um padrão de mercado. Nem no Brasil, nem nos EUA, nem na Europa, nem em nenhum lugar do mundo. Acho que no final das contas as próprias cervejarias (não todas claro) não querem que seus clientes tenham essas informações tão fácil pra não ter perigo das suas cervejas encalhar nas lojas e tal.


Pois é, mas acho que deveríamos nos mobilizar para isso, buscar uma forma de divulgar essas informações. Nos EUA, muitas cervejarias colocam a data de envaze (Ballast Point, Sierra Nevada, Dogfish Head) e indicam no site o prazo ideal para serem consumidas. Já quando chegam no Brasil, as importadoras simplesmente aplicam a legislação (prazo de validade) se baseando na deterioração do produto, pouco se importando com a perda de qualidade - não estou me referindo apenas a perda de aroma, que seria algo sutil para o público em geral, mas cervejas já sem um sabor característico, como tomei recentemente a Trooper (3 meses para vencer, nem se comparava com a primeira que tomei), a Hacker-Pschorr e a já citada Duvel. No caso da Duvel acredito que não tivesse relação com validade, provavelmente foi algo pontual. Agora você pegar uma cerveja que a fabricante indica que seja bebida em até 4 meses e chega aqui com validade de 1 ano, é triste... :blush:
9 anos 11 meses atrás #54193

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por ERITON SOARES no tópico Validade das cervejas

Eu não queria entrar nessa discussão mas,.... vamos lá, vou falar aqui como ÉRITON.

Sabemos que alguns fabricantes recomendam tomar suas cervejas em até 4 meses, porém, o fato de você comprar ela com 6meses, 8meses ou até 1 anos da fabricação não quer dizer que o produto esteja impróprio para consumo, pode não estar com omesmo frescor, o que é diferente, ou seja, cabe aos consumidores comprarem os produtos assim que eles desembarcam no Brasil, lembrando que pelo que eu sei o tramite de importação demora de 2 a 3 meses, tanto é que a STONE já descartou exportar para o Brasil, pois não existe tempo hábil para dar vazão ao produto, sempre gosto de frisar que o mercado brasileiro ainda é um bebezinho, a demanda ainda não é tão grande como muitos consumidores imaginam, tem cerveja americana que demoramos 3,4 meses para vender 1 cx, querem um exemplo, olhem as lojas virtuais, fazem alguns torras que é para desovar estoque, ainda não tem giro, ai o cara compra uma caixa de rogue 650ml e demora meses, sim, meses para vender, chega uma hora que faz o torra, quem ganha é o cliente.
Os importadores se preocupam sim com a qualidade do produto, agora o que não pode é o rojão sobrar a mão do varejista, Um caso interessante é o da SIXPOINT< quando estava sendo torrada a 5,00 ouvi de muita gente a seguinte frase "IPA NÃO ESTRAGA, ME DA UMA CAIXA, QUE VOU DEMORAR UNS 6 MESES PARA TOMAR". Estive na frança a 2 meses e visitei uma BeerStore, as cervejas se quer tinham etiqueta de importação, o que deu a entender que o governo local está pouco se importando com a validade do produto, uma vez que muitas americanas só colocam a data de envase e se quer colocam alguma informação se referenciando a data de validade, se não me engano a Rogue é assim. Resumindo, é um caso complicado, e se os importadores forem seguir a risca o que muitos foristas estão propondo (validade de 4 meses) vai acontecer uma coisa bem legal, as americanas irão sumir do mercado, simples assim. (3meses para importar, e 1 mes para vender), ai eu pergunto: O prejuízo$$$ vai ficar com quem? A) importador - B ) loja de cervejas - C) cliente
Fico na dúvida entre a letra A e B, pois nem tudo é DOGFISH.
Vale o bom senso de torcer para o mercado crescer, e quem sabe um dia podemos ter um conteiner de STONE se esgotando REGULARMENTE em 1 semana, mas essa "AINDA" não é nossa realidade.
Lembrando que o que estou dizendo aqui é uma opinião pessoal, até porque a Beer4u é apenas mais um no meio desta cadeia.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge, Diogo Olivares, David Ortiz
Last edit: 9 anos 11 meses atrás by ERITON SOARES. Razão: ajuste
9 anos 11 meses atrás #54197

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo CR no tópico Validade das cervejas

Ériton, a principal questão que levantei nesse tópico não foi exatamente o frescor das IPAs, isso entrou mais por uma constatação que tive de algo que não sabia (a questão do 4 meses x 1 ano). O que realmente me incomoda são os rótulos que tenho tomado e têm apresentado sérios problemas de perda de sabor mesmo, nada relacionado a "um aroma mais fraco" ou "um amargor já um pouco amenizado", mas cervejas passadas mesmo, ainda que na validade. Eu sei que elas não me farão mal, mas me incomoda o fato de pagar caro por algo e não receber o produto merecido em troca. Parte disso é culpa minha, pela falta de experiência mesmo adquiri muitos rótulos em promoções e estoquei, e agora vejo que deveria ter degustado eles mais cedo. E olha que, salvo exceções, não tenho o costume de tomar já bem perto da validade, tomo em torno de 3 meses antes.

Bom, depois de muito pesquisar e matutar sobre o assunto, minha constatação é que tudo é questão de informação. Com o tempo e experiência adquirimos conhecimento para saber separar o joio do trigo, saber quais estilos merecem mais atenção qto ao tempo de envaze e quais podem ser "esquecidos" na despensa, ou ainda quais promoções valem o risco de se experimentar um rótulo que muito provavelmente já estará "passado". Agora, ainda assim, existe um ponto chave nisso tudo que são as lojas virtuais que não informam a validade das cervejas (poucas informam). Só sabendo essa informação o consumidor será capaz de discernir se o que está adquirindo é realmente o que espera (ou melhor, ao menos chegar mais próximo disso). Imagino que essa prática não seja fácil, é preciso um controle apurado do estoque, mas se há lojas praticando, não é impossível. O que você pensa sobre isso, há planos de algo assim na Beer4U?
9 anos 11 meses atrás #54215

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por ERITON SOARES no tópico Validade das cervejas

Rodrigo,

muito pertinente suas considerações,

Quanto a pergunta final, estamos finalizando um processo muito importante no que diz respeito a nossa loja virtual,
são três pontos que estamos mudando, 1. nova plataforma do site 2. desmembramento do estoque site/loja, até então é unificado 3. disponibilizar no site os principais lançamentos o mais rápido possivel. Junto a tudo isso temos sim a idéia de informar a validade das cervejas, realmente não é impossivel, e não tão trabalhoso, o grande problema é manter a informação sempre correta, mas estamos trabalhando a algum tempo com esta hipótese.

Grande Abraço.
9 anos 11 meses atrás #54218

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo CR no tópico Validade das cervejas

Obrigado pela resposta, torço para que consigam implementar essa opção sim. Creio que outros confrades (assim como eu) levem isso em consideração na hora de adquirir determinados rótulos, e certamente pagar 3 ou 4 reais a mais por um rótulo fresco (e que não te deixará em dúvida de que a experiência foi completa, dispensando uma necessidade de segunda prova) será bem mais proveitoso. Informar a validade poderá ser o diferencial crucial entre uma loja e os seus concorrentes.
9 anos 11 meses atrás #54219

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo CR no tópico Validade das cervejas

Rodrigo CR escreveu: Então, na verdade eu não comprei por achar que elas não me ofereceriam o esperado. Imagino que a data não condiz com os quatro meses indicados pela cervejaria, e por esse anúncio eu acho que dá pra deduzir que é por aí mesmo... :S


Bom, apenas para contribuir com mais informações com relação ao assunto do tópico, vi ontem uma Ballast Point Sculpin no Carrefour sendo vendida a módicos R$30,00, com validade para 29/09/2014, o que parece ser até um bom prazo. Anotei o código do fabricante (que indica em seu site que a cerveja deve ser consumida em até 120 dias para que ofereça todas as suas características) e a mesma foi envasada em 30/07/2013! :blink: Ou seja, a importadora coloca 14 meses de validade. Ainda que não esteja adquirindo um produto vencido ou que me fará mal, note que por R$30 você compra uma cerveja com 9 meses de envase, 5 meses após o prazo indicado pela fabricante. Como falei antes, não que a importadora esteja infringindo qualquer lei, mas no mínimo é um informação que nós, consumidores, deveríamos tomar conhecimento.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre LC
9 anos 11 meses atrás #54330

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se