Cadastre-se

Qual foi a primeira Lager criada?

Criado por Luiz Gustavo no tópico Qual foi a primeira Lager criada?

Caros confrades,

Na minha santa ignorância acreditava que a Urquell tinha sido a criadora do estilo Lager quando inventou a Pilsen.
Hoje lendo sobre as Lagers no site informam que este estilo foi criado no século XIV.
Afinal qual foi então a primeira Lager? A primeira cerveja de baixa fermentação?
Das Lagers que se vendem hoje no mundo, qual a mais antiga?

Obrigado pela ajuda!
9 anos 11 meses atrás #54173

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Qual foi a primeira Lager criada?

A urquell deve ter sido a primeira pilsen.

Já lager é um temo que significa armazenar a frio. Parece que as leveduras lager foram resultado de mutações das proprias leveduras ales, porém ainda de forma híbrida e não isoladas numa única cepa. Provavelmente não há como saber qual foi a primeira cerveja lager da história, já que se deu em algum momento nao regsitrado da idade média.

Pesquisando encontrei o nome da alemã Spaten como sendo talvez a cerveja lager mais antiga ainda hoje em atividade.

Também gostaria de saber maiores detalhes dessa história toda.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Luiz Gustavo
Last edit: 9 anos 11 meses atrás by Odimi Toge.
9 anos 11 meses atrás #54175

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Qual foi a primeira Lager criada?

Eu sempre achei que era a Köstritzer Schwarzbier que, se não me engano, é de 1543.
Mas se é do Seculo XIV então já não sei mais nada.
9 anos 11 meses atrás #54180

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Qual foi a primeira Lager criada?

André Rodrigues escreveu: Eu sempre achei que era a Köstritzer Schwarzbier que, se não me engano, é de 1543.


Esta cerveja, presumivelmente, surgiu como uma ale (termo não usado na Alemanha mas bem didático aqui). Assim como a bock.


O Guia Zahar (editado pelo Michael Jackson) afirma que foram os alemães que inventaram o processo de "lagering", ou seja, armazenamento em baixa temperatura, que deu origem à Oktoberfest/Märzen. A possível "mutação" citada pelo Odimi pode ter surgido aí... ou talvez beeeeem antes disso...

Já o BJCP fala que a Vienna Lager (criada por um austríaco, não alemão) foi desenvolvida logo após o isolamento da levedura lager, tornando este estilo um possível candidato a ser a primeira lager da história produzida de forma consciente (ou seja, pressupõe-se que o cara sabia com o que estava lidando e o que estava fazendo):

"The original amber lager developed by Anton Dreher shortly after the isolation of lager yeast. Nearly extinct in its area of origin, the style continues in Mexico where it was brought by Santiago Graf and other Austrian immigrant brewers in the late 1800s. Regrettably, most modern examples use adjuncts which lessen the rich malt complexity characteristic of the best examples of this style. The style owes much of its character to the method of malting (Vienna malt). Lighter malt character overall than Oktoberfest, yet still decidedly balanced toward malt"

No final das contas, não posso afirmar nada com absoluta certeza, até porque não sou historiador, e compartilho das mesmas dúvidas dos demais colegas. Determinar com exatidão qual foi a primeira lager da história talvez seja tão complicado quanto determinar qual foi a primeira ale... :blink:
 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge, Luiz Gustavo
9 anos 11 meses atrás #54199

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Qual foi a primeira Lager criada?

Where´s Marcussi when we need him? :ohmy:
9 anos 11 meses atrás #54200

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Qual foi a primeira Lager criada?

Odimi Toge escreveu: Where´s Marcussi when we need him? :ohmy:


If he cannot help us... no one can! :laugh:
 
9 anos 11 meses atrás #54201

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se