Cadastre-se

Fenóis e ésteres

Criado por Carlos Lima no tópico Fenóis e ésteres

Boa noite pessoal, alguém poderia me tirar uma dúvida sobre o que são fenóis e ésteres? Dei uma pesquisada no Google, mas ai entra nuns assuntos de química orgânica e talz, e ai vai além do que eu possa entender facilmente sobre a influência deles nas cervejas, eu sei que tem a ver com os aromas, mas alguém tem alguma definição, exemplo ou explicação que seja mais fácil de se entender?

Obrigado! :D
9 anos 8 meses atrás #56283

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Fenóis e ésteres

Cara, o que você precisa saber sobre fenóis e ésteres, sem entrar em caceteações, é o seguinte:

1. Ésteres: compostos aromáticos formados a partir da reação de álcoois e ácidos. A maior parte possui aroma que lembra essências de frutas. São frequentemente usados na indústria alimentícia para aromatizar alimentos como balas, gelatinas, iogurtes etc. São aromas doces de frutas, em geral.

2. Fenóis: um grupo de compostos aromáticos que pode ter vários aromas diferentes. Em linguagem cervejeira, normalmente o termo é usado para se referir a dois compostos específicos com aromas de apimentado ou de cravo (este menos comum). Raramente, você verá o termo associado aos aromas animais originários de leveduras do gênero Brettanomyces, no caso de estilos que levem Brettanomyces.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: José Maurílio Marcondes Alves
9 anos 8 meses atrás #56285

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Carlos Lima no tópico Fenóis e ésteres

Obrigado Alexandre, kkk segunda vez me salvando com minhas dúvidas, valeu mesmo... :D agora já deu uma clareada hahaha
9 anos 8 meses atrás #56286

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se