Cadastre-se

Dúvida sobre cadeia refrigerada.

Criado por Gabriel C. no tópico Dúvida sobre cadeia refrigerada.

Camaradas, o que significa "cadeia refrigerada"?

Eu achei que se tratava de cervejas que precisam ser mantidas refrigeradas desde o engarrafamento, considerando transporte e condicionamento nos locais de venda (lojas, bares etc.).

Mas hoje reparei em duas garrafas Júpiter que tenho em casa (PA e Habanero Dubbel): ambas têm o símbolo de cadeia refrigerada no rótulo, mas estavam em prateleiras a TA quando compradas.

Podem me explicar?
9 anos 1 mês atrás #59990

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Dennis FM no tópico Dúvida sobre cadeia refrigerada.

Pelo que sei, cadeia refrigerado é isso mesmo que você pensa... O problema é que alguns pontos de venda não respeitam...
9 anos 1 mês atrás #59991

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu no tópico Dúvida sobre cadeia refrigerada.

Gabriel, é muito comum ver Jupiter sendo vendida a temperatura ambiente. Na cidade do Rio de Janeiro, por ex, os dois únicos locais que frequente e onde sempre encontro os rótulos da Jupíter na geladeira são Sublime e Cerveja Social Clube. Tem uma antiga postagem do blog "O Mosto Crítico" sobre o tema. Vale conferir os comentários ao final do texto disponível no link:

mostocritico.blogspot.com.br/2012/02/cerveja-viva-ou-morta.html
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel C.
9 anos 1 mês atrás #59993

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu no tópico Dúvida sobre cadeia refrigerada.

Eduardo Guimarães escreveu: Gabriel, é muito comum ver Jupiter sendo vendida a temperatura ambiente. Na cidade do Rio de Janeiro, por ex, os dois únicos locais que frequente e onde sempre encontro os rótulos da Jupíter na geladeira são Sublime e Cerveja Social Clube. Tem uma antiga postagem do blog "O Mosto Crítico" sobre o tema. Vale conferir os comentários ao final do texto disponível no link:

mostocritico.blogspot.com.br/2012/02/cerveja-viva-ou-morta.html


em tempo: tem um comentário do Paulo Zanello naquele link que talvez ajude a iniciar o debate:

"Tudo é uma questão de tempo. Cervejas não pasteurizadas que ficam fora da geladeira vão estragar mais rapido que as pasteurizadas, mas esse processo de "estrago" (que basicamente é a oxidação) ainda demora um bom tempo. Quase nenhuma cerveja americana é pasteurizada e duram varios meses na loja, mesmo fora de refrigeração.

Agora as IPAs e Double IPAs (Green cow e Vixnu) não pasteurizadas tem o seu lupulo aromatico beeem mais potente que após o processo. A questão de refrigeração no transporte e armazenamento é muito mais importante para manter o aroma e sabor do lupulo, do que para manter a cerveja sem "estragar".

Resumindo:

Cerveja não pasteurizada PODE ficar fora da geladeira sem estragar por muito tempo (6 meses a 1 ano dependendo do abv e lupulo).

Cerveja não pasteurizada irá perder a parte aromatica do lupulo bem mais se não for refrigerada. E mesmo se for, ainda vai perder a cada dia que passa, portanto deve-se toma-las o quanto antes.

Pasteurizar cerveja é destruir seu sabor. Só o fazem porque acham que precisam estender a validade da cerveja para mais de ano, com medo de não vender toda a produção. Cervejarias que vendem tudo que produzem em pelo menos 6 meses não precisam e não deveriam pasteurizar."
9 anos 1 mês atrás #59995

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Dúvida sobre cadeia refrigerada.

Obrigado Dennis e Eduardo! Por um lado, é bom saber que eu estava certo. Por outro, é uma pena ter mais exemplos de como muitos pdvs não estão nem aí para a qualidade do produto que vendem.

Seguindo a discussão com base no link e comentários do link que o Eduardo indicou:
1- será que todas essas cervejas chegam mesmo prejudicadas para nós? Seria interessante bater uma garrafa recém envasada (refrigerada) contra uma dessas de prateleira.
2- sabem se os prazos de validade consideram essa refrigeração ou se casa contam com TA?
9 anos 1 mês atrás #59997

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu no tópico Dúvida sobre cadeia refrigerada.

Gabriel Cunha escreveu: Obrigado Dennis e Eduardo! Por um lado, é bom saber que eu estava certo. Por outro, é uma pena ter mais exemplos de como muitos pdvs não estão nem aí para a qualidade do produto que vendem.

Seguindo a discussão com base no link e comentários do link que o Eduardo indicou:
1- será que todas essas cervejas chegam mesmo prejudicadas para nós? Seria interessante bater uma garrafa recém envasada (refrigerada) contra uma dessas de prateleira.
2- sabem se os prazos de validade consideram essa refrigeração ou se casa contam com TA?


De nada, Gabriel. Cara, uma vez eu mandei um email para Jupiter e eles responderam até bem rapidamente (o assunto era outro). Acho que vale a pena tirar essas dúvidas diretamente junto a eles, não? Daí, eles até mesmo podem sugerir melhor forma de armazenamento, data para degustação, até que ponto da cadeia de distribuição refrigerada eles cuidam e tal... Segue o email: [email protected]
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel C.
9 anos 1 mês atrás #60001

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se