Cadastre-se

Dúvida - Aromas e Sabores

Criado por Vinícius Melatto no tópico Dúvida - Aromas e Sabores

Galera!
Sempre fui um amante de breja, porém nunca fui muito a fundo no conhecimento de estilos.
Já faz algum tempo que estou estudando mais a respeito, porém dia desse me pintou uma dúvida.
Notei que algumas brejas apresentam aroma ou até mesmo um sabor de banana. Pois bem, tirando o caso da Wells Banana Bread que realmente possui banana em sua fabricação, as outras também possuem ou apenas é um aroma ou sabor artificial? Neste caso, é apenas um componente químico ou possui algum "rastro" da fruta durante a fabricação?

Desde já, muito obrigado!
8 anos 2 meses atrás #64300

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Dúvida - Aromas e Sabores

Esse aroma que remete à banana é natural e advém de substâncias geradas pela ação das leveduras - sobretudo em cervejas de alta fermentação como as Weiss alemãs e outras ales belgas. São substâncias classificadas como ésteres e, no geral, responsáveis pelas notas frutadas que encontramos em diversas cervejas. No caso específico da semelhança com a banana, o componente químico mais diretamente envolvido se chama acetato de isoamila.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André F
8 anos 2 meses atrás #64301

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Vinícius Melatto no tópico Dúvida - Aromas e Sabores

Obrigado pela Resposta.
Então neste caso é um aroma natural mediante a reação química, porém a fruta em si não é utilizada em nenhum processo da fabricação correto?
8 anos 2 meses atrás #64304

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Dúvida - Aromas e Sabores

Exato. A não ser em casos específicos, como a Wells banana bread, em que a fruta é utilizada como um dos ingredientes.
8 anos 2 meses atrás #64305

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se