Cadastre-se

Dúvida. Stout não são ales?

Criado por Luis Flavio Gomes Machado no tópico Dúvida. Stout não são ales?

Fala pessoal. Confesso que até agora, tenho essa dúvida. Para mim seriam ales pela gama de sabores e complexidade. É de uma família à parte?
7 anos 9 meses atrás #65153

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Dúvida. Stout não são ales?

Três aspectos básicos diferem um tipo de fermentação (alta) de outro (baixa):

1) Temperatura: as de alta fermentam em um faixa de temperatura superior às de baixa;

2) Posição do fermento no tanque: nas de alta o fermento tende a se concentrar na parte de cima do mosto, ao passo que nas de baixa o fermento geralmente desce ao fundo;

3) Gênero/espécie de levedura: As leveduras que trabalham melhor nas de alta são do gênero/espécie Saccharomyces cerevisiae, enquanto que nas de baixa utiliza-se comumente as do gênero/espécie Saccharomyces pastorianus.

Considerando que as stout são tradicionalmente produzidas usando as técnicas de alta, podemos sim considerá-las como sendo da famílias das ales.
 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Luis Flavio Gomes Machado, André F
7 anos 9 meses atrás #65154

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luis Flavio Gomes Machado no tópico Dúvida. Stout não são ales?

Muito obrigado Claudinei. Sanou minha dúvida.
7 anos 9 meses atrás #65156

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luis Flavio Gomes Machado no tópico Dúvida. Stout não são ales?

Parece que a Caracu e a Xingu, mesmo sendo sweet stouts, são consideradas lagers, ou seja, foram feitas com técnicas de baixa fermentação.
Em toda regra há exceções; por isso tive aquela dúvida inicial.
Abraços!
7 anos 9 meses atrás #65174

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Dúvida. Stout não são ales?

Luis Flavio Gomes Machado escreveu: Parece que a Caracu e a Xingu, mesmo sendo sweet stouts, são consideradas lagers, ou seja, foram feitas com técnicas de baixa fermentação.
Em toda regra há exceções; por isso tive aquela dúvida inicial.


Pois é, aqui entram as relatividades do mundo relativo da cerveja :laugh:. Eu considero a Caracu sensorialmente uma sweet stout, embora seja produzida com o método da baixa fermentação. Nas stouts, o caráter de torrefação dos maltes costuma se sobrepor a quaisquer subprodutos das leveduras (ésteres e fenóis, basicamente), e isso ajuda a explicar a "façanha". Em um concurso cervejeiro, porém, tenho dúvidas se ela seria aceita na categoria... :unsure:
 
7 anos 9 meses atrás #65176

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se