Cadastre-se

Cerveja com Aditivos Químicos pode ser boa mesmo?

Criado por M F R no tópico Cerveja com Aditivos Químicos pode ser boa mesmo?

Boa tarde, esta é minha primeira postagem no fórum, sobre um tema que não consegui uma resposta direta em outros tópicos.

O mais próximo que vi foi num tópico sobre "puro malte" em que abordavam que necessariamente uma puro malte não seria boa, como uma não-puro malte poderia ser boa. Isso me parece sem problemas para ser entendido (pois há cervejas com ingredientes mais elaborados, no entanto naturais), mas não especificou o caso de aditivos químicos. :sick:

Desde que me iniciei (e sou iniciante-iniciante) na cultura cervejeira, sempre que vejo uma cerveja nova com cara de boa, olho o rótulo. Se lá estiver escrito, na fórmula, qualquer tipo de aditivo químico, nem sequer olho duas vezes pra cerveja.

Mas...

Recentemente em uma festa de um amigo meu trouxeram uma cerveja argentina boa, de qualidade (era uma garrafa azul de quase 1 litro), que tomei e nem achei tão boa - olhei o rótulo e tinha aditivos. Depois desci e tomei uma cerveja dessas novas "premium" brasileira que, no entanto, tinha aditivo. Em ambas as cervejas o que pude constatar é que - apesar do gosto não ser horrível como as cervejas populares SAL de milho brasileiras - há um ranço de acidez em qualquer cerveja que tenha aditivos.

E outro dia qual não foi minha surpresa ao chegar no mercado e ver uma "Brahma Red Lager" em que estava escrita "puro malte" e, quando olhei o contra-rótulo, lá estava um aditivo químico! Então não é puro malte! Daí me dei conta que puro malte é pra indicar apenas que não há cereais não maltados (ou maltes que não sejam de cevada), mas o pior de tudo (os aditivos) estão lá! Não segue a lei de pureza, não é puro malte! (Absurdo, enfim...) Nos resta apenas ter a manha de sempre ler o rótulo antes de comprar.