Cadastre-se

Cerveja com Aditivos Químicos pode ser boa mesmo?

Criado por M F R no tópico Cerveja com Aditivos Químicos pode ser boa mesmo?

Boa tarde, esta é minha primeira postagem no fórum, sobre um tema que não consegui uma resposta direta em outros tópicos.

O mais próximo que vi foi num tópico sobre "puro malte" em que abordavam que necessariamente uma puro malte não seria boa, como uma não-puro malte poderia ser boa. Isso me parece sem problemas para ser entendido (pois há cervejas com ingredientes mais elaborados, no entanto naturais), mas não especificou o caso de aditivos químicos. :sick:

Desde que me iniciei (e sou iniciante-iniciante) na cultura cervejeira, sempre que vejo uma cerveja nova com cara de boa, olho o rótulo. Se lá estiver escrito, na fórmula, qualquer tipo de aditivo químico, nem sequer olho duas vezes pra cerveja.

Mas...

Recentemente em uma festa de um amigo meu trouxeram uma cerveja argentina boa, de qualidade (era uma garrafa azul de quase 1 litro), que tomei e nem achei tão boa - olhei o rótulo e tinha aditivos. Depois desci e tomei uma cerveja dessas novas "premium" brasileira que, no entanto, tinha aditivo. Em ambas as cervejas o que pude constatar é que - apesar do gosto não ser horrível como as cervejas populares SAL de milho brasileiras - há um ranço de acidez em qualquer cerveja que tenha aditivos.

E outro dia qual não foi minha surpresa ao chegar no mercado e ver uma "Brahma Red Lager" em que estava escrita "puro malte" e, quando olhei o contra-rótulo, lá estava um aditivo químico! Então não é puro malte! Daí me dei conta que puro malte é pra indicar apenas que não há cereais não maltados (ou maltes que não sejam de cevada), mas o pior de tudo (os aditivos) estão lá! Não segue a lei de pureza, não é puro malte! (Absurdo, enfim...) Nos resta apenas ter a manha de sempre ler o rótulo antes de comprar.

Bem, com isto quero dizer que eu sequer dou chance pra gastar meu dinheiro com cervejas que - mesmo auto-rotuladas "premium" ou pior ainda "artesanais" - tenham qualquer aditivo. De que adianta uma grande qualidade em maltes e lúpulo se no fim colocam uma química que, não há como, afeta o gosto?

Pois é... Mas e aí, tem como uma cerveja com aditivos químicos ser tão boa quanto uma que só tenha ingredientes naturais? Vejam, não estou falando de ser "puro malte" (expressão que beira piada para as grandes fabricantes de cerveja nacionais) ou não, mas de ser "sem aditivos químicos" ou não. Eu estou convencido, com o pouco contato que tive com cervejas refinadas mas que possuem aditivos, que não, pois afeta o paladar sim.

Obrigado a todos e em breve espero começar minhas avaliações das cervejas que experimentar. :laugh:
Last edit: 7 anos 8 meses atrás by M F R.
7 anos 8 meses atrás #65332

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Cerveja com Aditivos Químicos pode ser boa mesmo?

Maurício, seguem dois tópicos onde este tema foi debatido. Talvez possa ajudá-lo a tirar algumas conclusões:

www.brejas.com.br/forum/cervejas-e-degus...ditivos?limitstart=0

www.brejas.com.br/forum/cervejas-e-degus...rvantes?limitstart=0

Em tempo: o que determima uma cerveja ser "puro malte", de acordo com nossa legislação, é a proporção de malte de cevada sobre o extrato primitivo, como fonte de açúcares (que no caso deve ser de 100%):

www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2009...maatualizada-pe.html

Ou seja, uma Brahma Red Lager pode ser "puro malte" mesmo usando aditivos químicos, pois estes últimos não se constituem em fontes de açúcares para o processo de fermentação da breja.
 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: M F R
7 anos 8 meses atrás #65335

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se