Cadastre-se

Tirar do Maturador para engarrafar

Criado por Renan RR no tópico Tirar do Maturador para engarrafar

Olá pessoal, estou lendo muito nos últimos tempos sobre bera artesanal e está surgindo umas dúvidas, agora é:
Eu transferi a bera do fermentador para o madurador (outro balde).
Quando terminar o período de maturação e eu for fazer o priming para engarrafar, eu tenho que tirar a bera do maturador e passar para outro balde ou eu posso fazer o priming direto no maturador e engarrafar ?

No maturador fica alguma coisa no fundo do balde ? (meu balde não é transparente)

Mais uma vez obrigado a todos
9 anos 10 meses atrás #54839

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Tirar do Maturador para engarrafar

depende. se no primeiro balde vc acha que vc conseguiu separar boa parte do fermento e do trub pode fazer o primming direto no maturador. se vc acha q ainda tem muitas particulas de trub e quer uma breja mais limpida pode transferir mais uma vez.
9 anos 10 meses atrás #54880

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo Calvelhe no tópico Tirar do Maturador para engarrafar

Lembre-se que não eh necessariamente obrigado a transferir de balde para maturar, vc pode fazer a maturação no mesmo balde que a fermentação. Eu ja não faço essa transferência faz tempo, alem de diminuir o risco de contaminação agiliza o processo.
9 anos 4 meses atrás #58136

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Afonso Antunes no tópico Tirar do Maturador para engarrafar

leonardo, daí no caso de não trocar o balde para maturar, é só baixar a temperatura da fermentação?
9 anos 4 meses atrás #58137

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Tirar do Maturador para engarrafar

Exatamente Afonso. Ultimamente eu não tenho feito essa transferência, porém algumas cervejas minha estão ficando com sabor e aroma de fermento além do que eu gostaria, talvez por isso eu volte a fazer. Mas é opcional.
9 anos 4 meses atrás #58139

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Eduardo Gonçalves Silva no tópico Tirar do Maturador para engarrafar

Olá amigos,

amanhã, 05/01/2015, termina a maturação de minha primeira breja, uma Belgian Pale Ale. Quanto tempo é recomendado pra esta cerveja ficar na garrafa depois do priming e a quantos graus?

Obrigado
9 anos 2 meses atrás #58700

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se