Cadastre-se

Pouca espuma

Criado por Julio Souza no tópico Pouca espuma

Boa noite, sempre acompanho o forum e esse é meu primeiro post, fiz pouca brassagens nas minhas ultimas duas pale ale elas ficaram com pouca espuma e nao fica muito densa e logo some, fiz uma weiss esta engarrafei faz uma semana mais uns 6 dias atingiu 3,5 agora mais uma semana na geladiera a garrafa piloto estava em 2,5 e tb essa gera espuma e logo some qual a opinao dos amigos
sigo um manual da we
em torno de 7 dias fermentando - 20graus
priming de 5g de cristal em 10 ml de soluçao pra cada 600 ml em tono de 5 dias atinge 2,5 a 20 graus
15 dias maturando na garrafa a 8 graus

Nessa ultima pale ale como vi que estava com pouca espuma, desliguei a geladeira onde elas ficam e deixei mais uns 5 dias em temperatura ambiente mas mesmo assim nao tive muito sucesso

Agradeço desde ja
Last edit: 7 anos 10 meses atrás by Julio Souza.
7 anos 10 meses atrás #64981

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Julian C no tópico Pouca espuma

A carbonatação ficou boa? Pois pode ser problema de carbonatação.

Coloca a receita aqui para darmos uma olhada.
7 anos 10 meses atrás #64990

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Pouca espuma

Júlio, dificilmente a carbonatação das minhas cervejas chega ao ponto ótimo antes de 12 dias, será que não é o caso de esperar mais e deixá-las à temperatura ambiente?

Outros pontos: 1. adição de um pouco de aveia e 2. checar se você não tem uma rampa detonando as proteínas. Os dois casos ajudam bastante na retenção da espuma.
7 anos 10 meses atrás #64994

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Julio Souza no tópico Pouca espuma

acredito que sim deixei aintgir 2,5 bar, e qd abre sinto a pressao na garrafa, ontem colocaquei eles em temperatura ambiente aqui no sul 10- 15 nos ultimos dias mas mesmo assim esta com o controlador em 15
7 anos 10 meses atrás #65000

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Julio Souza no tópico Pouca espuma

Bom dia amigo, fui pelo manometro que atingiu 2,5 bar, deu uns 5 dias, ontem coloquei elas em temperatura controlada mas aqui esta em 10 - 15 vou deixar mais uns dias pra ver se da uma melhorada.
1-Qt de aveia tu acha que devo usar para uma leva de 50 litros.
2 na verdade nao teve rampa na ale mantive a temp de 65 graus constante
7 anos 10 meses atrás #65001

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Pouca espuma

Julio Souza escreveu: Bom dia amigo, fui pelo manometro que atingiu 2,5 bar, deu uns 5 dias, ontem coloquei elas em temperatura controlada mas aqui esta em 10 - 15 vou deixar mais uns dias pra ver se da uma melhorada.

É o que eu faria, principalmente se a temperatura daí anda baixa assim.

Julio Souza escreveu: 1-Qt de aveia tu acha que devo usar para uma leva de 50 litros.

Usa de 5 a 10% do total de grãos. Ela também dá um pouco mais de corpo e deixa a breja mais cremosa.

Julio Souza escreveu: 2- na verdade nao teve rampa na ale mantive a temp de 65 graus constante

Se não tem rampa nem parada protéica, não tem nada a mexer aqui.

Outra observação: fervuras muito longas diminuem a quantidade das proteínas que ajudam formação/retenção da espuma.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Julio Souza
7 anos 10 meses atrás #65002

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se