Cadastre-se

Aproveitamento do CO2 no processo de fermentação

Criado por Gustavo Benício no tópico Aproveitamento do CO2 no processo de fermentação

Bom dia pessoal.
Sou novo na area de cervejaria.
Gostaria de saber se é viavel aproveitar o CO2 que é liberado no processo de fermentação para outros fins como o envasamento e na utilização em choppeiras.

Tenho experiência na area de automação e consigo com pouco custo fazer o aproveitamento do CO2.

Ai eu pergunto.. é interessante aproveitar o co2 para outros processos ? E isso seria uma solução pra quem produz cervejas ?

Desde ja agradeço a atenção! Obrigado
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Renan RR
9 anos 11 meses atrás #54181

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renan RR no tópico Aproveitamento do CO2 no processo de fermentação

Olá Gustavo, acho que a força que o CO2 sai do balde de fermentação não é suficiente para pressionar para dentro dos cilindros para poder guarda-lo.

Att,
9 anos 8 meses atrás #56670

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Aproveitamento do CO2 no processo de fermentação

industrialmente falando, tem gente que usa, mas hoje em dia não é recomendado se você não tem como "lavar" o co2 para retirar os off-flavours e outros sub-produtos da fermentação.
9 anos 8 meses atrás #56685

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Bruno Moreno de Brito no tópico Aproveitamento do CO2 no processo de fermentação

Cara nos dois primeiro dias de fermentação, principalmente, haverá produção de compostos de enxofre que serão carregados juntos com o CO2, se você não purificar irá colocar todos os defeitos expelidos novamente na cerveja. Se seu fermentador for de inox é possível fechar nos últimos dias e aproveitar esse CO2, mas eu não gosto disso, todas as minhas produção o femrentador fica aberto por no mínimo 7 dias.
Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
9 anos 7 meses atrás #56761

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se