Cadastre-se
× Eventos e Cursos

Festivais de Cerveja: exploração ou realidade?

Criado por Fernando Pires no tópico Festivais de Cerveja: exploração ou realidade?

Bom dia, caros confrades.
Acabo de comprar ingresso para o Mondial de la Biere que acontecerá em novembro aqui no Rio.

Mas ressalto que comprei indignado, pois o mesmo festival na França e no Canadá tem entrada franca e (mesmo sem ter ido) acredito que a estrutura e a organização são infinitamente melhores.

Quem realmente é o vilão, os governos com os altos e variados impostos ou a ganância e a exploração dos expositores?

Recentemente vi um vídeo que relata o problema dos impostos para justificar os altos preços nos festivais de cerveja


Mas será mesmo que somente os impostos são os responsáveis pelos altos preços e fraca estrutura?

Sei é que eles também aproveitam da ignorância da maioria das pessoas; da falta de concorrência e do pouco "barulho" que fazemos para cobrar melhor custo x benefícios do que consumimos, pois os preços e a estrutura tem sempre muitas queixas. Será que podemos sonhar com festivais com preços menores e organização impecável num futuro próximo? Espero que sim.

Pra quem quiser e tiver o interesse em ler um comentário (com a resposta deles) que fiz na página do facebook do Mondial de la Biere, segue a transcrição:

Mondial de la Biere: Em breve, venda antecipada de ingressos.

Fernando Pires: Venda antecipada? A entrada deveria ser gratuita como acontece com o mesmo festival em outros países, isso é uma exploração ao povo brasileiro. Uma vergonha!!

Mondial de la Biere: Olá Fernando, tudo bem? Infelizmente nós temos uma realidade econômica diferente do Canadá e da França e estamos seguindo da forma que os eventos cervejeiros que vem tendo sucesso no Brasil trabalham. Nos esforçamos sempre para deixar nosso público contente. Para isso, conseguimos fazer um primeiro lote promocional no valor de R$ 35,00 que será disponibilizado a partir de amanhã. Esse valor dá direito ao copo do evento, participação nos bate-papos com cerveja, que contam com personalidades do universo cervejeiro dividindo suas experiências e conhecimentos, mais de 600 rótulos nacionais e internacionais disponíveis para você conhecer. Além disto, teremos ainda o MBeer Contest Brazil, que premia as melhores cervejarias com um júri de peso, a Beer Boutique, Petit Pub, entretenimento, área de lazer, show e muito mais! Esperamos ver você lá degustando os mais diversos rótulos com a gente! Um brinde.

Fernando Pires: Agradeço o retorno, isso pelo menos mostra que vocês se importam com críticas e isso é louvável, mas discordo quando dizem que o problema é a realidade econômica, pois seria exatamente a diferença econômica que teria que fazer com que aqui o ingresso fosse de graça, e dizer que com a compra do ingresso se ganha copo; bate-papo, etc não convence (mas aqui no Brasil o povo é pouco informado e se ilude com "benefícios"). O que vocês poderiam alegar como resposta ao ingresso pago poderia ser os impostos a pagar aqui no Brasil serem maiores e em maior quantidade/variedade do que no Canadá e França, aí a desculpa seria verossímil. Enfim, entendo as dificuldades de vocês para fazerem eventos deste tipo aqui no Brasil, mas também sei que podem explorar esse lado ignorante da maioria das pessoas e com isso contrabalancear as dificuldades, fazendo valer a pena. Desculpe o desabafo, é que como amante de cervejas especiais aqui no Brasil, eu sou penalizado com a ganância dos governos e com a exploração dos empresários, pagando quase sempre mais do que o justo. Voltando ao festival, estarei lá, inclusive já comprei meu ingresso para o primeiro dia, só espero que vocês pensem na longevidade do evento e pensem nos reais consumidores de cervejas especiais, não somente nos consumidores de novidade. Ano passado o calor estava demais (vcs podiam isolar a área com ar condicionado ou ao menos com aqueles ventiladores que pulverizam água); fiscalizar os estandes da importadoras, pois elas não vendem a dose (vendiam a garrafa, com isso se bebe menos variedade por ter que beber uma maior quantidade de uma só cerveja e se paga mais caro); disponibilizar água gelada (ano passado as águas estavam quentes e poucos lugares vendiam), esses são 3 de alguns problemas ocorridos ano passado que poderiam melhorar o evento. Obrigado e sucesso pra vocês.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes, Alexandre LC
Last edit: 9 anos 6 meses atrás by Fernando Pires.
9 anos 6 meses atrás #57150

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Guedes no tópico Festivais de Cerveja: exploração ou realidade?

Muito pertinente seu questionamento, Fernando. Eu não sabia que lá fora é de graça!! Apesar disso, o preço inicial até que é razoável. Fui ano passado e gostei.

Realmente, festival de cerveja tá virando um grande caça níquel, pra mim isso é sintoma da bolha que está se formando.

O Beer experience, cadê? Esse ano parece que não vai ter.

O IPA day em Ribeirão custava 120, 140 reais e esgotou rápido. Me pergunto se sou só eu que acha um absurdo pagar 140 num festival de IPA/ imperial IPA estilos que não são leves, com pouca drinkability. Quem bebe 140 reais de IPA num evento, pra fazer valer o investimento? Depois dos três primeiros copos, vc não vai mas distinguir sabor nenhum, vai ser o alcool pelo álcool.
Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
9 anos 6 meses atrás #57152

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre LC no tópico Festivais de Cerveja: exploração ou realidade?

Acho que a entrada deveria ser paga sim, mas como o Delibeer ano passado, foi R$60, mas vc tinha direito a consumir 10 cervejas, sendo 8 de 100ml e 2 de 500ml, isso sim vale a pena.
Se abrisse de graça aqui no Brasil ia encher de gente que não tem nada a ver e podia atrapalhar o evento.
Mas o resto vc tem TODA A RAZÃO. Espero que esse ano melhore as condições, pois estou dando a última chance. O BeerExperience (BE) aqui no rio foi um pouco melhor, mas perdeu pros itens que vc mencionou: calor, péssima infra-estrutura, falta de banheiro químico, principalmente para as mulheres que estavam em peso nos dois eventos, etc. Pelo menos o BE, teve show e uma variedade de cerveja melhor que o Mondial.
Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Last edit: 9 anos 6 meses atrás by Alexandre LC.
9 anos 6 meses atrás #57153

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Guedes no tópico Festivais de Cerveja: exploração ou realidade?

Alexandre, não fui no beer experience, mas achei a variedade do Mondial muito boa.tinhs até sieera nevada e dogfishhead q nem vende no Brasil. Sem contar com todas da Bodebrown a 6 reais 200 ml
Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
9 anos 6 meses atrás #57154

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre LC no tópico Festivais de Cerveja: exploração ou realidade?

Sim, concordo, Gustavo, mas só no primeiro dia tinha isso.
Fui na 6a e sábado e não consegui achar as Dogs pq parece, que alguém no 1o dia comprou todo o estoque (tinha que ter limite por pessoa não acha?). Fora que, das gringas, só estavam servindo on tap ou pra beber muito poucas, justamente as que ja tinha bebido antes e por um valor muito acima do esperado. Por exemplo bebi Chimay Blue (que ja devo ter provado umas 20x no minimo) mais caro que paguei em outros pubs em SP e no RJ. :/
No sábado voltei e já tinha acabado praticamente tudo de bom, exemplo: Todas Bodebrowns, a Colorado Ithaca quase todas da Wals. Despreparo total. Pra mim só valeu a pena pra conhecer a Burgman que gostei muito e paguei o kit e as Mistura Clássica, que estavam R$5,00 500ml e sempre davam um "chorinho" bebi todas dessa.
O evento foi anos luz aquém do que eu esperava, ainda mais que eu tinha visto a lista do Mondial feito no Canadá e França, que como o Fernando postou, além muito superior em variedade (mundial) e infra-estrutura impecável, era livre acesso.
O BE, não foi aquela maravilha toda não, mas pelo menos bebi Ola Dubh on tap, comprei umas Harvestoun garrafa, minha namorada e amigas beberam e amaram as Mort Subitas, vendidas em garrafa e on tap, fora que tinha várias belgas, holandesas e alemas vendendo. Americanas não lembro no momento. O evento foi bem mais democrático. Deu pra bater papo com alguns cervejeiros, como fiz com o da Insana, que esqueci o nome agora, com o Sandro Gomes, da Ampolis,que é simpático pra caralho e bem receptivo.
E a Delibeer, que foi relativamente caro, mas pensando no consumo valeu muitíssimo a pena (sem falar que como fomos 6 casais sobrou muita cerveja pra mim e um amigo das respectivas kkk). Tinha bem pouca variedade, pois o foco era nacional, priorizando as do estado, porém foi lá que conheci muitas cervejarias que desconhecia como a Fraga (conversei com o Sérgio), Rasen Bier (De gramado), Duas Cabeças.
Tô indo novamente só pra não ficar com peso na consciência, mas se for como ano passado nao volto mais. E aguardarei algum outro evento que faça como os lá de fora.
Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
Last edit: 9 anos 6 meses atrás by Alexandre LC.
9 anos 6 meses atrás #57157

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Festivais de Cerveja: exploração ou realidade?

Posso ser sincero? Eu já fui em alguns desses festivais (a saber, duas edições do Brasil Brau) e, do meu ponto de vista como consumidor, acho um belo programa de índio. Você paga (e paga caro) para ficar andando de stand em stand, pegando fila, se espremendo para conseguir um copo de chope, passando calor, e se convence de que valeu a pena porque você bebeu X ou Y cervejas difíceis de encontrar no mercado a preços acessíveis. Mas o que você deixa para lá é o fato de que você bebeu umas 10 cervejas diferentes no mesmo dia, quase por compulsão, e que, depois do terceiro copo, todas tinham mais ou menos o mesmo gosto.

Eu cheguei a um ponto da minha vida em que não tenho nenhum interesse nessa sanha quantitativa. Prefiro apreciar uma boa cerveja em boa companhia, com calma e degustando para valer, com uma boa conversa para acompanhar, do que mandar para baixo 20 cervejas diferentes na pressa, sem conseguir apreciar direito o que estou tomando, sem estar num contexto agradável para mim. E posso dizer com convicção que aprendo muito mais com uma degustação bem feita do que com 20 mal-feitas. Mas enquanto o público achar que está legal beber um caminhão de cervejas diferentes para ser mais descolado, esses festivais caros e sem graça vão continuar valendo a pena para os organizadores.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
9 anos 6 meses atrás #57158

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se