Cadastre-se

Airlock efeito contrário...

Criado por RODRIGO MELO no tópico Airlock efeito contrário...

E aí pessoal, me tirem uma dúvida.
Fiz uma leva de pilsen e estou com algo estranho acontecendo no airlock, em vez de borbulhar empurrando o álcool para fora, ele está puxando ar de fora ( hã??), pois é percebo que o balde parece que criou um vácuo dentro, mesma coisa quando você abre a torneira com ele lacrado que puxa o álcool de volta.
Inoculei o fermento s-23 à 19º, não consegui baixar mais, demoraria muito, ficou 2 dias com temperatura controlada à 10º no tic-17, mas quando medi o mosto, estava com 14º, ai baixei para 7º no tic, e já faz 3 dias que o mosto está a 12º. Há! Também usei só 1 sache de fermento. Minha OG foi de 1.050, hoje tive que medir para ver se estava fermentando e obtive apenas 1.040, à 5 dias de fermentação, pouco né.
Alguém saberia me dizer alguma coisa a respeito?
9 anos 5 meses atrás #57569

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Airlock efeito contrário...

Você mediu com densímetro ou refratômetro?

Mas pode ser que esteja normal. Lager demora muito pra fermentar, ainda mais colocando apenas um sachê. Já acompanhei a produção e fermentação de uma pilsner que ficou 13 dias borbulhando e mais 4 para atenuar.
9 anos 5 meses atrás #57571

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico Airlock efeito contrário...

Cara em temperaturas mais baixas as vezes acontece mesmo do balde sugar o que esta no airlock, nao sei a explicação tecnica bem mas comigo sempre acontece quando faço cold crash...
Chutando que você fez uma leva de 20 litros, um sache só é bem pouco mesmo... mas a fermentação de lagers é mais lenta, fica tranquilo, minha lagers tem fermentado por 10 a 15 dias.
O problema maior acho que é que com pouca levedura e temperatura relativamente alta nos primeiros dias pode ter gerado muitos sabores e aromas indesejados, faz uma maturação mais longa pra ver se ajuda!
abraço
9 anos 5 meses atrás #57574

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por RODRIGO MELO no tópico Airlock efeito contrário...

Valeu pelas respostas já estava preocupado.
Fiz a medida com o densímetro, quando abro o refrigerador para dar uma espiada, exala um aroma cítrico puxando para limão, também é normal? Acho que é propriedades do fermento né.
9 anos 5 meses atrás #57579

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Airlock efeito contrário...

Normalmente os aromas cítricos são provenientes dos lúpulos ou especiarias. Porém não é comum a geladeira apresentar esse aroma. As vezes há um cheiro de ovo podre, resultado da formação de dióxido de enxofre e da liberação do mesmo pelo airlock. Mas isso é normal.

Se tiver cheiro de limão é bom verificar se o balde está mesmo fechado.
9 anos 5 meses atrás #57583

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se