Cadastre-se

Baixa Atividade

Criado por Rodrigo Esteves no tópico Baixa Atividade

Olá Colegas,

Neste domingo de madrugada coloquei minha primeira brassagem para fermentar, mais ou menos 9 litros de uma Blond Ale. A brassagem foi OK, sendo que a gravidade final ficou em torno de 1070. Sanitarizei o balde com álcool 70 e iodo a 2%.

Coloquei o fermento direto (US-05), sem hidratação prévia, não consegui baixar a temperatura para além dos 30º.

Deixei fermentando o primeiro dia a 15 graus, depois subi para 20 graus. Configurei o termostato para uma variação de 2 graus (para cima ou para baixo).

O que está me chamando a atenção é que não tenho visto muita atividade no airlock (3 partes com álcool 70). Hj fui verificar a vedação e, ao forçar a tampa, percebi que rolou uma pressão pq a tampa fez uma "barriga" para cima quando forcei. Mas ainda sem bolinhas.

Alguma dica?

muito agradecido.
8 anos 11 meses atrás #60977

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Baixa Atividade

Rodrigo Esteves escreveu: O que está me chamando a atenção é que não tenho visto muita atividade no airlock (3 partes com álcool 70). Hj fui verificar a vedação e, ao forçar a tampa, percebi que rolou uma pressão pq a tampa fez uma "barriga" para cima quando forcei. Mas ainda sem bolinhas.

Alguma dica?

muito agradecido.


Olá Rodrigo!

Respondendo sua dúvida, digo para não se importar muito com a "movimentação" do airlock, importe-se com a atenuação. Veja diariamente se a og está baixando, se isso estiver acontecendo, a fermentação está ocorrendo.

Caso não esteja atenuando, pode ter sido algum problema com o fermento como quantidade e/ou má estocagem.
Fez a brassagem em quanto tempo? Usou muito malte especial? Fez uma boa aeração? Sanitizou bem o balde?
Isto tudo tb influi numa boa fermentação ;)

Sobre a temperatura de 30 graus para inoculação do fermento, está tudo certo, entre 20 e 30 está ok, importante é a diferença de temperatura entre o fermento e o mosto não seja superior a 8 graus (livro da Yeast)
Mas quando tempo demorou para baixar a esta temperatura? Muita demora (a partir de 1 hora) pode gerar contaminação e arruinar a fermentação.

15 graus para iniciar a fermentação tb faz com que o "processo" comece devagar :huh:
Quanto tempo demorou para baixar de 30º para 15º? Se a demora for demasiadamente longa (o recomendado é 2 graus por hora), pode se gerar diacetil além da conta, rs, além de mais ésteres do que o desejado;

Pode programar tb o termostato para ligar a geladeira com 0,3 graus, assim a variação de temperatura será menor, "estressando" menos o fermento. E não, não queimará sua geladeira, rs (eu programo para 0,2 às vezes, rs)

Abraços!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo Esteves
Last edit: 8 anos 11 meses atrás by Fernando Pires.
8 anos 11 meses atrás #60984

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo Esteves no tópico Baixa Atividade

Oi Fernando,

Como é minha primeira brassagem acho que errei na temperatura e acabei tendo uma OG muito alta. Como eu faço para evitar isso no futuro?

Sanitarizei o balde com iodo e álcool 70. Para baixar a temperatura da fervura usei um chiller, não passou de 20 minutos. Depois de colocar no balde, joguei na geladeira com controlador e fui dormir. Mas lembro que de manhã já estava ok. EU tenho um geladeira que demora muito para ligar, cortes de energia constantes no controlador ela simplesmente não funciona. Consegui chegar a 0.5. Vc acha ok?

E se a densidade não baixar, dá para salvar? Tipo jogando mais fermento ou perdi ?

Grande abraço e muito obrigado pela atenção!!!
8 anos 11 meses atrás #60985

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Baixa Atividade

Rodrigo Esteves escreveu: Oi Fernando,

Como é minha primeira brassagem acho que errei na temperatura e acabei tendo uma OG muito alta. Como eu faço para evitar isso no futuro?

Sanitarizei o balde com iodo e álcool 70. Para baixar a temperatura da fervura usei um chiller, não passou de 20 minutos. Depois de colocar no balde, joguei na geladeira com controlador e fui dormir. Mas lembro que de manhã já estava ok. EU tenho um geladeira que demora muito para ligar, cortes de energia constantes no controlador ela simplesmente não funciona. Consegui chegar a 0.5. Vc acha ok?

E se a densidade não baixar, dá para salvar? Tipo jogando mais fermento ou perdi ?

Grande abraço e muito obrigado pela atenção!!!


Cara, a OG é o menor dos seus problemas, pois está até dentro do estilo proposto.

Sobre a variação de 0,5 ok.

Se o problema da fermentação for só a quantidade de fermento, sim, você pode adicionar mais, talvez resolva. Neste caso, ajuda tb dar uma boa sacudida no balde para aerar.
Estes processos seriam melhores nas primeiras 24h, 48h de fermentação, mas... Vamos q vamos!!!

QQ coisa que eu puder colaborar, estou por aqui.

Abraços.
Last edit: 8 anos 11 meses atrás by Fernando Pires.
8 anos 11 meses atrás #60986

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Baixa Atividade

Rodrigo Esteves escreveu: Oi Fernando,

Como é minha primeira brassagem acho que errei na temperatura e acabei tendo uma OG muito alta. Como eu faço para evitar isso no futuro?

Grande abraço e muito obrigado pela atenção!!!


Esqueci de dizer o que fazer para baixar a OG :P

Bem, caso queira baixar vc pode:

1- Usar mais água pra lavar os grãos;
2- Ferver menos o mosto;
3- Adicionar água fervida diretamente no mosto após a fervura.

Abraços!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo Esteves
Last edit: 8 anos 11 meses atrás by Fernando Pires.
8 anos 11 meses atrás #60987

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Baixa Atividade

O Fernando me poupou de escrever um texto, haha. Mas chamo a atenção para a aeração no mosto antes da fermentação. Se você não fez uma hidratação no fermento e nem oxigenou o mosto provavelmente está tudo normal. A levedura, por causa da pouca quantidade de oxigênio, passará logo da sua fase de reprodução (quando há oxigênio no meio) para a fase de fermentação. Sendo assim, haverá poucas células vivas e consequentemente a velocidade de fermentação será bem baixa.

Já sofri com esse problema duas vezes. Uma delas a fermentação de uma weiss durou 15 dias. Hoje em dia fermento ela em 6.

Espere mais alguns dias e vá medindo a densidade diariamente para acompanhar o processo. :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo Esteves
8 anos 11 meses atrás #60989

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se