Cadastre-se
× Harmonização

Receitas com cerveja

Criado por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Receitas com cerveja

Além de harmonizar, também gosto muito de pratos que levam cerveja como ingrediente. Vai aqui uma receita bastante simples que inventei neste fim de semana e cujo resultado me agradou bastante.

Escalopes de frango ao molho defumado

Ingredientes:
0,5 kg de peito de frango cortado em escalopes
meia lata de creme de leite
1 long neck de Eisenbahn Rauchbier
1 cebola pequena
1 colher de sopa de manteiga
50g de gorgonzola (opcional, usei porque tinha sobrado do dia anterior)
azeite
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Comece temperando o frango com sal e pimenta do reino, e reserve. Pique a cebola e reforgue-a em uma panela com uma colher de sopa de manteiga misturada com azeite (para não queimar a manteiga). Quando a cebola estiver transparente, adicione os escalopes de frango e refogue mexendo bem, apenas para selar a carne. Despeje a long neck de Eisenbahn Rauchbier e deixe o frango cozinhar na cerveja em fogo alto, até evaporar quase toda a cerveja. Adicione o queijo gorgonzola cortado em cubinhos, e deixe incorporar ao molho. Despeje o creme de leite, mexendo sempre, até estar quente, mas não deixe o creme de leite ferver muito. Se quiser, adicione mais sal e pimenta do reino e sirva com arroz ou batatas. Serve 2 pessoas.

Sugestão de harmonização:
Eu não harmonizei com a própria Eisenbahn Rauchbier, porque queria que a bebida não tivesse notas defumadas, de modo a ressaltar as do molho. Optei por uma Eisenbahn Weizenbock, e o resultado foi bastante agradável, mas creio que uma Schwarzbier não muito amarga, uma Munich Dunkel ou uma porter também possam funcionar. Pretendo testar novamente essa receita no futuro usando outra Rauchbier, como a Bamberg.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
14 anos 4 meses atrás #2701

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Anderson Martins no tópico Re: Receitas com cerveja

Marcussi, fiquei pensando aqui e acredito que dá certo também trocar o frango pela carne suina, um lombo ou tirinhas de copa lombo (eu prefiro, por ser mais suculento que o lombo), eu acho que combinaria perfeitamente com o sabor defumado da Rauchbier.
O que acha????

Acredito que referente a harmonização não mudaria muito com essa substituição, apesar de achar que uma Weizenbock combina melhor com suino.
14 anos 4 meses atrás #2704

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por . . no tópico Re:Receitas com cerveja

Parece bom, tanto com frango quanto com carne de porco.

Há algumas semanas fiz picanha suína ao forno ao molho de café, a receita não foi inventada por mim mas adaptada, só que não vou saber transcrevê-la porque 90% do que faço vai no "olhômetro", sei que levou café bem forte, cravo, canela em pau e cerveja Stout (usei a Baden), mas dá pra fazer com Porter também. Além desses que são os principais coloquei os tradicionais temperos: sal, noz moscada, cebola e alho picados, etc e finalizei o prato com algumas ervas "in natura".

A foto está no meu Orkut, é a 3ª do álbum "Gororobas I".
14 anos 4 meses atrás #2705

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ivan Sellegatto Gomes no tópico Re:Receitas com cerveja

Marcussi
Valeu pela receita. Eu não sei se vc conhece mas tem esse site só com
receitas que levam cerveja.

Bom as receitas só falam nas nossas pilsen comuns, mas acho que
da pra adaptar e usar cerveja de verdade. ;)


[url=http://]http://www.livrodereceitas.com/tudocom/cerveja/index.html[/url]
14 anos 4 meses atrás #2780

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:Receitas com cerveja

Anderson, acho que rola sim com porco. Eu curto frango com molhos que levam creme de leite, por isso optei por ele. Guima, tuareceita pareceu bem legal, quero tentar um dia. Também faço meio no olhômetro, mas depois "chuto" uma quantidade aqui no fórum! ;) Ivan, eu topei com esse site outro dia desses, bem legal!

Mais uma receita inventada nesse fim de semana:

Pintado ao maracujá com perfume de especiarias

Pintado:

Ingredientes:
4 filés de pintado
1 maracujá
1 long neck de Hoegaarden Witbier
1 limão
Sal a gosto
Sementes de coentro
Pimenta do reino a gosto
Colorau a gosto
Azeite

Modo de preparo:
Tempere os filés de pintado com sal e pimenta do reino a gosto, sementes de coentro moídas, o suco de 1 limão e um pouco de Hoegaarden. Deixe repousar por pelo menos 1 hora. Enquanto isso, tire a polpa do maracujá e misture com o restante da Hoegaarden. Eu levei isso ao fogo para apurar e "engrossar", mas achei que perdeu um pouco dos aromas da cerveja, então vale a pena tentar deixar frio mesmo. Coloque os filés num papel laminado, espalhe um pouco de colorau para dar cor, regue com azeite e cubra com o molho de maracujá e Hoegaarden. Feche bem os papilotes e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 20 minutos a 200ºC. Sirva ainda no papilote.

Batatas com perfume de especiarias

Ingredientes:
2 batatas grandes
1 cebola média
1 maçã
Alecrim
Gengibre
Sal
Azeite

Modo de preparo:
Corte as batas em pedaços grosseiros, ainda com a casca, e cozinhe-as em uma panela com água, sal e um ramo de alecrim, por cerca de 15 minutos (até estarem macias). Corte a maçã em pedaços e a cebola em tiras. Deixe a cebola descansar imersa em água por cerca de 10 minutos, e depois escorra. Corte algumas fatias finas de gengibre. Unte uma forma refratária com azeite e distribua as tiras de cebolas, fatias de gengibre, folhas de alecrim, pedaços de maçã e de batata, e regue com azeite. Leve ao forno alto por mais ou menos meia hora (até as cebolas estarem murchas e levemente douradas).

Brócolis

Ingredientes:
1 brócolis grande, ou 2 pequenos
2 dentes de alho
Sal

Modo de preparo:
Cozinhe o brócolis em água fervente com sal e os dentes de alho picados, por cerca de 10-15 minutos (até estar "al dente").

Sirva os papilotes de pintado com as batatas e o brócolis. Harmonize com Hoegaarden Witbier ou com uma Belgian tripel mais leve e seca.

Comentários
É uma receita de preparo simples, mas que impressiona. É um prato bastante aromático (o aroma do molho de maracujá + Hoegaarden é incrível), mas ainda leve, então é preciso harmonizá-lo com cervejas leves e perfumadas: eu usei a própria Hoegaarden Witbier e caiu como uma luva, mas acho que uma boa Belgian tripel bem aromática e seca também cai bem. Um dia tento de novo com Tripel Karmeliet, Urthel Hibernus Quentum ou Unibroue La Fin du Monde. Essa receita me pareceu ter um bom potencial beer-evangelizador para despertar para os aromas, e acho que funcionaria bem com as moças.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
14 anos 4 meses atrás #2781

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lucas F. Zurwellen no tópico Re:Receitas com cerveja

Eu tenho uma receita infalível:

Seu prato preferido + uma cerveja que combine! Não tem erro!

Mas as receitas parecem ser deliciosas! Uma boa seguir um dia!
"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Last edit: 14 anos 4 meses atrás by Lucas F. Zurwellen.
14 anos 4 meses atrás #2818

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se