Cadastre-se

A agua utilizada interfere no sabor final???

Respondido por Gustavo Silva no tópico A agua utilizada interfere no sabor final???

Eu estou usando água mineral. Costumo comprar a mais barata, mas desde que com menos de 30mg/L de sódio. Acima disso eu já noto um sabor salgado na água e tenho medo que fique na cerveja.

Acho que não há problemas em usar água de nascentes, mas seria interesse ter em mãos um laudo de análises físico-químicas (carbonatos, bicarbonatos, sódio, etc). Mas eu indico a mineral.
8 anos 11 meses atrás #60692

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Paulo Almeida no tópico A agua utilizada interfere no sabor final???

Quem bebe Brahma (ou qualquer industrializada) não gosta de cerveja nem sente o sabor de coisa alguma.
8 anos 11 meses atrás #60964

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ricardo Dan no tópico A agua utilizada interfere no sabor final???

Pessoal,

Para fazer cerveja caseira, Existe alguma marca de agua mineral melhor para comprar? Ex: Minalba, Ouro fino, etc...

Valeu
8 anos 11 meses atrás #61011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico A agua utilizada interfere no sabor final???

Ricardo, o problema é que normalmente a distribuição das marcas de água mineral é algo regional. Não vale a pena levar água em garrafas ou bombonas até outro estado, percorrendo uma distância grande, sendo que é um produto muito barato. Então fica difícil saber quais marcas você consegue encontrar.

O que eu faço é olhar as características físico-químicas da água. Claro que aquilo que está no rótulo foi de uma análise feita uma única vez e simplesmente é repetido os resultados para todas as próximas garrafas. Por isso não é tão confiável. Mas é uma boa base.

Normalmente eu procuro uma água com o menor teor possível de sódio, potássio, carbonato e bicarbonato, pelo fato de que eu sinto um sabor salgado dos mesmos quando estão em uma quantidade razoável e tenho medo que o mesmo fique na cerveja. Mas ao mesmo tempo essa água seria boa para algo parecido com uma Gose. :) Então, depende muito do tipo de cerveja. Alguns estilos pedem uma água mais dura (maior teor de Cálcio e Magnésio), mas isso é um detalhe.

Eu ultimamente tenho usado água da torneira e tenho tido resultados muito bons.
8 anos 11 meses atrás #61012

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ricardo Dan no tópico A agua utilizada interfere no sabor final???

Mas a agua de torneira nao contem cloro em altas doses? isso nao afetaria a cerveja de alguma forma?
8 anos 11 meses atrás #61013

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico A agua utilizada interfere no sabor final???

O cloro (hipoclorito de sódio) afeta sim o gosto da cerveja. Porém, ele se decompõem rapidamente quando aquecido em cloreto de sódio, oxigênio e clorato de sódio, que apenas dariam um gosto salgado à água, mas como estão em quantidade tão pequenas (faixa de 1 a 3mg/L) não chegam a afetar o gosto da água.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ricardo Dan
8 anos 11 meses atrás #61015

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se