Cadastre-se

Água de torneira x Água engarrafada

Respondido por Luiz Picelli Sanches no tópico Re:Água de torneira x Água engarrafada

Do ponto de vista microbiológico, ferver antes ou não, acredito eu na minha pequena experiencia, que da na mesma....

visto que vai ferver novamente depois...


Agora, já que o cloro é volátil, ferver antes vai fazer com que o cloro se dissipe...



Leonardo S. escreveu:

Tom Adamenas escreveu:

Vou fazer uma confissão: das 3 levas que fiz, só uma deu certo e foi justamente a que usei água da torneira! hehehe Claro que não vou creditar à maravilhosa água torneiral paulistana o sucesso da minha breja (finalmente consegui manter a fermentação e maturação em temperaturas controladas e abaixo dos 25°C!!!), mas que deu certo, deu.

(sei que alguns cervejeiros vão ficar emputecidos com esse meu comentário e sei que esse não foi um toque muito inteligente, mas é um fato hahaha)


Tom, mas você ferveu antes, não?

12 anos 3 meses atrás #32284

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:Água de torneira x Água engarrafada

Leonardo, também fiz várias levas com água mineral mas também já utilizei água da torneira.
O bom é descansar a água para a saída do cloro.
Nunca perdi brassagem.
Um abraço.
Monich
12 anos 3 meses atrás #32550

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Ricardo Alves no tópico Re:Água de torneira x Água engarrafada

Um dos únicos problema da água de torneira que já foi citado nos tópicos acima é o Cloro, porém ele volatiliza com a temperatura de 40 graus, ou seja, se você fizer a infusão do malte acima dessa temperatura não terá problema com esse mineral. Outro porém é sobre a quantidade de mineral alcalinos terrosos que a água possui, isso vai determinar se a água é "dura" ou "mole", e cada tipo de água influencia positivamente ou não para o estilo de cerveja proposto.

Para quem deseja usar a água da torneira, vá a sabesp e solicite a análise de água de seu bairro assim você saberá quais e quantos minerais terá na sua água podendo assim ter maior controle do seu estilo proposto.
12 anos 3 meses atrás #32576

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Yuri Lopes no tópico Re:Água de torneira x Água engarrafada

cara, vou fazer minha primeira leva de cerveja esta semana. Estou na dúvida entre 2 águas. Uma é a água do filtro da casa do meu sogro, é um baita de um filtro, de uma marca japonesa, hoken , eles dizem que a água sai a melhor do mundo; já a outra penso em usar a água bonafont. o que acham??
"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
12 anos 1 mês atrás #34577

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Ricardo Alves no tópico Re:Água de torneira x Água engarrafada

Fala confrade, se você tem um filtrador, USE-O, só confira se ele está tudo nos conformes, as vezes se ficar muito tempo sem trocar os compostos ele vai ficando com baixa eficiência. Na minha opinião comprar água é uma cilada, já que na maioria das vezes ela só difere da água da torneira por possuir cloro o que você resolve fazendo o mash in acima de 40 graus.
12 anos 1 mês atrás #34608

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Augusto Faustino no tópico Água de torneira x Água engarrafada

Olha este tema da agua realmente somente com uma analise de laboratorio eu acredito que daria mais pistas, pois alem de PH presença de sais minerais e caracteristicas fisico-quimicas entre aguas que bebemos mudam, assim como a propria Sabesp que abastece nossa cidade aqui com agua de 2 sistemas diferentes, o Cantereira que considero e acredito ter uma agua mais limpa e portanto que exigiu um tratamento mais leve e o Guarapiranga que conheço bem tem sua captação ali na barragem e varia muito conforme a sasonalidade faz a represa subir e baixar de nivel, fora a poluição etc etc etc.

Nas minhas produções em casa, optei em comprar agua mineral de galao (Aguas da Prata, Minalba, Petropolis). Apesar de ter um filtro de barro acabei utilizando do galao direto e sempre funciona bem.

Acho que é uma questao de manter condiçoes quimicas para os fenomenos da cerveja acontecerem, e a questao leveza ou pureza da agua é que pode trazer aquela sensação semelhante quando bebemos uma agua mineral realmente boa.... sou apreciador de agua assim como cerveja, mas no caso acho que ate mesmo a sabesp funciona se filtrar ela num filtro fica interessante.
10 anos 8 meses atrás #48307

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se