Cadastre-se

Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Respondido por Ricardo Sangion no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Fabiano, é uma boa pergunta, eu não acompanho muito o que ocorre fora, mas diria que esse tipo de coisa deva sim acontecer da mesma forma.

O Luiz apontou algo interessante, sobre o que ele sente falta, esse tipo de feedback ajuda os blogueiros a focarem mais em conteudos que tenha demanda e pouca oferta, caso tenham tempo e inclinacao para escrever sobre o assunto.

Por fim, ao Fernando, acredito que exista muito debate com o Gustavo por dois motivos:
1) Existe um questionamento com relacao a nomemclaturas/definicoes que ainda nao conseguimos superar
2) O Gustavo gosta de manter o debate aberto, o que eu acho muito valido e uma caracteristica positiva dele. Muita gente ja teria desistido, mas ele inclusive se prontificou a buscar mais dados que reforcem suas conviccoes. Apesar de eu discordar do ponto de vista do Gustavo, aprecio sua vontade e determinacao em defender seus pontos, e aos poucos vamos enriquecendo o debate. Talvez por caminhos um pouco mais longos, é verdade, mas tenho certeza que muita gente tirou bastante proveito das discussoes aqui levantadas.

Proponho, inclusive, que tentemos focar um pouco mais no fator "qualidade" do que no "jabá", assim a gente foge das suposicoes e consegue, todo mundo no mesmo nivel, falar sobre a qualidade editorial dos blogues e o que poderia ser feito para melhorar.

Por exemplo, eu gosto da cobertura do All Beers de novidades e eventos. Como nao me aprofundo muito, acho que esta bom do jeito que esta, bem abrangente e rapido. Alguem tem sugestao de melhoria?

Eu tambem nao sou muito a favor da replicacao de conteudo que o Bebendo Bem faz, mas ai é pessoal. O Brejas faz algo parecido com o "Acontece nos Blogs de Cerveja" - www.brejas.com.br/brejas-reader/ - mas é separado do Blog. Tambem temos um espaco aberto para qualquer pessoa escrever no Brejas, o Falando de Cerveja - www.brejas.com.br/falando-de-cerveja - , que novamente é separado do Blog.

Nunca vi problema no conteudo do Maria Cevada e acho que tem seu proposito. Quando vejo o titulo e nao me interessa, simplesmente nao leio.

Como a variedade de blogues é grande, tem muita gente fazendo avaliacao e analise sensorial de cervejas, tem reviews de bares em outros sites muito mais especializados (Foursquare, Kekanto, Trip Advisor, Facebook, Google Places, Yelp), nao acredito que o leitor seja enganado.

Como teste, faça uma busca por <nome da loja virtual de cervejas> é confiavel, tanto no Google quanto no Bing.
Depois procure a mesma loja no Reclame Aqui. E depois procure os bares.

Enfim, o ponto é, tem realmente muito conteudo disponivel e, mesmo que possa existir a influencia do marketing das cervejarias e dos blogueiros, a Internet é bem mais ampla que isso.

Adoraria discutir o quanto cada blogue tem de audiencia para poder medir realmente o impacto de tudo isso que a gente vem falando em quase 100 comentarios. Talvez, de tao proximos que estamos, estejamos mesmo vendo apenas a ponto do iceberg, defendendo um consumidor que realmente nem passar perto de tanto blog assim.
Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
9 anos 9 meses atrás #55965

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Guedes no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Ricardo Martins Sangion escreveu:
Proponho, inclusive, que tentemos focar um pouco mais no fator "qualidade" do que no "jabá", assim a gente foge das suposicoes e consegue, todo mundo no mesmo nivel, falar sobre a qualidade editorial dos blogues e o que poderia ser feito para melhorar.
(...)
Enfim, o ponto é, tem realmente muito conteudo disponivel e, mesmo que possa existir a influencia do marketing das cervejarias e dos blogueiros, a Internet é bem mais ampla que isso.
.


Bom rumo pra discussão tomar. Nesse sentido, se olharem meu primeiro post, eu disse que o Maria Cevada apesar de estar ultimamente com muitos "publieditorias", tem muita coisa legal também. Dicas de viagem, bares etc.

Sempre acessei o All Beers também, que foca nos lançamentos e nisso é um blog muito bom pra se atualizar, de fato.

O Bebendo bem mudou de perfil há algum tempo, virando -principalmente- um portal que reúne clippings de posts de outros blogs. Pra quem quer se atualizar no que está rolando nos outros blogs, é uma boa também .

Enfim, garimpando sempre acha-se coisa relevante em blogs de cerveja.
Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Last edit: 9 anos 9 meses atrás by Gustavo Guedes.
9 anos 9 meses atrás #55977

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Alexandre no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Outro ponto que lembrei é o fato de um blogueiro ser convidado pela Brasil Kirin para o lançamento da novíssima Baden Baden Witbier, por exemplo.

Não acredito em ninguém resenhando a cerveja como "porcaria, aroma de pinho sol", por exemplo, pois com certeza nunca mais será convidado para nenhum lançamento da empresa, e como o Luan citou, isso é uma recompensa pela visibilidade do blog. Com certeza o review da cerveja será bem atenuado, sempre tentando exaltar algum ponto, mesmo que isso seja difícil.

Bem diferente do que eu leio no Untappd pelos confrades do Brejas, que em sua maioria, são imparciais e isentos de acordos com fabricantes/distribuidores/importadores.

Mas, isso é só para levantar um novo aspecto na discussão, não estou citando nomes e nem pretendo acusar ninguém.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
9 anos 9 meses atrás #55981

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ricardo Sangion no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Luiz Alexandre escreveu: Não acredito em ninguém resenhando a cerveja como "porcaria, aroma de pinho sol", por exemplo, pois com certeza nunca mais será convidado para nenhum lançamento da empresa, e como o Luan citou, isso é uma recompensa pela visibilidade do blog. Com certeza o review da cerveja será bem atenuado, sempre tentando exaltar algum ponto, mesmo que isso seja difícil.


Luiz, posso te garantir que temos sim varios casos de pessoas com opiniao formada e nao influenciada por convites.
E de certa forma, ninguem deveria "descer o cacete" numa avaliacao, ela deveria ser um feedback ao produtor, com informacoes que ajudem a identificar o que ficou bom e o que precisa melhorar.
Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Last edit: 9 anos 9 meses atrás by Ricardo Sangion.
9 anos 9 meses atrás #55988

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Alexandre no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Ricardo Martins Sangion escreveu: Luiz, posso te garantir que temos sim varios casos de pessoas com opiniao formada e nao influenciada por convites.
E de certa forma, ninguem deveria "descer o cacete" numa avaliacao, ela deveria ser um feedback ao produtor, com informacoes que ajudem a identificar o que ficou bom e o que precisa melhorar.


Eu entendo, usei um exemplo esdrúxulo apenas para radicalizar a situação, dessa forma, ponderando sobre o que é real na degustação e o que foi "amenizado".
Last edit: 9 anos 9 meses atrás by Ricardo Sangion.
9 anos 9 meses atrás #55994

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fabian Ponzi no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

O grande problema é pensar que, se elogiar, é porque está recebendo algo em troca. Boas iniciativas são elogiáveis, tendo ou não uma ação de marketing por trás. Cabe a quem escreve a isenção de manter a sua opinião honesta independente disso.
9 anos 9 meses atrás #55996

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se