Cadastre-se

LENDAS CERVEJEIRAS

Respondido por Fabio Baeumle no tópico LENDAS CERVEJEIRAS

Caramba Marcussi, esse seu último post é uma verdadeira aula de história cervejeira... Extremamente bem exemplificado e resumido... Muito obrigado!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre Almeida Marcussi
9 anos 2 meses atrás #59175

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico LENDAS CERVEJEIRAS

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Já era praxe, antes das pale ales, que os fabricantes ingleses enviassem versões mais alcoólicas e lupuladas de suas cervejas (todas elas) para a Índia. Durante o século XVIII, era comum enviar à Índia uma cerveja forte e de longa maturação, que hoje nós identificaríamos com as barley wines ou old ales. Elas chegavam lá em estado perfeito, prontinhas para consumo. Também era comum lupular mais as porters enviadas à Índia. Da mesma maneira, existem registros de pale ales "comuns" e até de small beer (cerveja de mesa, o que hoje chamaríamos "session") que chegavam à Índia em condições suficientes para venda. O que a lenda implica é que nenhuma cerveja chegava bem à Índia antes das IPAs, e isso é claramente um mito. É provável que o sucesso da IPA não tenha se dado porque ela tinha maior viabilidade, mas porque era mais apreciada no clima quente da Índia.


Marcussi, sei que cervejas mais pesadas (barleywines/old ales) demandam mais lúpulo por uma questão de equilíbrio, mas você entende que a necessidade de conservação das cervejas durante as longas viagens marítimas não foi o principal motivador para uma maior carga da sagrada flor na sua produção?
 
9 anos 2 meses atrás #59177

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico LENDAS CERVEJEIRAS

Fernando Pires escreveu: E a lei de pureza, fora a possibilidade remota de que tenha sido motivada para controlar a demanda de trigo (a necessidade de diminuir a demanda pelo trigo era verdadeira, mas há o fato da cerveja de trigo não ter sido proibida),


Até onde sei (e isso pode ser uma lenda também :silly: ) o uso de malte de trigo era exclusividade dos cervejeiros da Família real da Baviera. Se não me engano essa exclusividade durou até 1872 quando o Fundador da Schneider (que era o cervejeiro Real na época) comprou do Rei Luis II da Baviera o direito de fabricar usando malte de Trigo.
Porém não sei como esses direitos se estenderam às outras cervejarias. E também não sei se essa exclusividade já valia em 23 de Abril de 1516(data de promulgação da Reinheitsgebot);
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre Almeida Marcussi
9 anos 2 meses atrás #59180

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico LENDAS CERVEJEIRAS

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: 1 - Quanto às IPAs e Russian imperial stouts, acho que a polêmica diz respeito aos "detalhes gloriosos" do mito, e não do seu sentido geral.
2 - Também era comum lupular mais as porters enviadas à Índia.
3 - Da mesma maneira, existem registros de pale ales "comuns" e até de small beer (cerveja de mesa, o que hoje chamaríamos "session") que chegavam à Índia em condições suficientes para venda. O que a lenda implica é que nenhuma cerveja chegava bem à Índia antes das IPAs, e isso é claramente um mito.
4 - É provável que o sucesso da IPA não tenha se dado porque ela tinha maior viabilidade, mas porque era mais apreciada no clima quente da Índia.
5 - No que diz respeito às Russian imperial stouts, vale lembrar que, no século XVIII, a palavra "porter" era usada para cervejas muito diferentes do estilo que conhecemos hoje: eram muito mais doces e menos torradas. O que é enganador sobre todas essas lendas cervejeiras é que elas dão a entender que os estilos que a gente bebe hoje já eram assim desde dois, três séculos atrás. Os russos bebiam uma cerveja escura e forte produzida pelos ingleses desde o século XVIII? Sim. Elas eram o que hoje conhecemos como "Russian imperial stouts"? Não.
6 - Quanto à Reinheitsgebot, Nos territórios alemães dominados pela Igreja católica, a Igreja detinha o monopólio de fornecimento do chamado "gruit", a mistura de ervas usada para aromatizar e equilibrar a cerveja antes do uso do lúpulo, e essa era uma importante fonte de renda fiscal para a Igreja. Quando a Reinheitsgebot foi promulgada, um dos objetivos provavelmente era privar a Igreja dessa fonte de renda, o que faz todo sentido se pensarmos no contexto das guerras religiosas e do surgimento do protestantismo no sul da Alemanha.
7 - A ideia de que a Reinheitsgebot era uma espécie de "decreto de qualidade" é muito inocente. E, vale lembrar: ela só valia para a Baviera, e não para a Alemanha inteira (que nem existia no século XVI). A Reinheitsgebot passou a valer para a Alemanha inteira apenas em 1906.
8 - Eu também acho um pouco estranho que vários formadores de opinião ainda reproduzam a mitologia referente a esses (e outros) assuntos quando já existe uma fonte confiável e de fácil acesso com as informações históricas corretas.


Vlw pela aula Marcussi!! ;)

Meus comentários:
1 - Até pq tanto a nomenclatura como a receita foram se modificando com o tempo (como disse);
2 - Pq era comum lupular mais as porters enviadas à India?
3 - Se cervejas mais "fracas" chegavam com qualidade satisfatória, desmistifica-se o fato da Ipa ter sido criada para "conservar" melhor a cerveja durante a viagem.
4 - Pelo clima quente da Índia e pelo paladar de quem vivia lá pode ter sido o mais provável real motivador da criação das Ipas.
5 - O termo RIS usado atualmente foi moldurando-se, assim como sua receita, e naturalmente pegou-se parte da história para usar como origem para o nome.
6 - Tinha me esquecido deste fato também, mais um detalhe que pode ser usado para desmistificar a Lenda.
7 - Concordo plenamente.
8 - É lamentável, inclusive autores nacionais expõem essas "lendas" sem o seu contraditório histórico.

Mais uma vez obrigado, contribuiu imensamente para meu conhecimento histórico sobre cerveja.

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre Almeida Marcussi
Last edit: 9 anos 2 meses atrás by Fernando Pires.
9 anos 2 meses atrás #59193

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico LENDAS CERVEJEIRAS

Claudinei   escreveu: Marcussi, sei que cervejas mais pesadas (barleywines/old ales) demandam mais lúpulo por uma questão de equilíbrio, mas você entende que a necessidade de conservação das cervejas durante as longas viagens marítimas não foi o principal motivador para uma maior carga da sagrada flor na sua produção? 


No caso das ales inglesas pesadas, não podemos dizer que foram motivadas pelas viagens marítimas, não. O mais antigo desses estilos em produção na Inglaterra provavelmente eram as chamadas "stock ales", que já eram oferecidas no mercado interno desde o século XVIII, como cervejas fortes, que demandavam uma maturação muito longa que podia chegar a quase dois anos. Essas cervejas fortes (as old ales e as barley wines, estas mais recentes, eram variações da stock ale) eram usadas principalmente em blends, mas também nas grandes propriedades agrícolas serviam quase como substitutos do vinho, sendo consumidas puras. Sua conservação por longo período de tempo já era apreciada na Inglaterra, antes da expansão do mercado indiano, então essa propriedade da longa validade não havia sido motivada pela necessidade das viagens marítimas. A stock ale era exportada para a Índia antes do desenvolvimento das IPAs, e consta que chegava aos portos indianos em condições ideais para consumo depois dos 6 meses da viagem marítima, enfrentando amplitudes térmicas brutais e um chacoalhar violento do navio. Na Inglaterra, ela era maturada por 12-18 meses antes de ser consumida; para a Índia, os 6 meses da viagem pareciam fazer o mesmo papel.

Já no caso das IPAs, parece claro que a adição de maiores quantidades de lúpulo nas pale ales foi, sim, motivada pelo mercado indiano. Como eu disse: não é que a lenda da IPA seja "falsa" em sentido estrito, é só que ela é muito mal contada.

Fernando Pires escreveu: 2 - Pq era comum lupular mais as porters enviadas à India?
3 - Se cervejas mais "fracas" chegavam com qualidade satisfatória, desmistifica-se o fato da Ipa ter sido criada para "conservar" melhor a cerveja durante a viagem.


Os fabricantes ingleses que exportavam seus produtos recebiam o conselho de adicionar mais lúpulo e aumentar um pouco o teor alcoólico de todas as receitas para exportação, por conta das propriedades conservantes do lúpulo e do álcool. Portanto, assim como existia uma "pale ale preparada para as Índias" (como essas brejas eram chamadas antes de surgir a denominação "East India Pale Ale"), também havia uma "porter preparada para as Índias" - que talvez fosse parecida com as Baltic porters, especialmente preparadas para o mercado dos mares do norte. Portanto, não é balela que a IPA visava a melhor conservação da pale ale enviada às Índias. O que é balela é que elas eram as únicas cervejas que chegavam lá em bom estado. E vale lembrar: uma IPA, depois de 6 meses chacoalhando num navio no Atlântico e no Índico, provavelmente chegava às Índias com um perfil sensorial mais parecido com o de uma pale ale comum, sem tanto amargor e aroma de lúpulo. A "correção" na lupulagem e no álcool provavelmente tinha como objetivo fazer com que elas chegassem à Índia parecidas com as pale ales normais da Inglaterra.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  , Diogo Olivares, Alexandre LC, Fernando Pires
9 anos 2 meses atrás #59201

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico LENDAS CERVEJEIRAS

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Já no caso das IPAs, parece claro que a adição de maiores quantidades de lúpulo nas pale ales foi, sim, motivada pelo mercado indiano. Como eu disse: não é que a lenda da IPA seja "falsa" em sentido estrito, é só que ela é muito mal contada.
...
...
Portanto, não é balela que a IPA visava a melhor conservação da pale ale enviada às Índias. O que é balela é que elas eram as únicas cervejas que chegavam lá em bom estado.


Creio que podemos concluir, então, que a sentença do nosso outro amigo blogueiro:

"A IPA foi criada porque as cervejas não sobreviviam à viagem entre a Grã-Bretanha e a Índia. Falso"

Não é de todo verdadeira, ou encontra-se incompleta/mal esclarecida, haja visto que algumas cervejas não se conservavam adequadamente (o que motivou a criação da IPA), ao passo que outras, mais robustas, aguentavam o tranco... ;)
 
9 anos 2 meses atrás #59202

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se