Cadastre-se

Concurso Brasileiro de Cerveja 2015

Respondido por Odimi Toge no tópico Concurso Brasileiro de Cerveja 2015

Desconfio que o sentido de tantas medalhas é meramente mercadológico. Cada vencedor poderá, de agora em diante, imprimir uma medalhinha no rótulo pra ajudar nas vendas.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Leonardo Eiterer, Alexandre Almeida Marcussi
9 anos 2 semanas atrás #60196

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre LC no tópico Concurso Brasileiro de Cerveja 2015

Quem foi ouro do Imperial or Double India Pale Ale ?
Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
9 anos 2 semanas atrás #60197

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Concurso Brasileiro de Cerveja 2015

Desde o ano passado, quando a mediana Stout Açaí da Amazon ganhou melhor cerveja (dentre outros resultados estranhos) venho pensando o seguinte:

O Festival de Blumenau é feito por profissionais brasileiros da cerveja para premiar cervejas feitas por profissionais brasileiros da cerveja. Todos são colegas e, no geral, todos são "brothers". Há um legítimo interesse comum na autopromoção - fato compreensível - afinal é preciso fomentar o mercado nacional.

Assim o que vemos é uma "jogação" de confete mútua no melhor estilo "chupa o meu que eu chupo o seu".

_Isso é bom do ponto de vista técnico? Provavelmente não. Do ponto de vista técnico talvez fosse melhor contratar jurados imparciais de outros países.

_ Isso é bom para o marketing da cena cervejeira nacional? Sim.

_ Se eu estivesse envolvido em algum lugar do processo ( sendo jurado ou cervejeiro) eu faria o mesmo? Provabelmente sim, pois o que importa é a publicidade e, consequentemente, o $$$$.

Mais uma vez reitero: é compreensível. Mas não dá pra levar a sério tal concurso. Assim como não dá pra levar a sério o fato de que a Stout Açaí seja sequer a melhor Stout, quanto mais a melhor cerveja.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Rodrigues, Gustavo Guedes, Alexandre LC
9 anos 2 semanas atrás #60198

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Concurso Brasileiro de Cerveja 2015

Odimi Toge escreveu: O Festival de Blumenau é feito por profissionais brasileiros da cerveja para premiar cervejas feitas por profissionais brasileiros da cerveja. Todos são colegas e, no geral, todos são "brothers". Há um legítimo interesse comum na autopromoção - fato compreensível - afinal é preciso fomentar o mercado nacional.


Mas é preciso considerar que as amostras são julgadas às cegas, sem que o produtor tenha a possibilidade de julgar sua própria cerveja. Acho que isso minimiza, se não inviabiliza em muitos casos, a possibilidade de qualquer jogo de cartas marcadas.

Pelo que entendi, este ano a escolha da melhor cerveja foi feita sem pontuação, usando um sistema de avaliação de um painel composto pelas ganhadoras do ouro. Ou seja, dentre um painel de cervejas, a Seasons BasiliCow foi realmente escolhida como a melhor da mesa, não foi só a que pontuou melhor dentro da sua categoria. Em teoria, isso evita distorções como a do ano passado, em que a Açaí Stout ganhou por pontuação, sem comparação direta com as demais medalhistas. Agora, é engraçado que, na escolha das melhores de 2015, o ouro e a prata tenham ficado com witbiers. Acredito que deve ter havido uma orientação ou consenso na mesa para valorizar o estilo.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
9 anos 2 semanas atrás #60199

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Concurso Brasileiro de Cerveja 2015

Minha intenção não foi sugerir cartas categoricamente marcadas. Mas isso não impede que algum dos jurados, mesmo às cegas, tenha a habilidade de identificar, com razoável chance de acerto, determinada cerveja após algum treino.

Claro - posso (e espero) estar totalmente equivocado. Porém, frente os resultados, não é difícil imaginar a existência de alguns "direcionamentos" prévios.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Paul K
9 anos 2 semanas atrás #60200

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Paul K no tópico Concurso Brasileiro de Cerveja 2015

Todos esses argumentos podem ser encaixados, em maior ou menor grau, em qualquer concurso. Toda cervejaria entra nesses concursos na expectativa de promover sua marca, e isso é uma coisa que custa dinheiro e vale dinheiro.

Do outro lado jurados bem ou mal capacitados fazem avaliações subjetivas de acordo com critérios rígidos, estanques e objetivos definidos com base em modelos que na prática são hipotéticos e transientes. Isso enquanto também possuem interesse nos resultados de acordo com suas cervejarias, parcerias, amizades e/ou inimizades.

Será que entre 5 (ou mesmo 10) cervejas do mesmo estilo é difícil identificar com alto grau de certeza aquela cerveja que do seu camarada que você bebeu hoje mais cedo? E aquela que você vem bebendo todos os finais nos últimos 2 meses? E quando é cada cerveja de um estilo diferente?

Há muitos anos atrás eu ficava impressionado com a quantidade de medalhas que certa cerveja tinha ganho, mesmo sem nem saber qual a procedência, mas logo percebi que cerveja boa não precisa de medalha.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge
9 anos 2 semanas atrás #60202

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se