Cadastre-se

A cerveja fica turva

Criado por João Majolini no tópico A cerveja fica turva

Boa tarde, ainda sou meio novo nessa arte, é somente a terceira receita que faço e nas três aconteceu o que vou relatar.
Passado uns dois dias após engarrafá-las dei uma olhada e elas estavam bem límpidas, ao colocar sob a luz era possível enxergar do outro lado. Entretanto resolvi colocar uma para gelar e experimentar, e para minha surpresa, passadas umas 12 horas a cerveja ficou bem turva, como se fosse uma weissbier, porque será que isso aconteceu?
Alguém poderia me ajudar?
A cerveja que fiz é do tipo Kölsch, as matérias primas foram compradas na ArtBrew em campinas.
Desde já agradeço a todos
10 anos 6 meses atrás #50290

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rafael Amarins no tópico A cerveja fica turva

Cuidado para não agitar as suas garrafas antes de tomar e evite despejar o fundinho que certamente conterá um pouco de levedura decantada, provocando a turbidez.
A cor também não mudou, apenas ficou turva. Fique tranquilo e experimente deixar a garrafa quietinha na geladeira, inclusive não a deixe na porta. Com cuidado pegue-a e despeje para ver se pode ser isso.
Perguntas: no seu processo de maturação, voce faz a maturação secundária a qual temperatura? Isso interfere no quanto de levedura acaba indo para dentro da garrafa no momento do envase.
Quando voce colocou pra gelar, manteve de pé?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: João Majolini
10 anos 6 meses atrás #50305

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Majolini no tópico A cerveja fica turva

Rafael, primeiramente, valeu pela ajuda!
Eu engarrafei depois de 7 dias de fermentação já com o primming na garrafa. Depois de 02 dias de primming que coloquei na galadeira, em pé e no fundo da geladeira, e antes de colocar ela estava bem límpida, depois de um tempo que ela ficou turva.
Cara, como sou um pouco inexperiente, vou te fazer uma pergunta que vc pode julgar boba.
O que seria maturação secundária?
Desde já agradeço.
Até mais.
10 anos 6 meses atrás #50306

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rafael Amarins no tópico A cerveja fica turva

Ok João, vamos lá tenho algumas dicas basante importantes.

Sobre o processo de fermentação:
O processo de fermentação para uma cerveja é mais longo do que somente os 7 dias de fermentação que voce utilizou, tanto as Ales quanto as Lagers. A Kolsh é um estilo de cerveja Lager (existem duas famílias de cerveja basicamente, as Lager e as Ale). E eu nunca fiz uma Lager então vou falar o que sei sobre o processo de fermentação das Ales.
Para uma cerveja relativamente leve, de aproximadamente OG 1050 g/l acompanha-se o processo de fermentação primária, também chamado de atenuação, que é basicamente o período em que a levedura trabalha de forma mais acelerada transformando o açucar da cerveja em alcool e gás. É possível acompanhar a evolução dessa fase, que é feita em temperatura mais alta, com uma ferramenta como densímetro ou refratômetro.
Mesmo voce não tendo acompanhado, os 7 dias de fermentação deveriam ser, pelo menos para uma Ale, suficientes ou quase suficientes para atenuar (fermentar) tudo o que tinha pra fermentar na breja, ou seja, ela já estará com o alcool final.
A partir desta fase passa-se para a fase de fermentação secundária que é quando a teperatura da breja é baixada, ou seja, dos 18~21 graus passa para 0~6 graus ºC. Nesta fase secundária ocorre a decantação das partículas que estavam em suspensão na cerveja (como pequeníssimos sedimentos como grãos de malte, lúpulo,fermento e etc) acabam decantando no fundo do fermentador. Essa fase serve para, além de separar os sedimentos do liquido, arredondar o sabor da cerveja, fazendo com que qualquer gosto desequilibrado que possa ter ocorrido devido a um erro de receita ou processo de mostura, fervura e etc seja ao menos atenuado.
Essa segunda fase, chamada de fermentação secundária, ou cold crash, varia muito de cervejeiro para cervejeiro, de estilo para estilo de cerveja também. Nas Ales tem cervejeiro que deixa apenas 3 dias, outros 20 dias ou até mais. No caso das cervejas Lager existem articífios como parada do diacetil (Diacetyl rest), os períodos mudam também... enfim, é algo que não conheço mas sei que tem suas peculiaridades.

Sobre o Priming, 2 dias não é tempo suficiente para a carbonatação da sua breja. Eu aconselho deixar a cerveja fora da geladeira por 3 semanas até que o priming se complete antes de devolver para a geladeira, pois se devolver para a geladeira o que vai ocorrer é que simplesmente a levedura vai parar sua atividade de consumir os açucares simples do priming que voce fez e não vai carbonatar, ou seja, não vai ficar com o gás que deve ter uma garrafa de cerveja.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: João Majolini
Last edit: 10 anos 6 meses atrás by Rafael Amarins.
10 anos 6 meses atrás #50307

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo S. no tópico A cerveja fica turva

Isso tá mais com cara de Chill Haze, mas é so estético.Isso acontece quando a cerveja é resfriada e as proteinas saturam na cerveja e ficam visiveis. Quando ela é aquecida aumenta a solubilidade e elas "somem". Mas não tem gosto não.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: João Majolini
Last edit: 10 anos 6 meses atrás by Leonardo S..
10 anos 6 meses atrás #50308

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Gheorghiu no tópico A cerveja fica turva

Rafael Amarins escreveu: Ok João, vamos lá tenho algumas dicas basante importantes.

Sobre o processo de fermentação:
O processo de fermentação para uma cerveja é mais longo do que somente os 7 dias de fermentação que voce utilizou, tanto as Ales quanto as Lagers. A Kolsh é um estilo de cerveja Lager (existem duas famílias de cerveja basicamente, as Lager e as Ale). E eu nunca fiz uma Lager então vou falar o que sei sobre o processo de fermentação das Ales.


Ola a todos. Hoje saiu uma reportagem sobre uma brasileira 3º colocado no BSWC, o Beer Sommelier World Championship.

Ao final da reportagem, ao falar sobre o estilo Kolsh, lemos:

O estilo Kölsch é bem peculiar. É ale, mas muitos confundem com lager. O que o define como ale é o tipo do fermento. Mas a temperatura da fermentação e a maturação em baixa temperatura geram confusão. “Deu para entender por que todo mundo sinalizou para eu não escolhê-la? É um estilinho complexo, apesar de toda sua delicadeza”, diz Tatiana.

Não sou entendido ... nem chatão ... rsrsr ... é que tinha acabado de ler a materia quando li o topico aqui - só não bateu onde o estilo se enquadra ... tambem sempre achei que era Lager ... enfim...vivendo e aprendendo ...

Abs
10 anos 6 meses atrás #50309

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se