Cadastre-se

Ajuda aew Galera... desanimo esta batendo forte...

Respondido por Renan RR no tópico Ajuda aew Galera... desanimo esta batendo forte...

BRUNO LOPES DE OLIVEIRA escreveu: Sim... Direto do fermentado... Está lá desde sábado...4 dias....


Com 4 dias ainda está intragável.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: BRUNO LOPES DE OLIVEIRA
9 anos 8 meses atrás #56337

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por BRUNO LOPES DE OLIVEIRA no tópico Ajuda aew Galera... desanimo esta batendo forte...

Não ttenho como maturar o balde todo... Existe outra forma de maturar???
9 anos 8 meses atrás #56338

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renan RR no tópico Ajuda aew Galera... desanimo esta batendo forte...

Não tem como maturar o balde todo por causa de local ou porque não tem outro balde ?
Você pode então maturar na garrafa, mas os sedimentos vão ficar no fundo dela.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: BRUNO LOPES DE OLIVEIRA
9 anos 8 meses atrás #56339

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Ajuda aew Galera... desanimo esta batendo forte...

Bruno, eu faço de um jeito mais prático.

Coloco para fermentar, após atenuar bem (normalmente 7 a 10 dias, dependendo da temperatura ambiente) eu coloco o fermentador na geladeira para fazer a maturação, em torno de 2°C. Deixo lá por vários dias (geralmente 15 a 20) e após isso eu transfiro para uma panela, lavo o balde e transfiro novamente a ele. Depois deixo mais uns 3 dias em temperatura ambiente para decantar o que sobrou de fermento e envazo.

Parece complicado, mas eu acho muito mais prático.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: BRUNO LOPES DE OLIVEIRA
9 anos 8 meses atrás #56340

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por BRUNO LOPES DE OLIVEIRA no tópico Ajuda aew Galera... desanimo esta batendo forte...

Infelizmente eu não posso matutar pois não tenho local... Não há espaço físico na geladeira

Vou deixar de 10 a 15 dias e depois transferir para garrafa

Pretendo usar este método de lavar o fomentador ou trocar mais para frente pois está eh a terceira maturação que fazemos

Agradeço a todos que me ajudaram neste tópico... Acabei de colocar no fermentador e a aparência dela está ótima... Creio ter acertado

Si mais uma coisa, quando reidratei a levedura segui todos os passos descritos no envelope... Usei uma S04, só q ela não reagiu v como as outras vezes... Eles estavam mais preguiçosos... Fiz tudo esterilizado e em temperatura ambiente chino diz o protocolo... Achei estranho mas despejei no fomentador mesmo assim...

Vou observar e se até amanhã a noite Mau estiver borbulhando vou reidratar e despejar outro saquinho

A única falha q observei eh q tinha muita água e muito mosto para hidratar a levedura... Talvez seja isso


Vlwwww galera forte abraço
9 anos 8 meses atrás #56352

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Francisco Lima no tópico Ajuda aew Galera... desanimo esta batendo forte...

Parece que as temperaturas sugeridas para maturar uma ale aqui parecem muito baixas, está mais para uma lager (se bem que alguns estilos como scotch ales vai por aí). Nao acho que os bichinhos gostam, acho que eles ficariam bem inativos, e depois ainda terão que passar por uma refermentação na garrafa para carbonatar. Outra coisa é fazer um cold crash depois de maturar, e depois voltar a subir gradualmente a temperatura para fazer o priming/carbonatar.
Regra geral quanto menor a temperatura muito mais tempo tomará para maturar. Eu subiria um pouco mais, e não tão perto de zero graus.
9 anos 8 meses atrás #56353

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se