Cadastre-se

Duvida sobre whirlfloc

Respondido por Danilo Mirandola Beraldi no tópico Duvida sobre whirlfloc

Bom dia, pessoal.
Apenas para contribuir na postagem, também tive o mesmo problema.
Andei pesquisando sobre o Whirlfloc e encontrei a seguinte citação.

"....Aplicação: Usar 10-100g/1000 L de mosto (1-10g/hl). Dosagem ótima a ser definida na prática. Indicação aproximada da dosagem pode ser obtida em teste de laboratório. A sobre-dosagem causa repulsão das partículas e dispersão do trüb.
Adicionar diretamente ao mosto alguns minutos antes do final da fervura...."

Ou como já dito por alguns cervejeiros no post, estamos adicionando acima do recomendado.
Em outro apresentou que cada pastilha que comprou poderia ser utilizada para 100l de mosto e cada pastilha pesava por volta de 2,5g, portanto podemos dizer que 0,025g/l ou 25mg/l.

Não posso afirmar se isso é a solução, mas na minha próxima brasagem estarei utilizando esse conceito.

Por favor os experientes corrijam se for necessário.
7 anos 8 meses atrás #65417

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fabio V von Tein no tópico Duvida sobre whirlfloc

Estou usando pastilhas de 2,5g e o frasco diz para usar uma pastilha para cada 5 a 10 galões, ou seja entre 19 e 38 litros.
Tenho usado meia pastilha, dentro do sugerido acima.
Mas de acordo com suas contas deveria usar 0,25g para meus 10 litros, ou seja um décimo da pastilha.
Vou tentar reduzir na próxima brassagem e ver o que dá.
Se alguém fizer antes posta aqui OK.
7 anos 8 meses atrás #65418

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Danilo Mirandola Beraldi no tópico Duvida sobre whirlfloc

Boa noite pessoal.
Bom só para compartilhar, hoje fiz uma brasagem de trigo e coloquei apenas 1/4 da pastilha (não cheguei a pesar pois não tenho uma balança tão precisa assim) e não houve a formação daquele floculante suspenso, o fundo aparentemente mostrou todo o precipitado decantado, bom porém acho que um pouquinho a mais ficaria melhor, por isso a pesagem deve valer a pena.
7 anos 7 meses atrás #65423

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Andrade no tópico Duvida sobre whirlfloc

O problema foi whirlfloc, 1 comprimido é para 100L, então para 10L são 10% + ou - do comprimido, ou seja um comprimido tem por volta de 2,5g logo sera utilizado por volta 0,25g.
Aconselho verificar junto ao fabricante se as pastilhas estão dentro desses requisito pois poderar variar. sempre leia antes de usar.
Last edit: 7 anos 6 meses atrás by Diego Andrade.
7 anos 6 meses atrás #65553

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se