Cadastre-se

Algumas dúvidas de iniciante

Criado por João Fernando Cabral no tópico Algumas dúvidas de iniciante

Boa noite, recentemente comprei meu primeiro kit de 20l e acredito que no começo do próximo mês faça minha primeira breja. Será uma pale ale por ser a recomendada para iniciantes, vcs sabem...

Enfim tenho algumas dúvidas para produzi-la:

1- Posso executar todos os processos com as panelas sem tampas?

2 - Depois de higienizar meus equipamentos com álcool 70 ou outros desinfetantes recomendados eu devo enxaguar com água para retirar os resíduos dos produtos? E se sim essa água deve ser mineral para evitar problemas com substâncias contidas na água encanada?

3 - Quanto mais rápido eu resfriar melhor? No caso usando um chiller, li que quanto mais rápido resfriar menos amarga fica a breja... Esse amargor deve ser sempre evitado ou é da escolha do paladar do cervejeiro, no caso o meu?

4 - Há outra forma de saber se a cerveja já está com gás e pronta para consumo sem usar o manômetro?

5 - Eu consigo instalar algum equipamento que controle a temperatura de uma geladeira comum?

6 - Como sei se o processo de fermentação foi concluído?
8 anos 4 meses atrás #63786

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Algumas dúvidas de iniciante

Boa Noite joão, seja bem vindo ao fórum.

João Fernando Cabral escreveu: 1- Posso executar todos os processos com as panelas sem tampas?


Acredito que sim. Se você for fazer Whilrpool após o resfriamento, seria bom cobrir a panela com algo(um pano bem limpo, por exemplo). Já que nessa parte já ocorreu a fervura. Fora isso, não lembro de nenhuma etapa onde a tampa é obrigatória.

2 - Depois de higienizar meus equipamentos com álcool 70 ou outros desinfetantes recomendados eu devo enxaguar com água para retirar os resíduos dos produtos? E se sim essa água deve ser mineral para evitar problemas com substâncias contidas na água encanada?


Olha, não uso Alcool 70. Após a fervura eu uso Iodophor e não há enxague. Não sei como funciona para o alcool.

3 - Quanto mais rápido eu resfriar melhor? No caso usando um chiller, li que quanto mais rápido resfriar menos amarga fica a breja... Esse amargor deve ser sempre evitado ou é da escolha do paladar do cervejeiro, no caso o meu?


Sempre evitado (exceto talvez em algum processo muito específico que eu desconheço).
Se quer uma cerveja mais amarga o ideal é acrescentar lúpulo. Esse "amargor" causado por um resfriamento longo é desagradável e nada tem a ver com o amargor de uma IPA por exemplo.

4 - Há outra forma de saber se a cerveja já está com gás e pronta para consumo sem usar o manômetro?


Tentativa e erro. :laugh:
Parece brincadeira, mas é a forma que eu uso. Após alguns dias (normalmente 7) após o primming eu abro uma garrafa e vejo como está.

5 - Eu consigo instalar algum equipamento que controle a temperatura de uma geladeira comum?


Sim. Um termostato TIC - 17 resolve a sua vida.
Algo como esse cara aqui
loja.weconsultoria.com.br/controlador-de...-tic-17-rgti-p45147/

6 - Como sei se o processo de fermentação foi concluído?


Quando a densidade parar de variar. Assim, alguns após o seu airlock parar de borbulhar, você deve medir a densidade. Quando ela não mais variar entre um dia e outro, quer dizer que a fermentação terminou.

Qualquer dúvida é só falar.
Abraços
8 anos 4 meses atrás #63787

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Fernando Cabral no tópico Algumas dúvidas de iniciante

Valeu amigo, só mais uma dúvida, você me recomenda usar um freezer ou uma geladeira?

Agora é só aguardar meu equipamento chegar e fazer minha breja!! Forte abraço e obrigado pelas respostas, ajudaram muito.
Last edit: 8 anos 4 meses atrás by João Fernando Cabral. Razão: Incrementar mais informação
8 anos 4 meses atrás #63788

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Algumas dúvidas de iniciante

João.

Eu uso uma geladeira e atende perfeitamente.

Abraços.
8 anos 4 meses atrás #63789

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Passos no tópico Algumas dúvidas de iniciante

Tanto faz instalar o termostato em geladeira e freezer, vai do que você tem disponível.
A única diferença que notei é que se você morar em algum lugar muito quente um freezer horizontal sofre menos na hora de acionar o motor, mas não há grande diferença no produto final.
8 anos 4 meses atrás #63790

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Fernando Cabral no tópico Algumas dúvidas de iniciante

Perfeito, valeu amigos!!!!! Forte abraço
8 anos 4 meses atrás #63791

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se