Cadastre-se

problemas na maturação

Criado por reginaldo silva no tópico problemas na maturação

Fiz uma receita de uma pale ale e a fermentação foi ok. A maturação pedia 20 dias a 0Cº. Estou fazendo o processo em uma geladeira e não consegui tal temperatura. Consegui manter pro volta de 2Cº. Contudo, por volta do 6º/7º dia de maturação, por um problema antigo da geladeira, a temperatura subiu para 14/16 graus. E tentei por uns dois dias baixar e o máximo que consegui foram 11Cº. Ontem, transferi os 2 baldes p minha geladeira e estou conseguindo manter em 4Cº. Ou seja: dos 20 dias a zero, consegui 6/7 dias em 2Cº; 2 dias oscilando entre 11 e 16 e agora mais 2 dias entre 3 e 4 graus. Se alguém puder ajudar, gostaria de saber se devo abortar a maturação e fazer o priming, ou se mantenho até os 20 dias nesta ou em outra faixa de temperatura. Não sei se ajuda mas, a densidade está em 1015(esperada seria 1012) e o sabor está bom.
7 anos 4 meses atrás #65736

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo Garini no tópico problemas na maturação

Boa tarde.
Na maturação o sabor tbm muda, mas o objetivo da maturação é decantar tudo que está em suspensão no mosto, principalmente nas ALES.
Continua maturando independente desta variação de temperatura que teve, não esquenta com isso, eu por exemplo deixo maturando por 10 dias e a maior diferença é que quanto melhor o processo de maturação, mais límpida fica minha cerveja, ou seja, o máximo que pode acontecer ctg é uma cerveja mais turva, mas de boa não aborta não continua assim...rs
7 anos 4 meses atrás #65768

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se