Cadastre-se

Dúvida sobre volume de trüb formado

Criado por Jeandson Carneiro no tópico Dúvida sobre volume de trüb formado

Boa tarde Pessoal,
sou iniciante neste mundo cervejeiro, e estou na 3ª leva.. Qual volume de trüb é considerado normal, numa produção utilizando 2,5Kg de malte e 15 L de água (considerando brassagem e lavagem)? nesta leva sobraram 2 litros de trüb e restou apenas 6 litros para fermentação.. sendo assim, dos 15 L de água utilizados, foram para o fermentador 6 litros de mosto.
7 anos 3 meses atrás #65754

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo Garini no tópico Dúvida sobre volume de trüb formado

Boa tarde.

Qual o volume de cerveja esperado no fim do processo?
Achei 2 litros de trub muita coisa. Meu equipamento é pra 20 litros de cerveja, então costumo adicionar 23 litros nas rampas e após este processo lavar o grão até atingir aproximadamente 24 litros (desde que o SG não fuja muito do especificado). Na fervura perco de 3 a 4 litros e nesse momento não me preocupo muito com o volume mas sim com a densidade, mas normalmente consigo atingir os 20 litros de cerveja e o SG que quero (entre 1.040... 1.070 por aí).
Precisa rever seu processo, algo está dando errado.

Att.
7 anos 3 meses atrás #65763

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Jeandson Carneiro no tópico Dúvida sobre volume de trüb formado

Boa tarde, o objetivo seria 8 litros...
então, usando 15 Litros para o processo de brassagem e clarificação, após perder água na fervura e na lavagem dos grãos, 8 litros conseguiria fácil... no entanto, o que me impressionou foi o volume do Trub de 2 litros...
7 anos 3 meses atrás #65776

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo Garini no tópico Dúvida sobre volume de trüb formado

Estranho mesmo, algo está errado... vc adiciona alguma coisa além dos lúpulos???
Se o objetivo é 8 litros, vc lava a cama de grãos até atingir aproximadamente 10 litros?
Acredito que seria o ideal e na fervura cairia pra 8 litros... trub tem que dar, no máximo, meio litro, e olhe lá.... o meu trub fica uns 2 cm no fundo do balde fermentador de 20 litros, menos que o seu, por isso achei estranho...
Você faz recirculação???
Usa fundo falso ou filtro brazooca?
7 anos 3 meses atrás #65779

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Jeandson Carneiro no tópico Dúvida sobre volume de trüb formado

adiciono apenas o lúpulo...exato, fica por volta dos 10 litros
não faço recirculação, nem uso fundo falso ou brazooca...
o que fiz na brassagem foi o seguinte: adicionei 2,5kg de malte, 6,5 L de água numa panela normal sem torneira inferior... após conversão do amido e inativação das enzimas, filtrei o malte, e usei 8 litros de água para lavagem dos grãos, resultando em torno de 10 litros para fervura...

Para filtragem, escoei todo líquido do grãos, usando um tecido musseline...após comprimir o tecido para retirada da água, fui jogando água por cima dos grãos para lavá-los...a cada 2 litros (dos 8 l), comprimia novamente o tecido para acelerar a decida da água, e jogava mais 2 litros de água.. feito isso 4 vezes no total, completando os 8 litros de lavagem..

será que o problema foi na filtragem?
7 anos 3 meses atrás #65786

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se