Cadastre-se

Dúvida sobre volume de trüb formado

Criado por Jeandson Carneiro no tópico Dúvida sobre volume de trüb formado

Boa tarde Pessoal,
sou iniciante neste mundo cervejeiro, e estou na 3ª leva.. Qual volume de trüb é considerado normal, numa produção utilizando 2,5Kg de malte e 15 L de água (considerando brassagem e lavagem)? nesta leva sobraram 2 litros de trüb e restou apenas 6 litros para fermentação.. sendo assim, dos 15 L de água utilizados, foram para o fermentador 6 litros de mosto.
7 anos 3 meses atrás #65754

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo Garini no tópico Dúvida sobre volume de trüb formado

Boa tarde.

Qual o volume de cerveja esperado no fim do processo?
Achei 2 litros de trub muita coisa. Meu equipamento é pra 20 litros de cerveja, então costumo adicionar 23 litros nas rampas e após este processo lavar o grão até atingir aproximadamente 24 litros (desde que o SG não fuja muito do especificado). Na fervura perco de 3 a 4 litros e nesse momento não me preocupo muito com o volume mas sim com a densidade, mas normalmente consigo atingir os 20 litros de cerveja e o SG que quero (entre 1.040... 1.070 por aí).
Precisa rever seu processo, algo está dando errado.

Att.
7 anos 3 meses atrás #65763

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Jeandson Carneiro no tópico Dúvida sobre volume de trüb formado

Boa tarde, o objetivo seria 8 litros...
então, usando 15 Litros para o processo de brassagem e clarificação, após perder água na fervura e na lavagem dos grãos, 8 litros conseguiria fácil... no entanto, o que me impressionou foi o volume do Trub de 2 litros...
7 anos 3 meses atrás #65776

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo Garini no tópico Dúvida sobre volume de trüb formado

Estranho mesmo, algo está errado... vc adiciona alguma coisa além dos lúpulos???