Cadastre-se

Receita de Weiss

Criado por Fernando Dotta no tópico Receita de Weiss

Pessoal,

Sou novo por aqui e tambem como cervejeiro. E gostaria de pedir a opnião dos mais experientes para receita que estou pensando fazer de weiss:

Weiss 20Lts
2.3kg de Malte Pilsen (49.5%)
2.0Kg de Malte de Trigo (43%)
0.35Kg de Mate Cara 20 (7.5%)
11g de Levedura WB-06

Brassagem
15min 40C a 50C
30min 50C a 60C
20min 60C a 70C
10min 72C a 80C

Fervura por 60min
45min 8g Hallertau Magnum
20min 8g Tettnager

Fermentação a 20C +/- 1C por +/-7 dias
Maturação a 5C +/- 1C por 10 dias

Caracteristicas esperadas
OG= 1051
IBU=13.4
SRM=5.2
FG=1013
ABV=5.1%

Alguma sugestão ou a receita esta boa?

Valeu
Last edit: 9 anos 2 semanas atrás by Fernando Dotta.
9 anos 1 mês atrás #59686

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Receira de Weiss

Fernando.
Faltou você falar qual Fermento vai usar.

Eu mudaria um pouco os tempos na Brassagem.
1) A parada entre "40C e 50C", tente manter a menos de 45º. Isso deve gerar o "cravo" tão característico das Weissbier.
2) Talvez o ideal seria fazer uma parada menor entre 50º e 60º (Aliás, o melhor seria manter entre 50 e 55 para fazer a Parada Proteica por causa do malte de Trigo)
Acho que uns 15 minutos para essa etapa está ótimo.
3) Mudaria também o tempo da Etapa entre 60 e 70 (Aliás, talvez aqui fosse melhor manter por volta dos 67º).
Algo em torno de 60 Minutos. Isso é importante pra gerar açucares que seu fermento vai consumir.

De resto, me parece bacana para uma Weiss.

Abraços,
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: RODRIGO DIAS
9 anos 1 mês atrás #59687

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Dotta no tópico Receira de Weiss

Valeu Andre,

Vou anotar estes tempo sim. Quando ao fermente eu realmente esqueci de colocar (mas ja editei o post) vou usar 11g de wb-06. Acho que vai dar um bom resultado.

Valeu

André Rodrigues escreveu: Fernando.
Faltou você falar qual Fermento vai usar.

Eu mudaria um pouco os tempos na Brassagem.
1) A parada entre "40C e 50C", tente manter a menos de 45º. Isso deve gerar o "cravo" tão característico das Weissbier.
2) Talvez o ideal seria fazer uma parada menor entre 50º e 60º (Aliás, o melhor seria manter entre 50 e 55 para fazer a Parada Proteica por causa do malte de Trigo)
Acho que uns 15 minutos para essa etapa está ótimo.
3) Mudaria também o tempo da Etapa entre 60 e 70 (Aliás, talvez aqui fosse melhor manter por volta dos 67º).
Algo em torno de 60 Minutos. Isso é importante pra gerar açucares que seu fermento vai consumir.

De resto, me parece bacana para uma Weiss.

Abraços,

9 anos 1 mês atrás #59688

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Receira de Weiss

Além dos detalhes que o André citou, sugiro sempre criar uma temperatura fixa. Se você fizer uma weiss usando 61°C ficará totalmente diferente de uma utilizando 68°C, por exemplo. Quanto maior a temperatura mais doce e encorpada a cerveja ficará. Eu gosto de weiss bem doce e com um amargor maior.

E uma dica que aprendi na prática: weiss fica boa bem nova. Eu sugiro uma maturação de 0°C por 5 dias e já engarrafar. A partir de 7 dias na garrafa já deve ser o suficiente pra carbonatar. Mas são pequenos detalhes e opcionais.

Fora isso a receita tá ótima. :)
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Gustavo Silva.
9 anos 1 mês atrás #59716

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Dotta no tópico Receira de Weiss

Valeu Gente!!!

Mas eu gostaria de mais um opnião, me recomendaram outra receita de weiss que e a seguinte:

Weiss 20Lts
2.0kg de Malte GlobalMalt Pilsen - Alemão (40.0%)
2.0Kg de Malte Chateau Wheat Blanc - Belga (40%)
1.0Kg de Mate Weyermann Munich Tipo II (20%)
Levedura WB-06

Brassagem
15min 45C
15min 50C a 55C
60min 67C
10min 72C a 80C

Fervura por 60min
60min 15g Hallertau Hesbucker
30min 15g Hallertau Hesbucker

Fermentação a 20C +/- 1C por +/-7 dias
Maturação a 5C +/- 1C por 10 dias

O que vocês acham deste receita, deve ser uma weiss bem levinha...

Valeu
9 anos 1 mês atrás #59720

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Receira de Weiss

Então, de modo geral as duas cervejas ficarão bem semelhantes. Acho que o que poderia dar uma diferença legal seria o uso de decocção, uma levedura líquida de boa qualidade e um pouco de malte carawheat, da Wayermann (que surpreendeu no resultado). Claro que isso já é algo mais para o futuro e bem mais complicado de se aplicar na prática, mas nada tão difícil.

A minha última weiss foi feita com decocção e a diferença foi muito grande. Ela nem está totalmente pronta, mas o aroma dela sem carbonatação já deu uma ideia do quão maltada ela está. Pouca banana pro estilo, mas com frutados adicionais pouco comuns (pêra, pêssego e maçã, principalmente) e um toque de tutti-frutti (que não era desejado).

Sem querer fugir muito do assunto, mas já fugindo, segue um artigo muito bom do Ricardo Rosa sobre o tema.
9 anos 1 mês atrás #59724

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se