Cadastre-se

Receita Dunkel

Criado por Fernando Dotta no tópico Receita Dunkel

Pessoal,

Alguem teria uma receita de dunkel legal para compartilhar. Eu estou querendo fazer uma mas ainda não achei uma receita indicada.

Valeu!!!

Dotta
Last edit: 9 anos 2 meses atrás by Fernando Dotta.
9 anos 2 meses atrás #59871

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Dotta no tópico Receita Dunkel

Pessoal,

Como ninguém respondeu, la vai a receita que eu montei de Dunkel que vou produzir no fds que vem.

Dunkel 13L

Estilo: Dunkelweizen
Volume: 13.0 l
Volume de fervura: 15.0 l
OG: 1.057
FG: 1.014
Bitterness (IBU): 14.5
Cor (SRM): 19.0
ABV: 5.6%

Maltes
1.50 kg Weyermann Weizen, 42.9%
1.00 kg GlobalMalt Pilsner (German), 28.6%
0.50 kg Caramel 90L, 14.3%
0.50 kg Chateau Ruby 50, 14.3%

Lúpulagem

16.00 g Hallertau Hesbucker (AA 3.3%, Pellet) 60 min, 7.5 IBU
16.00 g Hallertau Saphir (AA 4.0%, Pellet) 30 min, 7.0 IBU

Levedura
WB-06, 6.0 unit(s), Yeast

Brassagem
15min a 45°C
15min a 50°C-55°C
60min a 67°C
15min 75°C

Fermentação
16°C a 17°C (7 a 10 dias)

Maturação
4°C a 5°C (7 dias)

PS: este lote eh de 13l pq as minha panelas são de 46l e além dos meus fermentador em de 20l comprei um 12l para fazer experiências e novas receitas.

Dotta
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Fernando Dotta.
9 anos 1 mês atrás #59971

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Receita Dunkel

Fernando, não pude contribuir pelo fato de nunca ter feito uma dunkel, ou seja, não tenho experiência com o estilo.

Mas eu vi algo que me chamou a atenção: o hensbrucker aos 60min. Eles tem, na maioria dos casos, menos de 3% de AA. Há algum motivo para essa escolha? Pois no seu lugar eu utilizaria o magnum no lugar dele para amargor.
9 anos 1 mês atrás #59973

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Dotta no tópico Receita Dunkel

Gustavo Silva escreveu: Fernando, não pude contribuir pelo fato de nunca ter feito uma dunkel, ou seja, não tenho experiência com o estilo.

Mas eu vi algo que me chamou a atenção: o hensbrucker aos 60min. Eles tem, na maioria dos casos, menos de 3% de AA. Há algum motivo para essa escolha? Pois no seu lugar eu utilizaria o magnum no lugar dele para amargor.


Valeu Gustavo....

Parece que este estilo não eh muito comum, mesmo. Quanto a escolha hensbuckers em vez do magnum foi bem simples o magnum tem muito AA (13.2%), isso deixaria a cerveja fora da escala de amargor para este estilo.

Eu estou produzindo Weiss mais suaves para a minha esposa que está começando a tomar cerveja agora. Se eu fosse usar o magnum eu teria que usar uma quantidade muito pequena de lúpulo. Esta receita está com 14.5 de IBU, que eh bem no meio na escala para este estilo.

Bom eh isso a razão, o magnum iria lúpulo muito a receita, talvez para uma lote maior pode ser uma boa idéia.

Dotta
9 anos 1 mês atrás #59974

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Receita Dunkel

Sim, o magnum possui maior amargor, então basta usar uma quantidade menor. Se ferver o hensbrucker por 60 minutos não sobrará nada de aroma, assim como aconteceria com o magnum. Nesse caso o lúpulo utilizado daria apenas amargor e optando pelo magnum sairia mais barato, além do fato de gerar um trub menor.
9 anos 1 mês atrás #59985

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Dotta no tópico Receita Dunkel

Gustavo,

O problema eh a quantidade da produção o magnum eu iria usar uns 2g... Pois estou fazendo somente 13L. E para uma dunkel lúpulo eh praticamente só para amargor. Tb tenho este lúpulo sobrando. Acho que para uma produção de 40l o magnum vai ser bem melhor mesmo.

Mas vou anotar isso para uma próxima produção.... Vc tem razão com relação ao turb .


Mas valeu!!!!!
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Fernando Dotta.
9 anos 1 mês atrás #59989

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se