Cadastre-se

Ajuda em receita Pilsen

Criado por Flávio Almeida no tópico Ajuda em receita Pilsen

Boa noite! minha estreia por aqui...já acompanho a algum tempo e agora me atrevi a por a mão na massa, quer dizer no malte. rsrs
Pretendo fazer uma pilsen, pesquisei algumas receitas e comprei os seguintes maltes: 79% pilsen, 16% Munich I e 5% carahell; Lúpulo Saaz 300g e fermento W-34/70 4 pacotes - pretendo fazer 50L.

As minhas dúvidas são:
brassagem - se realmente é necessário fazer rampas ou apenas 68ºc
maturação - tempo (já li a respeito e falam em até 3 meses)
Priming - vai deixar muito turva

Por favor opinem!
Last edit: 8 anos 11 meses atrás by Flávio Almeida.
8 anos 11 meses atrás #60619

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ricardo Trevisam no tópico Ajuda em receita Pilsen

Cara segue minha opinião:

- Brassagem - Em sites cervejeiros o pessoal dispensa as rampas, pois dizem que os maltes hj em dia são modificados e não precisam de rampas, por um outro lado René Aduan(que já trabalhou em maltaria) diz que isso é balela e indica fazer, eu particularmente faço e reparei no aumento da eficiência.

- Maturação - Três meses maturando a zero grau sua cerveja vai ficar límpida como uma Heineken, particularmente com dois meses vi resultados excepcionais, quer acelerar use gelatina sem sabor (cada um grama de gelatina vc dilui em 10 grs de agua, usar uma grama de gelatina para cada litro de cerveja), deixar maturar a zero graus por 30 dias, vai deixar limpinha.

- Se for fazer primming é naturar que fique um pouco mais turva, a alternativa é apos carbonatada vc deixa elas em geladeira, pois com temperatura baixa as leveduras decantam.

Importante, se deixar um longo período maturando a zero grau para garantir é bom colocar uma pequena quantidade de levedura na garrafa para fazer primming.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Flávio Almeida
8 anos 11 meses atrás #60620

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ricardo Trevisam no tópico Ajuda em receita Pilsen

Esqueci de mencionar, se fazer rampas, nao deixe mais de 10 minutos na rampa 45° a 55° caso contrario vc vai comprometer a formação/retenção de espuma.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Flávio Almeida
8 anos 11 meses atrás #60621

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Ajuda em receita Pilsen

Só alguns detalhes que eu gostaria de adicionar. A maturação de uma bohemian pilsner não precisa passar de 30 dias, e em bem menos que isso já é possível obter uma cerveja bastante translúcida.

Vale ressaltar que é bom realizar uma fervura um pouco maior quando se utiliza bastante malte pilsen, para retirar o DMS. Em geral 75 minutos já é o suficiente. Já seguindo na eliminação de off-flavors, é necessário também um ''descanso do diacetil'', que nada mais é que elevar a temperatura após a fermentação por alguns dias (entre 2 e 3).

Outro detalhe é que 68°C na brassagem dará uma cerveja com um corpo bem alto para o padrão das pilsner. Eu sugiro diminuir para 66°C.

E não há necessidade de adicionar mais fermento se a cerveja não congelou ou não ultrapassou os 35°C. Já deixei 3 meses a 0°C e refermentou normalmente.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Flávio Almeida
8 anos 11 meses atrás #60622

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Flávio Almeida no tópico Ajuda em receita Pilsen

O "descanso do diacetil" elevo a temperatura quantos graus? se a fermentação for a 12ºc passo para uns 15?
Estes 3 meses a 0ºc já na garrafa ou em fermentador/maturador?

Ricardo e Gustavo obrigado pela ajuda, minha receita já esta tomando forma!
8 anos 11 meses atrás #60630

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico Ajuda em receita Pilsen

Cara eu gosto de fazer lagers, e já fiz algumas pilsens, vou falar como eu costumo fazer
não sigo sempre a mesma receita, mas uma base legal que eu uso é:
75% Malte Pilsen
20% Malte Vienna
5% Carapils

a brassagem pode ser a 66, ou 64 se quiser menos corpo.

quanto aos lupulos, eu gosto de sempre variar, já testei com varios, mas o saaz não tem erro.

Eu usaria 5 pacotes de fermento ou faria uma propagação, já que o fermento não ta barato...

o descanso do diacetil pode ser por 2 dias a 16-18 graus.

normalmente a fermentação dura de 10-14 dias, só medindo mesmo, dai faço o lagering por normalmente 20 dias, engarrafo e deixo na garrafa pelo menos 3 semanas, com uma semana normalmente já está carbonatada, mas ela ainda evolue bastante depois disso.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Flávio Almeida
8 anos 11 meses atrás #60631

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se