Viagem e Cerveja - Onde beber no Reino Unido

Inglaterra

Londres

Segunda feira movimentada, 2 da tarde na Liverpool Street, o coração financeiro de Londres. Cinco amigos brindam com a cerveja que parece estar mais quente que o tão famoso chá inglês, em conversa animada. Pela quantidade de copos vazios na mesa, eles parecem estar ali há horas. Na mesa ao lado, o solitário jovem olha pela janela os apressados executivos voltando ao trabalho. Ele pede mais uma “pint” e volta os olhos para o jornal a sua frente. No chão, o pomposo carpete vermelho impressiona. Na parede, fotos que parecem datar de 200 anos e que contrastam com a moderna fachada. Os suntuosos lustres no teto e a fumaça de cigarro pairando no ar não deixam dúvidas. Bem-vindos ao universo da maior paixão dos ingleses.

Bem-vindos aos pubs londrinos, onde a vida acontece na capital inglesa. Se a clientela é extensa, as opções são maiores ainda. Londres tem aproximadamente 4500 pubs e bares e 233 night clubs. Se a sede é grande, o menu é caprichado. Há cerveja para todos os gostos, nas versões half (300ml), pint (500ml) ou a tradicional garrafa (não muito comum). O estilo Lager é, de longe, o mais consumido.


Brejeiro em pub ingles
Brejeiro com uma “pint” em pub inglês.

Segundo um estereótipo relativo aos britânicos, acredita-se que estes apreciam "cerveja quente". De fato, sua cerveja é geralmente servida em torno de 12 graus Celsius - não tão fria quanto a maioria dos drinques gelados, mas ainda gelada o suficiente para ser refrescante. Os pubs contemporâneos mantêm sua cerveja constantemente nesta temperatura, mas originalmente a cerveja devia ser servida na temperatura do porão no qual estava armazenada. Defensores da cerveja britânica dizem que isso realça sabores sutis que não existem nas cervejas de outras nações, e que estes apenas se produzem a temperaturas que poderiam fazer as demais cervejas parecerem ásperas.

Há tantas variedades e estilos de cerveja no Reino Unido que este site não comportaria falar de cada uma delas. Mas, nos pubs, as principalmente servidas, além da Pilsen, são as Porter, as Stout e as Pale Ale (entenda mais sobre cada um dos estilos).

Impossível falar de cervejas da terra da Rainha se não falarmos também do St. Patrick´s Day. Trata-se um feriado irlandês comemorado em 17 de março que homenageia o missionário que converteu os irlandeses ao Cristianismo por volta de 430 anos d.C. Nesse dia, os irlandeses vestem-se verde e trevos e como já era de se esperar, tomam MUITA cerveja, especialmente a breja nacional, a stout Guiness. A data é tão importante que os pubs fazem até contagem regressiva desde o início de fevereiro, e as cervejarias – principalmente Guinness e Killian’s – enchem os bares de cartazes comemorativos.

DICA DO BREJAS:

Há pubs de todos os estilos, principalmente os vitorianos, bem antigos (às vezes centenários) e com decoração de época, que fazem você se sentir num cenário de Sir Arthur Conan Doyle.

Punch Judy

Se quiser sentir a atmosfera de um pub mais “relaxado” em Londres, a sugestão do BREJAS é o Punch & Judy, dentro da “Piazza” do Convent Garden.

Punch Judy

No dia em que BREJAS o visitou, uma sexta-feira, o lugar estava apinhado de gente jovem e bacana que acabara de sair dos escritórios e relaxava tomando suas pints e curtindo, do balcão superior, os malabaristas e mágicos de rua que se exibiam na praça logo abaixo. Diversão pura.

Irlanda

Guinness

A Irlanda é a terra da Guinness. Precisa de mais algum motivo pra tomar uma cerveja por lá? Em cada esquina, em cada pub, a única certeza é a de sempre encontrar uma Guinness bem servida.

Cheers!


Tem dicas de cervejas britânicas ou de bares/pubs/ imperdíveis no Reino Unido? Compartilhe-as conosco e com os demais leitores, enviando as suas barbadas e suas fotos (se as tiver) para o nosso e-mail [email protected]. Elas serão publicadas no site juntamente com as nossas, para alegria de todos os leitores do BREJAS.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja