Degustação e mais detalhes em vídeo: https://youtu.be/BHBENN1rDDc
Estilo: American Pale Ale (APA) com wasabi
O que é: cerveja com equilíbrio entre malte e lúpulo, menos amarga que IPA e mais aromática que lager
País: Brasil
Ano: 2014
Cervejaria: Japas Cervejaria
Teor alcoólico (ABV): 5,5%
Amargor (IBU): ~45
Comparação: mais amarga que a Heineken (≈19 IBU), mas ainda equilibrada
Sensorial
Aroma: cítrico (limão), herbal e toque de wasabi
Sabor: refrescante, levemente picante no final (lembra mais gengibre do que wasabi)
Corpo: leve a médio
Destaque: o wasabi aparece mais no aroma e retrogosto do que ardendo
Harmonização
Sushi, sashimi, poke
Frutos do mar
Comida asiática em geral
Queijos leves a médios
Experiência
Música: lo-fi japonês, jazz leve ou city pop
Copo: pint ou tulipa
Temperatura: 5–7°C
Curiosidade
Foi uma das cervejas que definiu a identidade da Japas, misturando técnica cervejeira com influência da cultura japonesa de forma equilibrada (sem exagerar no wasabi)
Pode ser que nem seja Wasabi de verdade, uma vez que nem no próprio Japão o Wasabi sustenta, todos trocam por raiz forte com pigmento verde.
Uma American Pale Ale muito gostosa, o amargor dos lúpulos é suave mas nítido no paladar e também no aroma, mas foi o Wasabi a grande estrela desta cerveja, presente do ínicio ao fim, desde o aroma até o retrogosto, de maneira leve,sem aquele amargor excessivo do ingrediente ou a ardência característica, mas com o sabor que remete imediatamente ao Wasabi.
Bem carbonatada, corpo leve, refrescante, saborosa e retrogosto do Wasabi.
A inclusão do Wasabi foi perfeita!
Adorei!
Aparência: Dourada, levemente turva, espuma creme, esparsa, média formação e média persistência.
Aroma: Lúpulo, frutado, cítrico, laranja, limão, floral, pão doce, cereais e condimentado.
Sabor: Gosto ácido, frutado, cítrico e maracujá.
Sensação: Corpo leve, textura efervescente, carbonatação intensa e álcool bom.
Amargor: Médio.
Retrogosto: Média persistência, seco e sabor residual amargor.
Breja mediana, mas com uma proposta legal, encontrei o Wasabi no aroma, mas não senti na boca.
Em 2014, cinco amigas nipo-descendentes, profissionais do meio cervejeiro, resolveram tirar por brincadeira uma foto com a legenda: "as japas da cerveja". Pronto - esse foi o ponto de partida para o surgimento da Japas Cervejaria.
Concebida para operar dentro do modelo "cigano", a empreitada tem como sócias Fernanda Ueno (engenheira de alimentos, mestre cervejeira da Colorado), Maíra Kimura (mestre cervejeira e sócia da cervejaria 2Cabeças), Carolina Okubo (engenheira de alimentos, responsável pelo controle de qualidade da cervejaria Invicta) e Yumi Shimada (publicitária atuante no mercado cervejeiro e sommelière).
Em 2015, a trupe estreou sua primeira receita numa colaboração pontual com o 'brewpub' paulistano Cervejaria Nacional. O primeiro rótulo oficial de linha, contudo, só seria lançado em junho 2016 - uma vez firmada a parceria de produção exclusiva com a cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto (SP).
WASABIRU
'American Pale Ale' de 45 IBU com 'dry-hop' de Sorachi Ace (lúpulo japonês) e maturada com wasabi.
Líquido enevoado de coloração acobreada. Na taça, forma dois dedos de colarinho branco de média permanência.
Aroma herbáceo/terroso excêntrico - com predomínio do wasabi. Uma criticidade sutil, remetendo à limão, sinaliza de fundo.
De corpo baixo-médio e carbonatação pulsante, ao paladar destaca notas de perfil herbáceo, terroso e condimentado resultantes da dinâmica entre wasabi e lúpulo. Leve dulçor de malte caramelizado, além de discreta sensação cítrica, correm em apoio. O final segue na mesma toada, porém cortado por suave amargor.
Cerveja um tanto quanto exótica - chega a lembrar alguma infusão de ervas e raízes. Vale pela curiosidade.