Quarta produção da Conceição (terceira versão), efetuada desta vez nas instalações da Nano Cervejaria Grimor em BH.
Faço uma ressalva: foi bebida jovem, menos de um mês de maturação na garrafa.
Líquido castanho esverdeado, turvo, creme bege, boa duração. Aroma marcadamente frutado de lichia (lychee), manga (nem madura nem verde) especiarias no segundo plano. No paladar corpo médio, notas de ameixas passas, cítricos, amargor insinuante, final seco com leve adstringência.
Nem dark, nem strong, ainda assim, agradável e saborosa, acredito que cresça com a maturação na garrafa.
Belo rótulo negro! Essa cerveja tem a aparência (do líquido) mais linda que vi até hoje. É que a espuma tem aquele efeito semelhante ao da Guinness, mas a cada balançada do copo, o efeito se repete! A espuma é bege, cremosa, com bolhas que vão de micro a médias. A cor do líquido é marrom turva. No aroma e no sabor, notas de malte torrado, amêndoas, castanhas e um suave frutado. Corpo médio e certa complexidade. Consistência aveludada e levemente licorosa. Final longo, predominando amargor e torrefação. Há, sim, um excesso de álcool, de forma que os potentes 11% ficam evidentes, prejudicando um pouco a drinkability. Fora isso, há uma boa harmonia entre os elementos e um bom equilíbrio no conjunto. Grande cerveja! Parabéns à CONFECE!
Parece inacreditável que uma cerveja dessa foi feita aqui em solo brasileiro. FANTÁSTICA!
Logo ao deitá-la no copo, o que impressiona é a formação da espuma. O efeito produzido é quase como uma propulsão por nitrogênio. Creme bege denso, cremoso, consistente e persistente, que cria o "belgian lace" perene na taça.
No aroma, vinho do Porto, uvas passas, madeira, castanhas, um leve toque frutado (banana-passa)... Um show.
O sabor acompanha muito bem o aroma, ganhando ainda tons de ameixas. O álcool é bastante presente, desbalanceando um tantinho, mas esquentando bem.
A consistência é aveludada, e a carbonatação baixa/média casa bem com o conjunto licoroso.
Somente no final é que aparecem algumas notas de café e chocolate. Deixa uma secura que pede o novo gole.
Ótima!!!