Escura na taça, com reflexos amarronzados, turva. Fez espuma beje escura de baixa altura e curta duração, permanecendo discreta auréola.
Aroma adocicado, percebe-se chocolate, avelã, tostado e café.
Na boca possui corpo denso. Carbonatação baixa. Leve de álcool.
No sabor é surpreendentemente seca! Percebe-se o café com boa acidez, discreto chocolate amargo e leve sabor terroso.
Retrogosto curto e seco, permanecendo leve acidez e adstringência.
É uma stout interessante, mas faltou punch! Faltou sabor. Minha versão é de 5% ABV e acho que deveria ser mais alcoólica.
Sediada em São Paulo, capital, a Bier & Wein é uma das mais importantes empresas nacionais no setor de bebidas premium, tendo atuado como importadora desde 1993. Representante de nomes consagrados como Erdinger, Hofbräu e La Trappe, em 2009 lançou sua própria linha de cervejas - a "Paulistânia".
A marca engloba atualmente uma série de bares e distribuidoras em todo o Brasil. Entre eles se destacam a cervejaria do Eataly e o Brewpub Paulistânia (ambos em São Paulo/SP), além da rede de franquias Confraria Paulistânia Store (com unidades em São Paulo/SP e Monte Verde/MG). Em 2016, um evento bimestral chamado "Beer Fest" também passou a ser organizado pela marca na capital paulista.
NOVA LINHA CRAFT
Durante oito anos, a Paulistânia se consolidou com três estilos relativamente simples (Premium American Lager, Dunkel e Strong Red Lager) fabricados de maneira terceirizada pela cervejaria Conti Bier, de Cândido Mota (SP). A partir do segundo semestre de 2017, contudo, uma expansão da linha trouxe seis novos rótulos mais bem afinados com o mercado artesanal propriamente dito. Essas novas receitas têm sido produzidas sob contrato pela cervejaria Berggren, em Nova Odessa (SP).
LARGO DO CAFÉ
Oatmeal Stout com adição de café.
De coloração castanha escura, forma espuma marrom clara abundante, com algumas bolhas grandes, de média retenção.
Aroma adocicado, levemente tostado, com boa presença do café. Sutil toque de lúpulo terroso acena de fundo.
Na boca tem corpo baixo e elevada carbonatação. Notas de café, cereais e tosta antecedem modesto amargor. Certa sensação aguada permeia o final seco e tostado, levemente terroso.
Cerveja de aroma agradável, mas com um corpo ralo que prejudica o sabor. Não compraria novamente.