Gostei deste exemplar da República Tcheca, uma Dark American Lager fácil de se beber, com notas de café e baunilha no aroma e sabor, não é amarga e nem tem excessiva sensação adocicada!
Gostei!
Ótima cerveja.
Bela aparência, forma uma espuma grande, um pouco cremosa e algumas bolhas, bege e um pouco duradoura, deixa uma boa renda no copo. Clara e um pouco borbulhante. Coloração marrom bem escura, reflexos vermelhos.
Aroma bem agradável, rico, malte entre médio e intenso, meio torrado, crosta de pão, café, leve tostado e cereais. Lúpulo entre leve e médio, um tanto flores e leve ervas. Álcool balanceado. Ainda traços de ameixa.
Sabor bem agradável, média duração, amargor moderado, reflete bem as notas maltadas e torradas do aroma com crosta de pão e torrado permanecendo por um tempo.
Corpo entre leve e médio, textura levemente cremosa, carbonatação média, final meio duradouro, um tanto amargo e um tanto seco.
Destaque para a sensação na boca perfeita e para as notas maltadas.
Cheers!
Conhecida pelos nativos como Budejovický Budvar (e pelo resto do mundo como Budweiser Budvar), a cervejaria tcheca, localizada na cidade de Ceské Budejovice (ou Budweis), tem produzido sua 'Pilsen' desde 1895. A cidade, contudo, já tinha uma outra cervejaria fundada em 1785 que comercializava uma cerveja chamada "Budweiser" (isto é, natural de Budvar).
Seu principal rótulo é a "Budejovický Budvar" - nome que muda para "Budweiser Budvar" (ou "Czechvar") quando exportada. Isso porque, em 1876, foi criada a famosa "Budweiser" americana, fato que gerou uma disputa judicial entre as duas cervejarias pelos direitos de uso do nome. Para resolver o impasse, ficou estabelecido que à partir do ano 2000 a cerveja tcheca seria vendida na América sob o nome de "Czechvar"; já na República Checa e União Europeia (exceto Reino Unido e Irlanda), a cerveja americana passaria a se chamar simplesmente "Bud".
CZECHVAR B:DARK
Cerveja do estilo 'Czech Dark Lager' - algo entre uma 'Munich Dunkel' e uma 'Schwarzbier', só que mais rica em malte e lúpulo.
O rótulo, comercializado desde 2004, é feito com a mesma qualidade da 'Pilsen' clássica. Sua receita utiliza três tipos de malte da região da Morávia , lúpulos nobres da cidade de Žatec, leveduras cultivadas na cervejaria e água retirada de um poço artesiano com 300 metros de profundidade.
De coloração marrom, forma camada abundante de espuma bege escura densa e persistente.
Aroma suave, passando por traços de malte tostado/caramelizado, além de leve brisa de lúpulo. Nuances de toffee e chocolate se destacam.
Na boca, tem corpo baixo e carbonatação mediana, engendrando uma textura quase sedosa. Notas de tosta, chocolate, bem como ligeiro caráter amanteigado, deslizam atreladas a moderado amargor. Um breve toque condimentado de lúpulo sublinha o final seco e tostado.
Cerveja delicada e muito refrescante. Vale a bicada.