Essa Lakefront IPA é o carro chefe da Cervejaria Lakefront de Milwaukee, Wiscousin. É uma IPA muito destacada, que faz jus à fama. Logo de início, exibe uma coloração mais puxada para o castanho, âmbar escuro, um tom de laranja bem escuro e opaco. Ela exibe muita efervescência e é razoavelmente turva, mas sem sedimentos. Formou uma camada bem alta de espuma fofa, volumosa, com bolhas médias. Esse creme durou bastante tempo no copo, sem assentar e deixou muito rastro de lacing nas laterais.
Quanto ao aroma, ele é potente e muito saboroso. Possui exatamente aquilo que se espera para o estilo: lúpulo marcante e uma base maltada doce e robusta. De lúpulo, sentem-se notas mais puxadas para laranja, maracujá, tamarindo e grapefruit; frutados cítricos, florais/picantes e herbal. Do malte, percebem-se notas de casca de pão, caramelo/toffee, butterscotch, frutas cristalizadas, cereal levemente tostado e madeira. Off-flavors nulos. Conjunto muito equilibrado, sem uma complexidade muito profunda, porém com muita nitidez de notas. Fica ainda mais perfumada com o aumento da temperatura.
Na boca, o gole inicia mostrando uma pegada amarga, mas mais puxada para pinha ou resinoso. Logo chegam tons adocicados/caramelados e de frutas cítricas para balancear o conjunto. Ocorrem sensações de frutas em caldas (pêssego ou laranja, por exemplo), além de tons cítricos de maracujá ou grapefruit. Final um pouco mais agudo em amargor. Retrogosto suavemente seco, amargo e cítrico, muito refrescante e levemente defumado, que remete a lúpulo e a butterscotch/toffee/torra leve. Cerveja de corpo bem leve, sem ser aguada. Carbonatação baixa, com crocância abaixo do esperado e que diminui a textura. Álcool discreto e imperceptível. Drinkability muito alta, pois é uma IPA leve, refrescante, equilibradíssima, extremamente fácil de beber. Completamente Session Beer.
Pois bem, essa Lakefront IPA é uma cerveja com corpo e alma de artesanal, pois aparenta ser calibradíssima e impressiona pelo equilíbrio, pela harmonia entre lúpulo forte e malte robusto. Possui uma certa aura de cerveja homemade. Peca talvez pela carbonatação e textura um pouco fracas ou pelo retrogosto bom, mas um pouco trivial/simples demais. No mais, possui um aroma muito saboroso e fiel ao estilo, além de uma drinkability altíssima. Cerveja harmoniosa e intensa, mas que não apela para extremismos. Recomendadíssima!!!
American IPA clássica, com notas cítricas e um acabamento amargo e resinoso. Não é uma IPA extrema, mas é muito bem feita e equilibrada sem perder a potência. Detalhe para o rótulo com o olho que tudo vê.
Vertida apresentou um líquido alaranjado turvo com um creme de excelente formação, denso e volumoso, mas de média persistência.
No aroma muito lúpulo com notas resinosas e cítricas. Com o crescer da temperatura notas florais aparecem. Um leve malte caramelo faz a base.
No sabor sob novamente uma leve base de caramelo notas lupuladas mais cítricas e algumas notas resinosas. O final é bem amargo e seco, com notas resinosas e até uma adstringência. O aftertaste é levemente resinoso e com algumas notas de cítricas de grapefruit. Bem refrescante.
O corpo é médio e carbonatação baixa para o estilo. Excelente drinkability.
Uma american IPA bem padrão, amarga e saborosa.
Cobre, turvinha, com certa espuma branca.
Apresentou aroma muito bom e altamente cítrico, com laranja, abacaxi e maracujá. O malte aparece demasiadamente fraco.
O sabor é forrado por camada fina de malte, com leve Vienna suponho. O destaque fica para o adocicado cítrico dos lúpulos, com notas de grama, limão, maracujá e amargor.
Corpo quase médio, com carbonatação moderada, muito justa.
Boa IPA, é um bom ponto de referência.
Aparência âmbar e turva com creme de tamanho e durabilidade médios. Ponto forte no aroma, frutado e cítrico, com presenças de maracujá, manga, pêssego e laranja. O sabor é menos intenso e lupulado do que o aroma faz sugerir. O malte aparece com notas de biscoito e fermento. Carbonatação alta. Corpo leve pra médio. Ótima cerveja.