Após tomar a Murphy's resolvi provar uma cerveja do mesmo estilo logo em seguida e acabei me surpreendendo, no bottomline seu drinkability é melhor. Sua aparência é muito bonita um forte avermelhado com um creme de boa persistência. Tem um amargor interessante e um leve adocicado, até hoje a melhor red ale que já degustei.
Me decepcionou enquanto cerveja irlandesa. Tem uma espuma extremamente cremosa e saborosa, levemente adocicada, porém a cerveja em si, apesar da coloração avermelhada atraente, não tem uma consistência marcante que faça da cerveja uma irlandesa de respeito. É boa para acompanhar comidas fortes, porque será só um lava boca, não contrapondo sabores.
Após uma pint de Guinness resolvi pedir a Kilkenny para experimentar outra integrante do grupo Diageo. Li a lata com atenção e atentei-me aos dizeres “cream ale”.
A versão em lata contém a clássica cápsula propulsora de nitrogênio. Servi o conteúdo no copo específico em acordo com as recomendações da lata (angulação de 45°, etc.). O resultado foi um líquido de tonalidade avermelhada escura com espuma bastante consistente cor de creme.
Confesso que não tenho certeza se devido ao consumo prévio da Guinness, achei esta red ale muito cremosa de fato. Desceu aveludada e por esta característica já ganhou minha preferência em dias mais frios (os termômetros marcavam 12° na ocasião).
Em termos de sabor achei ela levemente lupulada, tostada e com amargor agradável.
Também tomei ela na torneira em um pub em Cape Town e as características e impressões foram as mesmas.