De cor âmbar, lindamente avermelhada, semiturva com bela formação de creme off-white.
O aroma rico remete a caramelo, romã, lima, frutas cristalizadas, mel, ervas, especiarias, uva e passas.
Sabor farto de caramelo, amêndoas, adocicado enriquecido por passas, mirra, mel, uva verde e romã.
Corpo médio, melado, um pouco viscoso. Há efervescência gostosa, de suco gaseificado, quebrando com azedume a doçura predominante. Ainda dá pra sentir uma suave picância de especiarias.
Excelente breja, complexa, pungente, interessante e de quebra tem boa drinkability. Rivaliza com bons vinhos e atinge a expectativa de ter os 3 mestre-cervejeiros reunidos.
Birra Etrusca Bronze - Dogfish Head Craft Brewery, Inc.
Data de degustação: 22/08/2014
Volume: 750 mL
Horário de degustação: 20:32
Copo: Poco Grande
1. Aroma: lembra bastante uma dubbel. Aromas de cravo-da-india, mel e caramelo são predominantes, conferindo um adocicado bem característico. Há um leve toque "spicy" e cítrico.
2. Aparência: marrom-clara, transparente, espuma branca não muito abundante e que desfaz rapidamente.
3. Sabor: se apresenta em várias camadas que se sucedem a medida que a cerveja aquece na boca. No início, sabores de frutas (cítricos) e de fenólicos. A seguir, mel e passas-de-uvas se apresentam para, em seguida, serem substituidos por mel e caramelo. Há um toque ácido no sabor, devido ao trigo que vai na composição da cerveja. Amargor leve.
5. Avaliação geral: cerveja de aromas e sabores complexos e interessantes. As várias camadas de sabor e aroma tornam a cerveja um desafio sensorial. É interessante que, por se tratar de uma potencial recriação histórica, os cervejeiros da Dogfish Head foram criativos por não empregarem fermentação mista, que era comum a alguns milhares de anos atrás. Muito boa cerveja.