Mais um rótulo da cervejaria "Dortmund", fundada em 2011 no município de Serra Negra (SP).
HOPFEN
German 'Imperial IPA' feita com lúpulos "Hallertau Magnum", "Mittelfrüh", "Mandarina" e"Polaris" - passando ainda por 'dry-hopping'. 80 IBU.
Líquido âmbar, translúcido. Servido, forma dois dedos de espuma bege clara de média permanência.
Já padecendo de certa oxidação, o aroma traz caramelo seguido por toques terrosos e condimentados de lúpulo. Ecos de pinho, gengibre e algum 'DMS' esquivam-se ao fundo.
Na boca, o gosto de papelão domina, apontando sério caso de oxidação. Traços de tosta e moderada doçura de caramelo vêm em seguida, abafando a já agonizante expressão do lúpulo. Um amargor firme, mas que lembra remédio, cruza o final ao mesmo tempo terroso e um pouco condimentado. Corpo médio-alto e carbonatação intermediária.
Unidade sofrível, restando ainda sete meses para vencer. Na primeira vez que a tomei, em 2014, era outra cerveja. Lamentável!
Uma Imperial German Ipa potente no amargor, aromas e teor alcoólico. Coloração âmbar acobreada, corpo médio baixo e boa espuma. Aroma marcantemente terroso e herbal dos lúpulos exclusivamente alemães (particularmente não reparei notas cítricas, mas é possível, muito discretamente). Dulçor mediano característico das imperiais que contrabalanceia o elevado teor alcoólico e o potente amargor. É uma cerveja que proporciona uma prolongada e lenta degustação, sendo possível saborear uma única garrafa por uma hora (ou mais!). Boa drinkabilidade.
Pessoalmente, os aromas terrosos me remetem ao cheiro de um queijo(!), o Brie. :p
Cerveja alaranjada, levemente turva, espuma bege de excelente formação e duração, formou um creme bege realmente bem fofo e homogêneo, já o aroma me decepcionou um pouco, suave malte caramelo, herbal, lúpulos cítricos, sobretudo casca de laranja, senti algo de nozes e menta, no sabor ela carrega um potente amargor que é pouco contra balançado pelo malte caramelo, gosto de lúpulo e mais lúpulo, o que deixa a cerveja resinosa e amarga, sente-se casca de laranja, pinho, menta e nozes. No retrogosto ela é seca, resinosa e picante. Adoro IPAs cítricas, mas gosto excessivo de lúpulos resinosos e herbais não me agradam muito.
Coloração âmbar translúcida com creme bege de média duração. Aroma fraco de lúpulo e cítrico. Sabor carregado no lúpulo, com final seco e amargo prolongado.