Breja de cor preta com reflexos avermelhados, creme bege de média formação e de duração efêmera, homogêneo e do bolhas diminutas, aroma de alcaçuz, ameixas, mirtilo, fumaça e tabaco, na boca fumaça, alcaçuz, café, leve cacau em pó, amargor intenso e terroso, certa picancia de pimenta do reino e côco queimado. Retrogosto bem seco e amargo. Corpo aveludado e robusto com boa carbonatação para o estilo, não é dos meus estilos preferidos mas uma boa pedida para os apreciadores, complexa e bem feita.
Servida no Spiegelau Stout glass apresentou coloração preta com reflexos avermelhados e espuma marrom de média formação e longa persistência. No aroma temos café, ameixas em calda, açúcar mascavo, licor de cacau, caramelo e melaço. Na boca as notas remetem à pão preto, cacau em pó, torrefação, tabaco, baunilha, canela e leve apimentado. Tem corpo médio, baixa carbonatação e textura sedora. Não é uma RIS intensa, mas é bem equilibrada e com preço bem interessante.
Cor preta profunda sem deixar transpassar nenhuma luz. Quase um dedo de espuma de cor caramelo clara com duração média.
Delicioso aroma inicial de alcaçuz, ameixas, mirtilo, algo de fumaça e leves folhas de tabaco.
Sabor intenso de frutas vermelhas e escuras, alcaçuz, grãos de café torrados, pó de cacau, lúpulos ingleses terrosos e picantes, folhas de tabaco, chocolate queimado, pistache e leve melaço. Retrogosto bem seco e amargo.
Corpo aveludado de médio a robusto com carbonatação leve apropriada. Álcool de 7,7% abv está completamente ausente.
Uma Russian Imperial Stout excelente sem arestas e super balanceada, mas ainda assim lupulada e com um próprio e intenso caráter. Não é extrema com uma American RIS, mas ela vai ficando cada vez mais intensa e saborosa uma vez a temperatura vai subindo. Alto “drinkability” para uma RIS.
Ap.4 Ar.4 Sab.4,25 Sens.4,25 Cj.4,25