Wezenbock de coloração amarelo palha (primeira do estilo que experimento que tem essa cor), turva, creme branco, baixo e que durou até o final da degustação. Aroma trazendo banana, cravo e fermento. No sabor é que ela se destaca, dulçor maltado e de leve aquecimento com seus 7,7% ABV, caramelo, novamente banana, alguma fruta amarela (talvez abacaxi bem maduro), leve acidez, casca de pão mais ao final, que dá lugar a um mix de especiaria e levedo. Cerveja bem carbonatada, as bolhinhas não param de subir, do começo ao fim. Muito gostosa.
Líquido amarelo bem turvo, com boa espuma de cor branca de boa duração.
Aroma temos banana, cravo, damasco, e um doce que não identifiquei bem.
Agora no sabor, inicia com doce lembrando caramelo, depois temos o cravo com a banana dominando totalmente o sabor, fechando para o damasco (que fica mais forte conforme o aquecimento da cerveja), traz também uma "secura" na boca, durante tudo isso apresenta uma leve acidez, o retrogosto é do cravo, mas é bem suave. A cerveja é bem cremosa, mas ao mesmo tempo bem leve e excelente drinkability.
Muito boa, num teste cego nunca diria que é uma weizenbock, acho que ela pode ser considerada mais complexa que as weiss de modo geral, é quase uma imperial weissbeer
Aparência: Coloração âmbar, turva, espuma branca, densa, média formação e persistente deixando marcas.
Aroma: Frutado, cítrico, banana, damasco, cravo e fermento.
Sabor: Frutado, pão e banana.
Sensação: Corpo elevado, textura efervescente, carbonatação intensa e álcool ótimo.
Amargor: Leve
Retrogosto: Média persistência, picante com suave amargor residual.
Excelente breja, uma das melhores desse estilo, bem aromática, encorpada e muito gostosa, ótima para uma noite fria!
Aroma uva passa, banana, tostado e leve álcool ao fundo. Sabor caramelado, malte, banana flambada, chocolate ao leite, especiarias, doce, leve acidez e limpa.
A melhor internacional do estilo pra mim...
WEIHENSTEPHANER VITUS Freising/ALE
#131 4,0
Cervejaria: Bayerische Staatsbrauerei Weihenstephan
Importadora: On Trade
Estilo: German Weizenbock
Álcool (%): 7.7% ABV
Temperatura: 8-12 °C (75'-90')
Copo ideal: Weizen
SRM: âmbar escuro a marrom escuro
IBU: 15-30
Outras sugestões: Eisenbahn Weizenbock; Erdinger Pikantus.
Harmonização cultural: Filme: Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso (Alexander and the Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Day); Música: The Allman Brothers Band - Midnight Rider (Idlewild South - 1970).
COMENTÁRIOS: Uma ale a base de malte de trigo, forte, maltosa, frutada e que combina os melhores sabores de uma Dunkel-Weizen com a rica força e corpo de uma Bock. Uma cerveja Dunkelweizen produzida com a força de uma Bock ou Doppelbock. Atualmente também produzida no estilo “Eisbock” como uma “Specialty Beer”. Garrafas com sedimento de leveduras podem ser agitadas ou gentilmente giradas antes de serem servidas.
Participe. Interaja com o Canal BEERfox. Mande suas sugestões, elogios, cornetadas, enfim... Diretamente no YouTube, pelo Facebook: facebook.com/canalbeerfox74; pelo Instagram: @canal_beerfox; Twitter: @canalbeerfox, ou ainda pelo Snapchat: canalbeerfox.
Valor: ~R$ 23,90 (500ml).
Minuto do Abraço: Lecir Riodades, Spencer Seixas, Virgínia Grimwood, Walderir Oliveira da Costa, Paulo Vitor Freitas.
Perguntinha do episódio #131: Qual a sua German Weizenbock Preferida? Pq?
Prato: banana (base para sobremesas), carpaccio, chucrute, presunto cru, truta.
BOA WEIZENBOCK. ABAIXO DA SCHNEIDER, MAS BOA CERVEJA. ESTILO MUTO BOM. CERVEJA LEVE E ALCOÓLICA NA MEDIDA. RECOMENDO.