Cervejas especiais elevam vendas da Schincariol

Comentários
2.891 visitas

cervejasespeciaisschincariol

O crescimento do mercado de cervejas especiais já levou cervejarias a entrar no segmento. A Schincariol adquiriu, em 2008, três grandes nomes entre as especiais: Baden Baden, de Campos de Jordão (SP); Eisenbahn, de Santa Catarina, e Devassa, do Rio de Janeiro. E o motivo está nos números deste segmento. Enquanto o mercado de cervejas como um todo cresceu 5% no último ano, as bebidas especiais registram um percentual três vezes maior.

No entanto, o diretor de marketing da Schincariol, Marcel Sacco, afirma que ainda há muita confusão sobre este segmento e aquelas tradicionais cervejas chamadas “premium” pela indústria tradicional. “As especiais seguem outras regras de elaboração e escolha dos ingredientes, muito diferente da elaboração da cerveja em escala”, diz.

Segundo o executivo, mesmo sendo um mercado bem menor, ele é muito promissor por causa das margens. Além disso, o executivo avalia que, sendo um mercado de nicho, não deve sofrer tanta oscilação, principalmente se a renda continuar se mantendo.

Para manter a pureza e a individualidade das empresas adquiridas, a Schincariol mantém as operações independentes. “O grupo contribui na ampliação da distribuição”, explica. As três marcas hoje já chegam a Belo Horizonte, Porto Alegre e outras grandes capitais do Nordeste.

A manutenção do trabalho diferenciado das cervejarias, independente do Grupo Schincariol, deu bons resultados. Juntas, as três marcas já somam 12 medalhas no Australian International Beer Awards 2009, um dos grandes prêmios do setor de cervejaria, segundo a beer sommelier Cilene Saorin.

De acordo com Sacco, a empresa ganhou, individualmente, o mesmo número de medalhas que todas as cervejarias da América do Sul juntas, concorrendo em pé de igualdade, com grandes e tradicionais marcas do mundo inteiro. “Isso demonstra lá fora que o Brasil sabe fazer mais do que a ‘loura gelada do dia-a-dia’”

O executivo admite que esse reconhecimento, de alguma maneira, mostra que a empresa, conhecida inicialmente por fazer produtos populares, agora também oferece produtos premium. “Hoje detemos as três marcas líderes desse mercado de cervejas especiais e conquistamos o reconhecimento”, diz.

O trabalho diferenciado com as marcas chega até o varejo, onde o Grupo Schincariol mantém franquia de bares, sendo quatro lojas no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, com as marcas Devassa e Eisenbahn; uma loja também da Devassa no bairro dos Jardins, também na capital paulista, e 15 lojas da marca carioca no Rio de Janeiro. “As franquias são canais excelentes, tanto em volume de vendas como em retorno de imagem”, explica Sacco.

Além disso, o grupo ainda registra um crescimento de 20% das vendas através do supermercados, o que antes não chegava a representar 14%. “Claro que o preço é diferenciado, mas estas não são cervejas para se tomar em quantidade e sim para degustação”, explica o diretor.

A Schincariol tem capacidade para produzir 4 bilhões de litros por ano e projeta um faturamento de R$ 5 bilhões para este ano.

Fonte: Jornal Gazeta Mercantil.

4 Respostas para “Cervejas especiais elevam vendas da Schincariol”


  • E ainda tem gente que falou que aschin comprando a devassa a eisen e a baden iria acabar com a qualidade que elastem, eu sempre defendi o fato de que empresario eh capitalista mas não burro, essas marcas vendem bem pela qualiadde, tirar isso deles seria jogar a merca no lixo e consecutivamente o lucro no mesmo lugar. Tomo bastatne chopp da eisenbahn no bar do italiano e não sentei nenhuma diferneala de antes d epois da comrpa pela schin, e as medalhas falam por si só

  • 2 Luiz Felipe Muniz

    Eu não concordo com a seguinte declaração do Marcel Sacco: “Claro que o preço é diferenciado, mas estas não são cervejas para se tomar em quantidade e sim para degustação”. As que são pra degustação são as mais pancada, as exóticas e consequentemente as mais caras. Quem não prefere trocar seu porre de pilsen genérica nacional por um porre de cerva de verdade, que são as nossas “artesanais”? Eu troco com felicidade pelas de trigo, pelas pale ale, e por aí vai. Pra beber o dia todo, inclusive em um churrascão!

  • 3 Marcio Jesus da Costa

    Andei pesquisando sobre o mercado de cervejas especiais e não achei nenhum índice de market share com as vendas desse tipo de cerveja no mercado nacional… alguém sabe onde eu posso encontrar esses dados?

  • gostaria de saber sobre esta cerveja ,ois sou consumidora dela ha 6 anos e no momento nao encontro ela na minha cidade nem por remedio. O vendedor nao ta assumindo o compromisso das vendas nas distribuidoras aqui em Santa luzia /MG.e aumentar o preço da cerveja nesta epoca é perder fregues . Aguardo resposta obrigadaFIA

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]