Funcionário inspeciona barris de carvalho contendo cervejas maturando na Sierra Nevada Brewing Company, em Chico, California.
À medida que as vendas de cervejas artesanais estão corroendo cada vez mais a receita das grandes marcas americanas, dezenas de cervejarias regionais estão investindo milhões de dólares em novos equipamentos, tanques de fermentação e linhas de engarrafamento, enquanto outras estão comprando terrenos e construindo fábricas para atender à demanda.
Enlarge Image
Bloomberg News
Um empregado inspeciona barris de carvalho na cervejaria Sierra Nevada Pale Ale, em Chico, Califórnia
Duas das maiores cervejarias artesanais do país, a Sierra Nevada Brewing Co., de Chico, na Califórnia, e a New Belgium Brewing Co., de Fort Collings, Colorado, têm uma participação combinada de menos de 1% do mercado americano, mas cada uma planeja investir pelo menos US$ 75 milhões no ano que vem em novas fábricas no leste americano para ampliar a abrangência de sua produção.
A atividade das cervejarias artesanais é um ponto positivo para uma economia americana que ainda batalha para reanimar o setor manufatureiro e a construção civil. O mercado de nicho também está indo contra a tendência das grandes cervejarias americanas, que tiveram em 2011 o terceiro ano consecutivo de queda no volume de vendas de barris de cerveja, segundo firmas que monitoram o setor.
“É como o Vale do Silício agora, ou Florença durante a Renascença”, diz Jim Koch, presidente do conselho e fundador da Boston Beer Co., que fabrica a Samuel Adams e é a cervejaria artesanal mais importante dos Estados Unidos.
As vendas de cervejas artesanais dos EUA subiram 14% no primeiro semestre de 2011, para 5,1 milhões de barris, depois de subir 11% ano passado, o que abriu o caminho para elas obterem o índice de crescimento mais rápido desde 1996, segundo a Associação de Cervejarias do país. Sediada em Boulder, no Colorado, a associação do setor define as cervejarias artesanais como “pequenas, independentes e tradicionais” e contabiliza 1.740 delas até o fim de junho, com mais 725 no estágio de planejamento.
A Anheuser-Busch InBev NV, que fabrica a Budweiser, e a MillerCoors LLC, que fabrica a Miller e a Coors, têm juntas mais de 75% do mercado. Mas a dominância delas está diminuindo, já que as pessoas estão abandonando a cerveja do tipo “lager leve” e experimentando cervejas com sabor mais acentuado, como a India Pale Ale, ou a IPA, uma cerveja de trigo com sabor frutado fabricada por muitas microcervejarias locais.
A Boston Beer, que tem cerca de 1% da participação do mercado americano de cerveja, espera gastar pelo menos US$ 35 milhões com despesas de capital ano que vem em suas cervejarias nos Estados de Ohio, Pensilvânia e Massachusetts. O total de vendas da empresa subiu 6%, para 1,8 milhão de barris, nos primeiros nove meses de 2011.
Ken Grossman, fundador e dono da Sierra Nevada, espera definir nos próximos meses o local de sua cervejaria na costa leste americana, e começar a construir no meio do ano que vem. Dois possíveis Estados para a fábrica são a Carolina do Norte e a Virgínia, e o plano inicial é aumentar a capacidade anual em 300.000 barris, com financiamento bancário já garantido para a empreitada. A capacidade “ficará um pouco apertada” antes de a segunda fábrica ser concluída, diz Grossman, cuja cervejaria produziu cerca de 850.000 barris este ano, 8% a mais que em 2010, e está chegando rapidamente ao seu limite de 1 milhão de barris anuais.
A New Belgium, que fabrica a Fat Tire Amber Ale, também espera decidir em breve qual será o local na costa leste onde construirá uma cervejaria com capacidade para 300.000 barris anuais. Sua fábrica no Colorado vendeu cerca de 700.000 barris em 28 Estados americanos este ano. A segunda fábrica vai diminuir o custo com transporte e aliviar gargalos que causaram problemas na cervejaria de Fort Collins, diz Kim Jordan, cofundadora e diretora-presidente da empresa.
Mas algumas pessoas na indústria de cerveja questionam se as cervejarias artesanais voltarão à bolha vista nos anos 90, quando centenas delas abriram as portas e desfrutaram de rápido crescimento antes de uma desaceleração geral nas vendas.
“A torta não está crescendo o suficiente”, diz David Peacock, presidente das operações americanas da Anheuser-Busch. “Algum tipo de crise certamente está por vir.”
Cervejarias artesanais americanas apostando alto no futuro
À medida que as vendas de cervejas artesanais estão corroendo cada vez mais a receita das grandes marcas americanas, dezenas de cervejarias regionais estão investindo milhões de dólares em novos equipamentos, tanques de fermentação e linhas de engarrafamento, enquanto outras estão comprando terrenos e construindo fábricas para atender à demanda.
Duas das maiores cervejarias artesanais do país, a Sierra Nevada Brewing Co., de Chico, na Califórnia, e a New Belgium Brewing Co., de Fort Collings, Colorado, têm uma participação combinada de menos de 1% do mercado americano, mas cada uma planeja investir pelo menos US$ 75 milhões no ano que vem em novas fábricas no leste americano para ampliar a abrangência de sua produção.
Enquanto isso, grandes cervejarias perdem espaço
A atividade das cervejarias artesanais é um ponto positivo para uma economia americana que ainda batalha para reanimar o setor manufatureiro e a construção civil. O mercado de nicho também está indo contra a tendência das grandes cervejarias americanas, que tiveram em 2011 o terceiro ano consecutivo de queda no volume de vendas de barris de cerveja, segundo firmas que monitoram o setor.
“É como o Vale do Silício agora, ou Florença durante a Renascença”, diz Jim Koch, presidente do conselho e fundador da Boston Beer Co., que fabrica a Samuel Adams e é a cervejaria artesanal mais importante dos Estados Unidos.
As vendas de cervejas artesanais dos EUA subiram 14% no primeiro semestre de 2011, para 5,1 milhões de barris, depois de subir 11% ano passado, o que abriu o caminho para elas obterem o índice de crescimento mais rápido desde 1996, segundo a Associação de Cervejarias do país. Sediada em Boulder, no Colorado, a associação do setor define as cervejarias artesanais como “pequenas, independentes e tradicionais” e contabiliza 1.740 delas até o fim de junho, com mais 725 no estágio de planejamento.
Mais pessoas experimentando cerveja com gosto de cerveja
A Anheuser-Busch InBev NV, que fabrica a Budweiser, e a MillerCoors LLC, que fabrica a Miller e a Coors, têm juntas mais de 75% do mercado. Mas a dominância delas está diminuindo, já que as pessoas estão abandonando a cerveja do tipo “lager leve” e experimentando cervejas com sabor mais acentuado, fabricadas por muitas microcervejarias locais.
A Boston Beer, que tem cerca de 1% da participação do mercado americano de cerveja, espera gastar pelo menos US$ 35 milhões com despesas de capital ano que vem em suas cervejarias nos Estados de Ohio, Pensilvânia e Massachusetts. O total de vendas da empresa subiu 6%, para 1,8 milhão de barris, nos primeiros nove meses de 2011.
Ken Grossman, fundador e dono da Sierra Nevada, espera definir nos próximos meses o local de sua cervejaria na costa leste americana, e começar a construir no meio do ano que vem. Dois possíveis Estados para a fábrica são a Carolina do Norte e a Virgínia, e o plano inicial é aumentar a capacidade anual em 300.000 barris, com financiamento bancário já garantido para a empreitada. A capacidade “ficará um pouco apertada” antes de a segunda fábrica ser concluída, diz Grossman, cuja cervejaria produziu cerca de 850.000 barris este ano, 8% a mais que em 2010, e está chegando rapidamente ao seu limite de 1 milhão de barris anuais.
A New Belgium, que fabrica a Fat Tire Amber Ale, também espera decidir em breve qual será o local na costa leste onde construirá uma cervejaria com capacidade para 300.000 barris anuais. Sua fábrica no Colorado vendeu cerca de 700.000 barris em 28 Estados americanos este ano. A segunda fábrica vai diminuir o custo com transporte e aliviar gargalos que causaram problemas na cervejaria de Fort Collins, diz Kim Jordan, cofundadora e diretora-presidente da empresa.
“Big players” desconfiam do boom das artesanais
Mas algumas pessoas na indústria de cerveja questionam se as cervejarias artesanais voltarão à bolha vista nos anos 90, quando centenas delas abriram as portas e desfrutaram de rápido crescimento antes de uma desaceleração geral nas vendas.
“A torta não está crescendo o suficiente”, diz David Peacock, presidente das operações americanas da Anheuser-Busch. “Algum tipo de crise certamente está por vir.”
Fonte: The Wall Street Journal
Tudo bem, eu entendo que o texto foi copiado do site em português do The WSJ mas todo site que se presa sobre cerveja precisa corrigir o trecho abaixo antes de publica-lo.
“como a India Pale Ale, ou a IPA, uma cerveja de trigo com sabor frutado fabricada por muitas microcervejarias locais.”
Um erro não justifica o outro.
Linus, nao se preocupe, pois a coisa mais normal que está acontecendo por aqui, é blogueiros copiar textos na íntegra de outros sites, alguns estrangeiros ou nao, e nem se quer leem o texto antes, para corrigir. O que era pra servir como base, são reproduzidos na integra.
virou uma palhacada, tira daqui e dali, alguns nem se quer citam a fonte da onde foi tirado.
Outros blogueiros e cervejeiros postam dados cientificos como sendo corretos, sem citar a fonte ou origem dos dados. Coisa basica ensinada no primeiro semestre de faculdade, infelizmente, tiram da cartola numeros imaginaveis e postam como certos, influenciando pessoas desconhecidas do assunto. Uma pena.
É inacreditável como tem gente sem noção nesse país. O Brejas é de longe o maior e mais acessado portal de cervejas do Brasil, o que tem o maior conteudo, um dos mais antigos e respeitados. Todas as informações estão aqui de graça., e cansei de ver tudo quanto é loja de cerveja com o brejas aberto no computador como referência. É o melhor site de cerveja, disso não tem nem duvida. E quando tem um errinho, em vez do cara simplesmente apontar o erro com educação, ele vem aqui pra dizer que não é um site que se preSa (o certo é preZa), e o outro vem pra dizer que o brejas copia, sem ver que o portal tem o maior conteudo de matérias originais de todos.
Não sou pago pra defender o Brejas ou outro qualquer, mas tenham paciência e parem de denegrir, vão fazer igual!
Ralph,
Não foi minha intenção denegrir nem atacar o site. O brejas é uma ótima referência sobre cervejas e cultura cervejeira no Brasil. Só apontei um erro básico do texto original do WSJ que passou desapercebido por 3 sites/blogs de cerveja. Mas por ser referência todo material colocado no site deve ser revisado.
E me desculpe pelo erro de português.
Abraço
Olá Linus,
Valeu por ter apontado o erro da fonte, na correria acabou passando, mas o texto original já foi corrigido por mim.
Um abração!
Maurício,
Disponha.
Abraço
Prezados, vi a discussão acima e fiquei um pouco intrigado. Tenho pouquíssima experiência em cervejas artesanais, há apenas 2 anos comecei a me interessar, e em algumas das minhas leituras vi várias referências de uso de malte de trigo em receitas de IPA. Será que o TWSJ está realmente absurdamente errado? Pelo que vi é uma prática comum nos EUA usar trigo nas IPAS. Seguem abaixo algumas receitas tiradas do BeerSmith onde os cervejeiros usam disso.
http://www.beersmith.com/Recipes2/recipe_234.htm
http://www.beersmith.com/Recipes2/recipe_242.htm
http://www.beersmith.com/Recipes2/recipe_245.htm
http://www.beersmith.com/Recipes2/recipe_247.htm
http://www.beersmith.com/Recipes2/recipe_259.htm
Eduardo,
Tradicionalmente IPA não leva adição de malte de trigo. Nas receitas indicadas a quantidade de trigo é muito pequena (de 3 a 6%) o que i dica que seu uso é mais para ter uma boa formação de espuma do que sabor de trigo. Cervejas classificadas como de trigo (weissen e wit) devem ter pelo menos 40% deste.
Abraço
Huuummm!! Beleza Linus, bom saber disso. Grande abraço e obrigado pela atenção.