Avaliador +1000: Eduardo Guimarães

Comentários
804 visitas

O Eduardo demorou pra começar a avaliar cervejas. Foi mais de um ano depois de ter se cadastrado no Brejas que ele fez sua primeira avaliação. Porém, depois disso não parou mais e com uma média de 1.46 cervejas avaliadas por dia, chegou em 1.000 avaliações há poucos dias. Colaborando bastante com

Eduardo Guimarães

Entre 2007-2008 tive uma experiência de trabalho na Europa e, ao longo desse período, comecei a me deparar com rótulos dos quais nunca tinha ouvido falar: Chimay, Duvel, Tripel Karmeliet, La Chouffe, St Bernardus, dentre outros. Na volta ao Brasil, decidi pesquisar sobre essas cervejas e sondar se era possível encontrá-las em nosso país. Durante essas buscas encontrei o portal Brejas, no início de 2009. Com isso, minha relação com o mundo cervejeiro mudou: muita leitura, compra de livros, descoberta de rótulos artesanais nacionais e por aí vai. Hoje boa parte de meu tempo livre é dedicado ao estudo (leitura e degustação) do mundo cervejeiro e, quando posso, sempre convido um amigo ou amiga a curtir um pouco desse universo.

Perfil no Brejas: http://www.brejas.com.br/perfil/eduardo-guimaraes
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Participa do Brejas desde: 09 de maio de 2012
Cadastro de número: 11738
Primeira avaliação: 15 de dezembro de 2013
Completou 1.000 avaliações: 30 de Outubro de 2015
Dias para 1.000 avaliações: 684 (média de 1,46 cerveja por dia)

 

Estilo Favorito: Imperial IPA, Barley Wine, Imperial Porter, Old Ale, Russian Imperial Stout, Saison e Wood Aged Beer.

Cerveja pra ter na geladeira: Os clássicos de cada escola cervejeira (Chimay, La Trappe, Fullers, Anchor, Weihenstephan, etc) e as cervejas produzidas perto de sua casa. Valorize as cervejarias locais!

1. Como você conheceu o Brejas?
Em 2010, procurando informações sobre onde comprar cervejas da linha St Bernardus na cidade do Rio de Janeiro.

2. O que mais te motiva a avaliar cervejas no Brejas?
O portal Brejas é bem mais profundo e interessante do que outras redes sociais e aplicativos que eu conheço. Aqui temos debates, trocas de informações sobre preços e eventos, polêmicas e avaliações bem detalhadas dos confrades.

3. Você tem alguma estratégia específica para escolher suas cervejas? Se baseia em alguma lista, dá preferência por algum estilo, aproveita alguma ocasião específica para encontrar novas cervejas?
Tenho algumas sim. Em primeiro lugar, acompanho via Internet os lançamentos das cervejarias que considero competentes. Além disso, tiro um dia da semana para passear por lojas especializadas das regiões onde moro e trabalho de forma a olhar descompromissadamente as novidades das prateleiras e trocar informações com os funcionários ou proprietários. Finalmente, fico sempre de olho no Fórum do Brejas.

4. Quais seriam suas dicas e conselhos a quem ainda não criou coragem para começar a avaliar, ou avaliou apenas algumas e acabou desistindo?
A avaliação de uma cerveja é um processo inevitavelmente individual e, por isso, não deve ser objeto de receio dos confrades mais tímidos. Comece avaliando com notas e alguns comentários mais gerais sobre sua impressão (se achou saborosa, amarga, pesada, leve, se achou bonita no copo / taça, se formou muita espuma e tal). Depois, com o tempo, busque comparar suas impressões mais profundas sobre a cerveja (aromas e sabores) com a degustação já registrada dos confrades do Brejas. Com o tempo e após muitas degustações você seguramente estará mais à vontade para citar aromas e sabores que identificar ao longo da degustação.

5. E qual a dica pra chegar nas 1.000 avaliações?
Separe um momento da semana (ou mais de um momento, caso tenha tempo para tal) para degustar com calma os rótulos que te interessam. Crie seu ritmo e ritual para mergulhar no universo cervejeiro. Com o tempo e quase sem perceber, você já terá centenas de avaliações. Ou seja, pense nas 1.000 avaliações como o resultado de um processo espontâneo e prazeroso; não uma meta rígida a ser cumprida burocraticamente.

0 Resposta para “Avaliador +1000: Eduardo Guimarães”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]