DEGUSTAÇÃO – “Pale Ale” brasileiras

Comentário
1.081 visitas

Foi ainda sob o impacto ofuscante do teste cego das Pale Lager nacionais que a turma de BREJAS se reuniu novamente na noite da última quarta-feira, desta vez para avaliar em conjunto três cervejas artesanais brasileiras do tipo Pale Ale: Backer, Eisenbahn e Colorado. Presentes os confrades Mauricio Beltramelli, Daniel C., Guilherme Scalzilli e Alexandre Menke.

indica.jpg

“Mas a Colorado é uma India Pale Ale!”, gritarão os puristas. Têm razão. Acontece que nesta degustação retomamos o sistema tradicional de avaliação de BREJAS, ou seja, não comparamos cerveja com cerveja. Não há “ganhadoras”, como no teste cego. Então optamos por incluir a gostosíssima Colorado Indica, desprezando critérios mais técnico-comparativos. E esta breja ribeirão-pretana foi a primeira avaliada, confirmando sua reputação de uma das melhores cervejas brasileiras. Creme bege denso e consistente, coloração âmbar-avermelhada. Aroma adocicado de malte torrado. Paladar saborosíssimo, sobressaindo malte e especiarias, mas surpreende pela refrescância. Excelente balanceamento entre amarga e doce. Final longo e levemente amargo. Delícia! A nota (média) dos confrades brejeiros foi 3,64 (confira no ranking a nota de cada confrade). A seguir, a mineira Backer, natural da Serra dos Currais. Se a breja do tipo Pilsen da cervejaria ganha o paladar mais exigente (foi a grande vencedora do teste cego BREJAS), a versão Pale Ale não chega a impressionar.

backer.jpg

Aroma e paladar puxando a mel e fermento de pão, corpo fraco e levemente aguada. Levou nota média de 2,97. Próxima! Eisenbahn. A cervejaria blumenauense se consagra como uma das grandes (senão a maior) representante das artesanais de estirpe. Sua versão Pale Ale se mostra uma breja bacana, com caráter, aroma de cravo, especiarias, banana e principalmente mel.

eisenbahn.jpg

No paladar, mais cravo e algo de malte torrado. Encorpada, creme alvo denso e consistente, recebe de BREJAS a média de 3,20. A noitada degustativa de BREJAS continuou com outras Ale belgas, mas essa é história a ser contada no próximo post.

1 Respostas para “DEGUSTAÇÃO – “Pale Ale” brasileiras”


  • Pessoal,

    Parabéns pelo sítio! Espero que ele tenha uma longa vida!

    Abraços,
    João

Os Comentários estão suspensos.


Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]