Blogs cervejeiros lançam campanha divulgando a diversidade de cervejas

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cervejadeverdade

Foco é no consumidor que desconhece existência de estilos de cerveja

Em uma ação inédita, um grupo de blogueiros de cerveja — do qual também faz parte este que vos escreve — lançará hoje, das 14 às 15 horas, uma ação beer-evangelizadora na internet. A ideia é mostrar ao bebedor “comum” — aquele que não tem ideia que existe mais de uma centena de estilos de cerveja — a imensa diversidade que o mundo da bebidabbc_logopeq pode lhe oferecer.

Através da difusão da hashtag #cervejadeverdade no Twitter, o coletivo recém denominado BBC (Blogueiros Brasileiros de Cerveja) quer gritar aos quatro cantos do país o renascimento das cervejas de qualidade, cheias de diferentes cores, sabores e aromas. Portanto, pede-se ao fã incondicional do nobre líquido — ou seja, você que está aí lendo esse post — que ajude a retwittar a hashtag acima.

Para inaugurar a campanha aqui no BREJAS, reproduzo abaixo um texto-manifesto já publicado há alguns meses aqui mesmo no Blog.

A “cerveja-arroz”

Imagine-se o leitor em visita àquele restaurante que há tempos queria estar. Após acomodar-se, chega o maître, pimpão, a lhe oferecer o menu. Ao abrir a carta, vem a surpresa: só há… arroz! Páginas a fio, arroz, e nada mais. Ante a pergunta a respeito da monotonia de opções, o maître não entende a estupefação. Afinal, todo mundo está acostumado há anos a só pedir… arroz, ora!

A cena, embora surreal, se transportada para o mundo das cervejas, transmuta-se em realidade, pelo menos deste lado do Equador. Há décadas o brasileiro está habituado a aceitar passivamente que apenas uma variedade de cerveja é possível: a Pilsen, aquela “loira gelada” do boteco, a ser bebida despreocupadamente e com imensas doses de desatenção. Pra uns e outros, nem mesmo importa a marca, é “tudo igual” mesmo… É a “cerveja arroz”.

Viva a diversidade!

A ótima notícia é que esse árido cenário vem mudando a galope. A cada minuto, mais e mais brasileiros se dão conta que existem nada menos que, respire, 120 estilos diferentes no panteão da variedade de cervejas. Desde a Idade Média, faz-se na Europa brejas com os mais diversos e inimagináveis ingredientes além do malte de cevada. Há cervejas com café, mel, cereja, framboesa, limão, abóbora, mandioca, gengibre, chocolate. Os métodos de fabricação mais diferentões incluem maturação em barris de carvalho, fermentações espontâneas com leveduras selvagens ou até mesmo remuages e degorgèes próprios da elaboração dos grandes vinhos. Até mesmo a velha classificação “cerveja clara” ou “cerveja escura” já há muito caiu em franca decadência, eis a imensa variedade de coloração dos diferentes estilos do líquido. Assim, a velha “loira” pode hoje também ser ruiva, vermelha, ocre, rósea, branca como leite ou até mesmo verde como a relva, com milhões de aromas, sabores e texturas diferentes. Vive la différence!

A exemplo do que ocorreu com o vinho há alguns anos, o despertar do brasileiro acerca das cervejas ditas “especiais” vem crescendo exponencialmente a reboque das importações cada vez mais numerosas. Hoje, por aqui, estima-se que já existam cerca de 700 rótulos importados disponíveis, e o número vem crescendo a cada mês. Está em cena, ainda, uma silenciosa explosão de microcervejarias artesanais em solo nacional, elaborando cervejas nobres, muitas das quais em nada são devedoras às melhores europeias. Ora, direis, e os preços? A regra geral, que vale pra tudo – incluindo a cerveja – é que melhor qualidade implica em maior preço. Todavia, basta ter um pouco mais de discernimento pra descobrir ótimas cervejas por valores surpreendentemente baixos, beirando mesmo os preços das brejas “premium” industriais. Com o perdão do clichê, há cervejas para todos os bolsos.

A cada dia, mais degustadores

Essa verdadeira revolução de costumes gastronômicos já se faz sentir nas gôndolas dos supermercados, empórios e bares e restaurantes mais antenados. Se há oferta, deduz-se que há procura. E a demanda crescente por esses produtos diferenciados traduz-se em números que impressionam. No Brasil, de acordo com os dados da Nielsen, o mercado de cervejas especiais cresceu 115% em 2009, atingindo R$ 1,4 bilhão em vendas, enquanto que a procura pelas cervejas “comuns” subiu apenas 23%.

Cada tipo de cerveja tem o seu momento adequado – mesmo a velha Pilsen do boteco. A propaganda das grandes cervejarias ainda vai continuar abastecendo as mentes nacionais com a idéia marginalizada da cerveja pra ser consumida em grandes quantidades e ao ponto do congelamento. Entretanto, a silenciosa porém contínua mudança de hábitos de consumo dos brasileiros está aí, e não adianta ignorá-la. Cada vez mais pessoas se dão conta da miríade de opções existentes de sabores das cervejas, e a curiosidade move o mercado. Pela primeira vez, não há apenas arroz no cardápio!

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Mauricio Beltramelli é Mestre em Estilos de Cerveja e Avaliação (Siebel Institute – EUA) e Sommelier de Cervejas (Doemens Akademie – Alemanha).

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10 Respostas para “Blogs cervejeiros lançam campanha divulgando a diversidade de cervejas”


  • #cervejadeverdade é #culturacervejeira

    Vamos mostrar a que viemos!!!

    bjo

  • Galera do Brejas, eu estou incentivando a tag #CervejaDeVerdade, mas a maioria das pessoas que twitta isso, associa cerveja de verdade a “Cerveja Bem Gelada” ou “Brahma” ou “Heineken”…
    será que não será um tiro no vazio?

  • 3 Victor Augusto

    Não é que o povo desconhece!
    É que falta dinheiro mesmo!

    #cervejadeverdade é Campanha de riquinho!

  • Campanha de riquinho??? Meus deus!!! Dá pra achar #cervejadeverdade por preços bem camaradas, meu amigo.

  • Victor pode-se beber muito bem gastando poko, mas para encher a cara e virar do avesso essa não eh a campanha certa

  • O resumo da ópera na minha opiniao, em um twite:

    Menos água. Mais amarga. Menos o costume de beber aquela ‘trincando’. Nao precisa ser de ‘marca’ e nem cara. É isso #cervejadeverdade

  • Parabéns aos idealizadores… meu comentário anterior foi equivocado.
    #Cervejadeverdade teve realmente uma repercussão muito grande hoje

  • E cada dia, nós que convivemos com esse mercado percebemos que as pessoas estão sim querendo algo mais, acho a campanha uma das melhores lançadas até agora e venho dar os parabéns aos idealizadores!!!!

  • A idéia da campanha era justamente despertar a curiosidade e atingir pessoas que não tem o conhecimento sobre cervejas que nós temos. Assim, tiveram muitos citando Skol e Brahma como cervejas de verdade. Mas muitos se interessaram, perguntaram ou pelo menos leram que existe vida além das louras geladas. Em todos os blogs participantes havia o mesmo primeiro parágrafo convidando todos a expandir seus horizontes.

    Mas fiquem tranquilo que em breve os blogueiros lançam outra campanha. Obrigado a todos por terem participado e ajuda a cerveja artesanal no Brasil.

    abraços

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