Ex-rei da cerveja será o novo rei do queijo

Comentários
3.887 visitas
Juliano Mendes, fundador da Eisenbahn: Nova empreitada.

Juliano Mendes, fundador da Eisenbahn: Nova empreitada.

Paixão pela cerveja inspirou nova fábrica adquirida hoje

Em 2002, a família do empresário Juliano Mendes fundou a Cervejaria Eisenbahn em Blumenau (SC). Em apenas seis anos de funcionamento, e a despeito de todas as agruras que os pequenos cervejeiros enfrentam nesta esquina sofrida do mundo chamada Brasil, a empresa tornou-se a maior cervejaria artesanal do país, e a mais premiada em concursos internacionais. O sucesso chamou a atenção dos investidores e, em 2008, a Eisenbahn foi comprada pelo então Grupo Schincariol, abarcado hoje pela multinacional Brasil Kirin.

Temporariamente sem poder empreender no ramo cervejeiro por razões contratuais, a inquieta família Mendes abriu na mesma Blumenau o gastropub The Basement. E foi dessa experiência que nasceu em Juliano e em seu irmão Bruno o gosto por queijos especiais. Desde dezembro de 2011 a dupla vem montando a fábrica de queijos Vermont.

DiariodoQueijo02

Blog “Diário do Queijo” é aula de empreendorismo

Antes de sair uma única peça de mozzarella das máquinas, porém, os Mendes resolveram escrever em um blog dividindo com os candidatos a empreendedor de todo o país o dia a dia desse desafio, desde dicas sobre finanças e administração, até os erros e acertos, no vasto universo de prazeres e problemas que é o de tentar abrir o próprio negócio. Nasceu assim o Diário do Queijo, uma verdadeira aula magna de administração e empreendorismo.

DiariodoQueijo03

Ali, em linguagem moderna e ágil, há informações práticas sobre tudo o que gravita em torno da composição de uma nova empresa saída do zero. Juliano e Bruno compartilham com os leitores as ideias iniciais, as viagens de pesquisa dos produtos, os cursos sobre o tema, o projeto do nome e logomarca. Enfim o Diário do Queijo é uma imersão no mundo dos negócios, útilíssimo tanto para novos queijeiros, como cervejeiros e outros eiros.

Os irmãos Juliano e Bruno Mendes.

Os irmãos Juliano e Bruno Mendes.

Reviravolta: Fábrica foi comprada hoje

O projeto inicial dos Mendes era o de montar a partir do zero absoluto sua nova fábrica. Qual não foi a surpresa da dupla quando, justamente por causa do Diário do Queijo, foram procurados por Alexandre Reis, gerente geral da Laticínios Pomerode, interessado em vender a empresa. Os irmãos encamparam a ideia, já que isso aceleraria bastante o projeto inicial, uma vez que a Pomerode, com sede na cidade catarinense homônima, já se encontra regularizada e ainda conta com rede de distribuição e clientes pelo país.

Laticínios Pomerode, futura Vermont: Queijos na cidade mais alemã do Brasil.

Laticínios Pomerode, futura Vermont: Queijos na cidade mais alemã do Brasil.

Nasceu hoje, portanto, a novíssima Vermont. A cerveja virou queijo. Que, certamente, harmonizará com a cerveja. Se a história da Vermont emular o sucesso da Eisenbahn, não é preciso nenhum exercício de adivinhação pra prever seu futuro.

0 Resposta para “Ex-rei da cerveja será o novo rei do queijo”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]