Viagem às grandes cervejarias da Bélgica – Huyghe

Comentários
5.741 visitas

A casa do elefantinho

O autor deste artigo esteve na Bélgica a convite da Buena Beer Importadora.

É certo que desde 1654 já existia atividade cervejeira no local onde hoje está instalada a Brouwerij Huyghe, na cidadezinha belga de Melle, colada à muito mais famosa — e linda — Gent. De lá pra cá, um universo de acontecimentos veio a cabo e hoje a empresa, muito modernizada, é talvez a artesanal com maior produção de toda a Bélgica, de 300 mil hectolitros anuais. Era lá a próxima visita da excursão cervejeira brasileira, em compromissos que durariam todo o dia.

Delegação brasileira devidamente “paramentada” para a visita ao interior da fábrica.

A Huyghe possui dezenas de rótulos, mas o mais famoso deles, e o que deu fama internacional à empresa, é o da clássica breja Delirium Tremens, a cerveja do elefantinho rosa. No estilo golden strong ale, ela ficou tão célebre, difundida e desejada que praticamente engoliu o nome oficial da cervejaria.

Na visita às vastas e moderníssimas instalações da Huyghe, destaque seja dado à velha sala de brassagem, hoje desativada. Logo ao seu lado, em 2011, foi construida uma outra cozinha, moderníssima, ao custo de 7 milhões de euros.

Espetacular sala de cozimento antiga, hoje desativada.

A Irmandade do Elefante

Nossa visita coincidiu com o Delirium Day, a festa da cervejaria, a qual é realizada anualmente sempre um dia antes do festival Belgian Beer Weekend. Após o passeio pela fábrica, participamos de um grande almoço no qual foram servidos à vontade todos os rótulos da marca. Ao final, ocorreu a solenidade oficial da Confrérie van de Roze Olifant, ou a Comfraria do Elefante Rosa. Nela, foram condecoradas várias pessoas de nacionalidades diversas, em agradecimento ao trabalho de difusão das cervejas especiais.

E, surpresa! Este editor, juntamente com a Fabi, minha mulher e sócia no Bar Brejas, também fomos condecorados em razão do nosso trabalho tanto no Bar quanto neste site.

Pronto! Entramos para a Confraria Roze Olifant!

E, ao final de tudo, a lambuja: Alguns de nós fomos selecionados para uma degustação exclusiva conduzida por Alain de Laet, gerente-executivo da Huyghe, com alguns rótulos safrados.

Visite a cervejaria comigo!

Chegou a hora de o leitor fazer um tour virtual pela Brouwerij Huyghe. Clique nas imagens a seguir para vê-las em tamanho maior:

0 Resposta para “Viagem às grandes cervejarias da Bélgica – Huyghe”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]